<

ASSMAR, Sylvia Ganem. Governo restaura casa onde nasceu Anísio Teixeira. Tema Livre. Salvador, Secretaria da Educação do Estado da Bahia/IAT-Centro de Aperfeiçoamento de Professores, v.3, n.15, mar. 1998. p.3.

GOVERNO RESTAURA CASA ONDE NASCEU ANÍSIO TEIXEIRA

Demonstrando que cultura e educação são levadas a sério na Bahia o governador Paulo Souto restaura a casa que serviu de berço para o grande educador Anísio Teixeira.

Era uma manhã ensolarada e a cidade de Caetité era só orgulho naquele 14 de fevereiro! O governo da Bahia transformava em realidade o desejo e um antigo sonho do povo de Caetité e porque também não dizer de todos os baianos que se orgulham de sua terra e que honram e dignificam seus filhos ilustre.

Como em toda festa a cidade se vestiu de gala para homenagear seus ilustres filhos, Anísio Teixeira – o educador de ontem, hoje e sempre e o governador da Bahia Paulo Souto que tem também Caetité como seu berço natal.

Para a restauração do Sobrado, nome dado pela população de Caetité à casa construída no século XVIII e que hoje passa a chamar-se CASA DE ANÍSIO TEIXEIRA, o governo do Estado investiu aproximadamente R$ 1 milhão e dotou a Bahia de um museu vivo, um centro cultural onde estão expostos objetos da família Teixeira que estiveram presentes na vida do educador durante sua infância e adolescência e que funcionará como um espaço irradiador de educação e cultura para toda a região Sudoeste.

Realizada sob a coordenação da Secretaria da Cultura e Turismo, num competente trabalho do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural – IPAC, a obra dignifica e reafirma a Bahia como celeiro cultural e como berço de homens ilustres que projetam o Brasil para além de suas fronteiras.

A festa teve todo o brilho que merece Anísio Teixeira. O povo de Caetité estava todo na praça para festejar. A presença de autoridades governamentais conferia a Caetité a importância de sua influência na história cultural do estado e do país.

Notava-se a felicidade de todos, percebia-se a emoção dos familiares do Dr. Anísio, ali presentes; e eles eram muitos. A presença de seus três filhos Carlos Antonio Teixeira, Ana Cristina Teixeira de Barros – Babi e Marta Teixeira Gama Lima e de dois de seus netos Joana Teixeira Bulgarin e Artur Neves Teixeira era disputada pela população numa atitude de carinho, respeito e, principalmente, de orgulho.

As autoridades governamentais presentes demonstravam também a felicidade de entregar a Caetité aquela CASA que simboliza a manutenção de uma semente plantada por um grande educador brasileiro.

A festa contou com a presença do governador Paulo Souto, do presidente do Congresso Nacional Antônio Carlos Magalhães, do ministro de Assuntos Estratégicos Ronaldo Sardenberg, do prefeito de Salvador Antônio Imbassahy, do secretário de Cultura e Turismo Paulo Gaudenzi, dos deputados federais Luís Eduardo Magalhães e Márcio Oliveira, dentre outros.

Coube a Carlos Teixeira agradecer ao governo do Estado a concretização desse sonho e com toda a emoção que o momento requeria o orador lembrava a figura paterna dizendo para todos que seu pai era avesso a homenagens mas que, seguramente, ele ficaria orgulhoso e feliz em receber esta homenagem pela natureza da obra e pela missão desta CASA para a população do Sudoeste da Bahia.

O governador Paulo Souto agradeceu a Deus pela possibilidade de ter podido inaugurar aquele espaço cultural e ser exatamente ele, um filho de Caetité, quem entregava aquela obra desejada por toda a cidade.

O senador Antônio Carlos Magalhães, grande incentivador da arte, da educação e da cultura no estado, enfatizou emocionado que o país que não incentiva a cultura, que não investe em sua história e na educação de seu povo não pode pensar em desenvolvimento.

Coube a Ana Cristina – Babi – batalhadora pela divulgação e disseminação das idéias avançadas e contemporâneas deste emérito educador, entregar às autoridades presentes o projeto de funcionamento da CASA.

O Sobrado está hoje restaurado e batizado como CASA DE ANÍSIO TEIXEIRA; um imóvel imponente e ao mesmo tempo singelo como foi o seu filho mais ilustre. Em suas dependências abriga objetos de arte, decoração, livros, móveis de grande valor mas, o maior valor de toda esta obra será definido pelos projetos culturais e educacionais que ali serão realizados.

A obra está feita, o Sobrado restaurado e entregue à população de Caetité.

Cabe agora, a formação de parcerias, um movimento de cumplicidade entre governantes, educadores, empresários, estudantes, trabalhadores, enfim entre todos os segmentos sociais interessados no fortalecimento regional, na busca do conhecimento e na preservação da obra de Anísio Teixeira, para que este projeto possa cumprir a sua missão: funcionar como um centro cultural efervescente irradiador e disseminador de ações educativas e culturais que mobilizem o Sudoeste da Bahia para a construção coletiva do saber e para a socialização desse saber produzido, em benefício da região.

Sylvia Gartem Assmar – Pedagoga
Diretora Geral do Inst. Anísio Teixeira