Produção Científica do Educador

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Livros

TEIXEIRA, Anísio. Aspectos americanos de educação. Salvador: Tip. De São Francisco, 1928. 166p.
Relatório de uma excursão de estudos aos Estados Unidos da América, contendo comentários sobre oito estabelecimentos de ensino, o órgão federal de Educação, a Associação Nacional de Educação e o Departamento Estadual de Educação, no sul. Acentua quatro pontos que caracterizariam os colégios americanos: edifícios vastos e apropriados; métodos de ensino práticos; um currículo flexível e rico, com extraordinária variedade de cursos; e uma vida de estudantes variada, promovendo grande atividade coletiva. Sugere-se atenção especial aos comentários do Autor sobre a integração dos métodos ativos e progressivos da educação americana com os métodos de precisão, rendimento e organização que governam a máquina industrial, o comércio e a burocracia naquele país, bem como aos contrastes que estabelece entre esta unidade da moderna civilização norte-americana e a situação brasileira.
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TEIXEIRA, Anísio. A educação e a crise brasileira. São Paulo: Cia. Editora Nacional, 1956. 355p.
Aborda a crise educacional brasileira e apresenta padrões brasileiros de educação e cultura, analisando os modelos históricos e os vigentes. Avalia o inter-relacionamento sociedade-educação, salientando a influência da estratificação social sobre as oportunidades educacionais dos indivíduos. Considera o problema da administração da educação e da transformação da escola secundária e propõe a reconstrução educacional do País. Descreve e comenta os debates em torno do projeto e da promulgação da Lei de Diretrizes e Bases de Educação (1961).
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TEIXEIRA, Anísio. Educação e o mundo moderno. 2ªed. São Paulo: Cia. Editora Nacional, 1977. 245p.
Coletânea de trabalhos do Autor, publicados entre 1953-64, em que discute os problemas do mundo moderno e apresenta uma solução possível para estes. Examina, do ponto de vista filosófico, histórico e político, a contribuição destacada que a Educação poderia oferecer para o encaminhamento desta solução. Destaca-se o capítulo em que o Autor discute as bases da teoria lógica de Dewey (das quais justamente decorre toda uma nova teoria da educação), bem como aqueles dedicados a elucidar o novo sentido de que, conseqüentemente, deveriam se revestir a tarefa docente e a universidade, de modo a favorecer a formação do cidadão da democracia moderna.
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TEIXEIRA, Anísio. Educação é um direito. 2ªed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1996. 221p.
Apresenta um plano para a estruturação e financiamento dos sistemas estaduais de ensino, fundamentado na sua experiência administrativa como Secretário de Educação e Saúde do Estado Bahia e justificado pela gradual implantação da Lei de Diretrizes e Bases (1961). Discute ainda a teoria e as bases daeducação comum no limiar de uma nova era.
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TEIXEIRA, Anísio. Educação e universidade. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1998. 187p.
Seleção de textos do educador sobre educação superior. No primeiro texto, o educador procura mostrar como se deve processar a relação entre universidade, cultura e aperfeiçoamento social, e como um ambiente consagrado ao saber, que fosse sobretudo um meio de exercício da liberdade e facilitador da atividade do homem que serve e desenvolve o saber, poderia contribuir para combater as tendências nacionais ao isolamento e audotidatismo. No texto seguinte, o educador afirma que a formação docente deveria ser oferecida em nível superior, constituindo-se em uma instituição de estudos e pesquisas. No terceiro capítulo, afirma que a autonomia universitária não é uma concessão do Estado, mas uma decorrência lógica da natureza de suas funções. No quarto, afirma a necessidade de diversidade como condição da reflexão acadêmica. Por fim, o volume reúne documentos sobre a reforma universitária na década de 1960 e oferece um levantamento bibliográfico dos trabalhos do educador sobre educação superior.
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TEIXEIRA, Anísio. Educação no Brasil. São Paulo: Cia. Editora Nacional, 1969. 385p.
Aborda a crise educacional brasileira e apresenta padrões brasileiros de educação e cultura, analisando os modelos históricos e os vigentes. Considera o problema da administração da educação, da transformação da escola secundária e propõe a reconstrução educacional do País. Descreve e comenta os debates em torno do projeto e da promulgação da Lei de Diretrizes e Bases de Educação (1961). Reflete sobre as tarefas da Universidade e a inquietação gerada pelo processo de reforma universitária. Analisa ainda a situação educacional em 1967, seis anos após a promulgação da LDB, observando as tendências e perspectivas nos vários setores atingidos pela lei. A segunda e terceira parte do livro reúnem estudos e palestras feitos para atender ao debate educacional brasileiro, entre 1947 e 1967, e destinam-se sobretudo a chamar a atenção da consciência pública e profissional para os problemas da situação educacional brasileira.
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TEIXEIRA, Anísio. Educação não é privilégio. 5ª ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1994. 250p.
Analisa a situação educacional brasileira, identificando a existência de dois tipos paralelos de ensino destinados a classes sociais distintas. Acena para a necessidade de uma nova política educacional no País, capaz de promover a caracterização integral da educação comum destinada à formação do cidadão da democracia. Sugere procedimentos administrativos capazes de garantir tanto as vantagens da descentralização e autonomia dos serviços de educação, como a integração e unidade dos três poderes.
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TEIXEIRA, Anísio. Educação para a democracia: introdução à administração educacional. 2ªed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1997. 263p.
Apresenta o que o Autor pregou e fez durante sua gestão à frente da Secretaria de Educação do Distrito Federal (1931-1935). Divide-se em duas partes: uma parte doutrinária e outra em que documenta e justifica as medidas que tomou na coordenação da reforma do sistema escolar carioca. Discute os fundamentos e diretrizes de seu programa de reformas, localizando o problema da educação no País, indicando os motivos que o levaram a defender a autonomia dos serviços de educação e avaliando os novos significados de que deveriam se revestir, modernamente, a educação pré-escolar, elementar, rural, secundária, bem como a universidade. Descreve as dificuldades e os imprevistos do processo de implementação de seu programa e apresenta desde as medidas adotadas na reforma administrativa, os planos de financiamento da educação e de prédios e aparelhamentos escolares, até a reorganização do ensino elementar, secundário e da formação docente.
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TEIXEIRA, Anísio. Educação progressiva: uma introdução à filosofia da educação. 2ªed. São Paulo: Cia. Editora Nacional, 1934. 210p.
Apresenta os fundamentos teóricos da Educação Progressiva, suas diretrizes e os elementos necessários à sua aplicação. Enfatiza o inter-relacionamento entre educação e sociedade, analisando a ação dos processos educacionais sobre o indivíduo e seus desdobramentos na organização social como um todo. Enfatiza também a necessidade de fundamentação filosófica na prática educacional, afirmando que o educador, "ao lado da informação e da técnica, deve possuir uma clara filosofia da vida humana e uma visão delicada e aguda da natureza do homem".

TEIXEIRA, Anísio. Em marcha para a democracia: à margem dos Estados Unidos. Rio de Janeiro: Editora Guanabara, s.d. [1934 ?]. 195p.
Avalia o significado da civilização norte-americana, concentrando suas atenções sobre o espírito que a animaria. Enfatiza aspectos característicos e promissores da sociedade norte-americana, como sua inacreditável prosperidade material e sua maior docilidade ao fenômeno de mudança, quando comparada às sociedades do ocidente europeu. Sustenta que, em nenhuma outra parte do mundo, a filosofia que governa as atitudes do homem diante da vida fornece condições para uma total renovação moral e cultural da sociedade, que a nova ordem científica estaria a exigir, tal como a inédita filosofia essencialmente pragmática dos americanos. Apresenta resumidamente as sugestões de John Dewey e Walter Lippmann para a necessária reorganização da teoria democrática. Sugere finalmente que a tarefa de direção da sociedade democrática seria eminentemente uma tarefa de esclarecimento, de educação do público.
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TEIXEIRA, Anísio. Ensino superior no Brasil: análise e interpretação de sua evolução até 1969. Rio de Janeiro: Editora da Fundação Getúlio Vargas, 1989. 186p.
Examina a evolução de nosso ensino superior, desde o período colonial até o processo de expansão e reforma universitária dos anos 60, destacando a escassez de esforços para a implantação de um sistema de educação superior no País. Avalia a experiência de transplantação de uma cultura da Metrópole à Colônia, a influência dos colégios jesuítas e as conseqüências da reforma pombalina. Considera o papel da educação universitária em Coimbra na formação superior de nossas elites. Sublinha o fato de que a Universidade de Coimbra não teve sucessoras com a Independência, e que os substitutos da universidade, as escolas profissionais isoladas, dominaram a organização do ensino superior até a década de 1960. Examina a legislação do ensino superior de 1964, avaliando em que medida a reestruturação do sistema garantiria o controle e desenvolvimento da cultura nacional.
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TEIXEIRA, Anísio. Pequena introdução à filosofia da educação: a escola progressiva ou a transformação da escola. 5ªed. São Paulo: Cia. Editora Nacional, 1968. 150p.
Discute a relação entre escola e transformação social, os fundamentos da educação progressiva, as diretrizes e os processos dessa educação. Examina a contribuição da educação para a vida democrática, considerando especialmente a contribuição da teoria de Dewey a respeito.
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TEIXEIRA, Anísio e ROCHA e SILVA, Maurício. Diálogo sobre a lógica do conhecimento. São Paulo: Edart Editora. 116p.
Diálogo epistolar entre Anísio Teixeira e Maurício Rocha e Silva sobre a criação científica e artística e a contribuição de ambas à cultura moderna. Rocha e Silva, cientista e professor de Medicina, salienta a analogia existente entre as formas de criação científica e artística, a qual se assentaria na lógica da invenção, que se limitaria à etapa de pesquisa, já que a metodologia científica representaria, para ele, uma etapa mecanicista no trabalho criador. Anísio Teixeira afirma que, a despeito de condições comuns às atividades criativas do cientista e do artista, não só as bases em que se apoiariam seriam diversas (empírica, no caso do cientista, intuitiva, no caso do artista), como o trabalho do cientista estaria fundamentalmente ligado ao curso do progresso, enquanto no domínio da arte não haveria progresso no mesmo sentido.



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