SILVA, Ernesto. Universidade de Brasília. In: SILVA, Ernesto. História de Brasília. 2a ed. Brasília: Senado Federal, 1985. p.253-255.

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

"Cidade planejada para o trabalho ordenado e eficiente, mas ao mesmo tempo cidade viva e aprazível, própria ao devaneio e à especulação intelectual, capaz de tornar-se, com o tempo, além de centro de governo e administração, num foco de cultura dos mais lúcidos e sensíveis do País."

(Lúcio Costa)

A Universidade de Brasília nasceu do idealismo de Anísio Teixeira. A mensagem enviada ao Congresso Nacional ainda pelo Presidente Kubitschek transformou-se na Lei nº 3.998, sancionada pelo Presidente João Goulart, a 15 de dezembro de 1961. A Lei foi complementada pelo Decreto nº 500 de 15 de janeiro de 1962, que aprovou o Estatuto da FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA.

O primeiro Reitor da Universidade foi o professor Darcy Ribeiro.

Os idealizadores da Universidade estruturaram a Universidade de modo a tornar-se ela capaz de:

a) formar cidadãos responsáveis, empenhados na procura de soluções democráticas para os problemas com que se defronta o povo brasileiro na luta pelo desenvolvimento;

b) preparar especialistas altamente qualificados em todos os ramos do saber, capazes de promover o progresso social pela aplicação dos recursos da técnica e da ciência:

c) reunir e formar cientistas, pesquisadores e artistas e lhes assegurar os necessários meios materiais e as indispensáveis condições de autonomia e liberdade para se devotarem à ampliação do conhecimento e à sua aplicação a serviço do homem.

O campus da Universidade de Brasília foi situado por Lúcio Costa entre a Asa Norte e o Lago, numa área de 257 hectares, correspondente à zona destinada, na Asa Sul, à sede das Embaixadas. É circundada por uma larga estrada que corre ao longo do Lago – a Via da Universidade – no meio da qual se encontra a Praça Maior onde se concentram os edifícios de interesse comum à Universidade e à cidade.

Toda a área é cortada por estradas, predominantemente curtas, que, pela suavidade, contrastam nitidamente com as linhas hieráticas do conjunto monumental da cidade. Essas vias contornam, bem ao meio do campus, uma vasta área gramada em torno da qual se situam os edifícios dos Institutos Centrais.

Um dos característicos mais nobres do plano de Lúcio Costa para a Universidade de Brasília é o de deixar livre todo o conjunto dos terrenos como um vasto parque aberto à população e que seria tratado, paisagisticamente, com o cuidado de preservar a beleza da vegetação original, enriquecendo-a através do destaque de cada gênero florístico, mediante sua concentração em uma área especial.

O órgão supremo da Fundação Universidade de Brasília é o CONSELHO DIRETOR, composto de seis membros efetivos e dois suplentes, nomeados pelo Presidente da República. O Conselho elege o Presidente da Fundação, que é também o Reitor, e o Vice-Reitor.

Atualmente, já sob a vigência dos novos Estatutos aprovados a 20 de dezembro de 1968, a Universidade de Brasília se compõe de três tipos de unidades:

I – Institutos:

a) de Artes e Arquitetura

b) de Biologia

c) de Ciências Exatas

d) de Ciências Humanas

e) de Letras

Il – Faculdades:

a) de Educação

b) de Tecnologia

c) de Ciências da Saúde

d) de Estudos Sociais Aplicados

Ill - Órgãos Suplementares:

a) Serviços Sociais Universitários

b) Editora da Universidade

c) Biblioteca Central

d) Centro de Recursos Audiovisuais

e) Centro de Extensão e Cultura

f) Centro de Computação

g) Unidade Integrada de Saúde

| Scientific Production | Technical & Administrative Production | Literature about the Educator |

| Journal articles | Chapter of book | Pamphlets | Books |
Monograph and Dissertations | Conference papers |