TEIXEIRA, Anísio. O ensino secundário. Boletim Informativo CAPES. Rio de Janeiro, n.66, maio 1958. p.1-2.

O ENSINO SECUNDÁRIO

Anísio S. Teixeira

A estrutura atual do ensino secundário é a de um curso enciclopédico, supostamente propedêutico ao ensino superior. Querendo tudo ensinar pouca ensina de cada cousa e, dêste modo, falha em sua finalidade propedêutica, como falha – e aí pela sua própria natureza – na finalidade de cultura geral, que muitos lhe querem emprestar.

O atual curso secundário, nos tempos correntes, não se destina apenas a alguns mas à grande maioria, senão a todos os jovens de uma nação moderna. Por isso mesmo, impõe-se a modificação de sua finalidade e objetivos.

Deve visar, primeiro, a ministrar uma cultura geral, isto é, comum e, hoje, de natureza utilitária e prática, mais de ciência aplicada, de conhecimentos de uso comum, que de conhecimentos teóricos e especializados. Tal curso, destinado a todos ou quase todos, se diversificaria, segundo os interêsses e as aptidões dos alunos, podendo para alguns, talvez cinco por cento do total, assumir o caráter de severo curso acadêmico de preparo para estudos ulteriores, ou seja, estudos universitários de caráter teórico e científico ou altos estudos de natureza literária, filosófica ou artística.

Para tal, seria necessário levar o brasileiro a aceitar a idéia das diferenças individuais e a adaptar a escola aos tipos de inteligência e aptidão dos alunos, desistindo de impôr a todos o mesmo tipo uniforme de estudos. Cedo ou tarde, chegaremos a um curso geral prático, com ênfase na língua vernácula e em nossa literatura, nas matemáticas e nas ciências–físicas e sociais–aplicadas, e, ao lado dêste curso comum, cursos enriquecidos com línguas estrangeiras e estudos teóricos para aquêles que se mostrarem interessados e capazes de ensino desta natureza, como ainda cursos especializadamente técnicos para os inclinados à especialização tecnológica, de nível médio e superior.

A importância da reforma estará em fixar como grande núcleo central a escola comum, prática e de ciência aplicada, para a, grande maioria, e as modalidades acadêmica e técnica para o menor número. De tôdas as três, a única que será inevitàvelmente propedêutica será a seção acadêmica, pois estudos dêste tipo só se completam no nível superior. As demais seções teriam finalidade própria e dariam ao aluno o preparo necessário para um sem número de ocupações de nível médio ou de nível qualificado para o trabalho na indústria. Sòmente os melhores dentre êstes e os da seção acadêmica deveriam aspirar o ensino superior, cujos exames vestibulares se fariam com o espírito de apurar a capacidade intelectual mais do que a erudição para os estudos superiores.

| Produção Científica | Produção Técnico-Administrativa | Produção sobre o Educador |

| Artigos de Periódicos | Capítulos de Livros | Discursos | Folhetos |
| Livros | Prefácios e Posfácios | Textos de Orelha de Livros |