SALGADO, Rosita. Mestre Anísio Teixeira. In: I Congresso Nacional de Arte e Educação, Salvador, 14-18 nov. 1983. Salvador: CEPAMBRA, 1983. p. 19-20.

PRONUNCIAMENTO DE ROSITA SALGADO

- sobre o Mestre Anísio Teixeira -

Obrigada, Mestre Anísio

Centenas de crianças do povo cantavam e dançavam em pleno dia da primavera. O palco era o espaço aberto, chão batido, mato, capim. Cortinas naturais de simples folhagem agreste por luminosidade e raios solares em grande dia de festa. Por platéia - gente humilde, curiosos, pais, mães, crianças, educadores, autoridades educacionais e em destaque a figura pequenina do gigante mestre Secretário de Educação do Estado da Bahia. Naquela tarde implantava-se o Centro Educacional Carneiro Ribeiro - e se dava por inaugurada a nova semeadura educacional visando atender crianças socialmente desfavorecidas mas merecedoras do apoio oficial para o desenvolvimento integral de suas potencialidades.

Lá estava eu também presente regendo o coral e dando forma ao movimento natural da criançada que iria dar vida ao novo universo escolar. Sons - cores - movimentos - alegria - aplausos ao Mestre Anísio, ao Secretário - visionário que já vislumbrava com a implantação da Escola Parque que seria o futuro caldeirão para integrar arte na educação.

Em meio a tanta euforia, recebo convite para ir ao palanque oficial a chamado do Dr. Anísio Teixeira.

· O primeiro encontro:

O agradecimento pela colaboração espontânea e o convite honroso para me apresentar no dia seguinte a Secretaria de Educação e trocarmos idéias sobre as atividades de arte na educação.

O segundo encontro:

Espaço fechado. Secretaria de Educação, minha primeira aula com o mestre Anísio.

Reflexões sobre a falida "pedagogia enciclopédica".

Criatividade e Pedagogia aberta, centrada na formação do homem total.

Vivenciar criativamente o Ato Educar.

Final de aula. Estava sendo "testada" dialogando com o Mestre Anísio.

Honrosa aprovação - num convite, quase intimação, para assumir as atividades artísticas do novo centro educacional.

Incisivo!

"É lá que lhe vejo atuando" grande impacto para mim.

Silêncio. Reflexão.

E o não.

Surpresa do Mestre!

Questionei as diretrizes da educação musical do vigente sistema. Diálogo aberto! Sem constrangimento Mestre Anísio ouvia.

Da minha rebeldia ao desafio do Mestre!

"abrirei concurso"

"Capitulei, sabendo que havia conquistado confiança e selado o maior crédito para quem iria se iniciar nas lidas oficiais.

O Mestre Anísio acreditou, assinando uma de suas cartas "pessoas como você merecem respeito e apoio".

Obrigada, Mestre Anísio! Por todo o respeito e apoio que nunca faltou às minhas inquietações e iniciativas em promover cursos de aperfeiçoamento para os professores de música, maratonas culturais e artísticas para crianças e jovens da Bahia.

Pela força que impulsionou a levar ao Reitor Dr. Edgard Santos uma proposta para a implantação dos cursos de Dança, Teatro e Música da UFBA. Pelos cursos de aperfeiçoamento, participação em congresso e eventos nacionais e internacionais, sabendo que me enriquecendo culturalmente estava mais apta para agir ativamente quando requisitada fosse para encargos oficiais. Falo também em nome de todos aqueles a quem o Mestre Anísio nunca negou a sua credibilidade.

Obrigada, Mestre Anísio! Por ter semeado a Arte na Educação.

Obrigada por todos os pais que acreditaram na proposta da educação integral e confiaram os seus filhos à orientação da Escolinha de Arte da Bahia que nasceu de um desafio e quis se transformar em Fundação Anísio Teixeira mas, bem sabeis Mestre - quanto é difícil se lutar durante trinta e três anos no campo da educação versus "pedagogia enciclopédica"

Obrigada por mim e por todos os educadores que foram agraciados com o seu "acreditar", valeu a pena, Mestre Anísio. OBRIGADA.

Rosita Salgado Goés
Fundadora da Escolinha de Arte da Bahia.

| Journal articles | Chapter of book | Pamphlets | Books |
Monograph and Dissertations | Conference papers |