TEIXEIRA, Anísio. União intelectual das três Américas. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Rio de Janeiro, v.35, n.82, abr./jun. 1961. p.180-183.

UNIÃO INTELECTUAL DAS TRÊS AMÉRICAS

Na qualidade de membro do Conselho de Educação Superior das Repúblicas Americanas, o Prof. Anísio Teixeira participou entre 9 e 18 de fevereiro último de duas reuniões dêsse organismo, realizadas nos Estados Unidos, com o objetivo de estudar o intercâmbio no âmbito do ensino superior no Continente. Ouvido pelo jornal A Noite do Rio de Janeiro, o educador prestou os seguintes esclarecimentos:

Em 1958, a Carnegie Corporation de New York concedeu um auxílio ao Institute of International Education para desenvolver um programa de aproximação pessoal entre educadores e homens de estado das Américas, ligados à educação, e o estabelecimento de um forum para o livre debate dos respectivos problemas de ensino superior. Em 1960, a Fundação Ford associou-se à Carnegie Corporation para assegurar o funcionamento, por três anos, do Conselho de Ensino Superior das Repúblicas Americanas, de cuja última reunião acabo de regressar.

O conselho, para conseguir seus objetivos, usa dos seguintes recursos: Conferências de educadores norte e latino-americanos para a discussão de problemas de ensino superior no hemisfério; visitas pelos educadores participantes às universidades dos países do continente e preparo e realização de seminários e estudos destinados a esclarecer problemas e satisfazer necessidades educacionais identificadas e programadas nas conferências anuais.

A reunião preliminar do Conselho efetuou-se em San Juan, Pôrto Rico, em maio de 1958. Desde essa data, vêm-se realizando reuniões anuais, tendo sido a de 1959 na cidade do México, a do Chile, em 1960, e a do corrente ano em San Francisco, nos Estados Unidos. A próxima, de 1962, realizar-se-á nesta nossa cidade de S. Sebastião do Rio de Janeiro.

A responsabilidade da direção do programa do CHEAR compete a um Conselho de seis membros, constituído na cidade do México, em 1959. O Instituto of International Education administra o projeto e o Conselho escolhe os participantes, reúne e preside a Conferência Anual de Ensino Superior, planeja as visitas dos participantes da Conferência às instituições de ensino superior do Continente; examina e estabelece as prioridades dos problemas educacionais a serem estudados. O Conselho, do qual faço parte, reúne-se anualmente, no intervalo das Conferências, para tomar essas decisões.

Os participantes dêsse programa, em curso, como dissemos, há três anos são unânimes em reconhecer que as conferências anuais, como a que ora se realizou em São Francisco, além de pôr em foco os problemas maiores com que defronta o ensino superior no hemisfério, vem constituindo base firme para o desenvolvimento de amizades profissionais e de estreitas relações pessoais entre os educadores das Américas e para crescente compreensão e respeito mútuos entre educadores latino-americanos e norte-americanos. Com efeito, todos nós que lidamos no Conselho, visamos com essas conferências criar e fortalecer uma comunidade intelectual em nosso Continente.

PROJETOS EDUCACIONAIS

São vários os projetos liderados pelo Conselho. Um dêles se refere ao Estudo Comparativo de Educação Superior nas Repúblicas Americanas. Trata-se de projeto, financiado pelo Ford Foundation, que está sob nossa direção e dêle participando o educador Harold Benjamin, Professor Emérito de Educação do George Peabody College que é seu assessor-chefe. O estudo compreenderá uma série de monografias sôbre a organização, administração e financiamento das universidades nas Américas; o preparo, seleção e pagamento dos professôres; a seleção dos estudantes; e o programa de pesquisas, de ensino e de extensão. Constituirá o primeiro estudo compreensivo do ensino superior no continente americano.

Outro projeto importante é o que se refere à comunicação entre intelectuais e mestres. Trata-se de programa destinado a incentivar os contatos entre professôres e intelectuais nas Américas Latina e do Norte, levado a efeito pelo Dr. Frederico Bukhardt, presidente do American Council of Learhed e membro do Conselho. O ensaio escrito a respeito pelo Dr. Burkhardt - Inter-American Schorly Communication in the Humanities and Social Sciences - foi traduzido em diversas línguas e teve ampla circulação em todo o mundo. Uma série de seminários vem sendo organizada pela CHEAR, como resultado dêsse estudo. O problema das comunicações entre cientistas e humanistas no Brasil foi estudado pelo Prof. Durmeval Trigueiro, que escreveu uma pequena monografia a respeito, havendo para isto percorrido todo o país.

Ainda outro projeto digno de referência é o do Seminário lnter-Americano de Bibliotecas. O primeiro dêstes seminários reuniu-se em Chicago entre 25 e 27 de fevereiro, dêle participando 10 latino-americanos e 10 norte-americanos especialistas em bibliotecas. O seminário estudou o problema das relações da biblioteca da Universidade com a Universidade, debateu métodos e processos de auxílio e cooperação entre as bibliotecas das Universidades Latino e Norte-Americanas e discutiu planos de ampliação e intensificação dos serviços bibliotecários das Universidades. Os participantes latino-americanos do Seminário, todos por convite e à custa do CHEAR, além da reunião de Chicago, realizaram visitas às bibliotecas das Universidades dos Estados Unidos e os participantes americanos às bibliotecas das Universidades do México e da América Central, a fim de se familiarizarem com os respectivos serviços e problemas.

REUNIÃO INTERAMERICANA DE ESTUDOS REGIONAIS

Imediatamente antes da Conferência do corrente ano, em San Francisco, o CHEAR associou-se ao Chanceler Franklin Murphy, reitor da Universidade de Califórnia, em Los Angeles (UCLA) para realizar uma reunião de três dias, a fim de estudar os meios de fortalecer e expandir os programas de estudos latino-americanos nos Estados Unidos e os programas de estudos norte-americanos na América Latina. Os professôres norte-americanos dos institutos e centros de estudos latino-americanos nos Estados Unidos e muitos dos participantes da Conferência de San Francisco tomaram parte na Conferência de Los Angeles, que estudou e analisou com franqueza e de forma altamente construtiva o desenvolvimento dos estudos comparados das diversas culturas continentais. Os Institutos de estudos de área nas Universidades Americanas vão por certo ter considerável expansão.

Em cooperação com o Social Science Research Council - e o Comitê de Estudos Latino-Americano do American Council of Learned Societies e associado à American Sociological Association, nosso Conselho (CHEAR) vai realizar em agôsto do corrente ano um seminário destinado a aproximar os sociólogos do continente e examinar meios e modos de melhorar e intensificar as relações e as comunicações dêste campo de estudos. Será o segundo seminário de que falamos acima destinado ao desenvolvimento da comunicação entre os intelectuais do Continente.

SEMINÁRIO INTERAMERICANO DE ECONOMIA

O terceiro seminário de comunicações será realizado pelo CHEAR, também em cooperação com o Social Science Research Council, o American Council of Learned Societies e a American Economics Association e terá lugar ainda no corrente ano, nas proximidades da reunião anual da American Economics Association. Como o de Sociologia, destinar-se-á a estabelecer contatos entre os especialistas do mesmo campo de estudos e a estudar os modos e meios de melhorar as comunicações mútuas e o desenvolvimento em comum dos estudos econômicos.

O Conselho de Ensino Superior das Repúblicas Americanas está empreendendo vasto programa de aproximação, de conhecimento mútuo e de estudos comuns entre os professôres, cientistas, especialistas e intelectuais, em geral, das três Américas. O objetivo de longo alcance é, como já disse, o da constituição de uma comunhão intelectual em todo o Continente, comunhão que inspirará e nutrirá a comunidade humana das Américas. Queremos conhecer-nos melhor para melhor nos entendermos. Estamos vivendo tempos difíceis e em tempos difíceis, melhor será estejamos unidos. Nada une mais que a mútua compreensão.

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