TEIXEIRA, Anísio e outros. Extrato da ata taquigráfica da 39a Sessão Plenária do Conselho Federal de Educação, realizada em 4 jul. 1962. Documenta. Rio de Janeiro, n.6, ago. 1962. p.76-77.

Extrato da ata taquigráfica da 39.a Sessão Plenária do Conselho Federal de Educação, realizada em 4 de julho de 1962, às 17 h.

"O Sr. CONSELHEIRO DEOLINDO COUTO, Presidente – Srs. Conselheiros, de acôrdo com a comunicação que já tive a honra de fazer ao Plenário, por decreto recente foi nomeado membro dêste Conselho, em substituição ao nosso saudoso companheiro Professor Edgard Santos, o Dr. Péricles Madureira de Pinho.

"Dou a palavra ao Conselheiro Anísio Teixeira, para exprimir nossa satisfação em têrmos o Dr. Madureira de Pinho entre os membros do Conselho.

"O Sr. CONSELHEIRO ANÍSIO TEIXEIRA – Sr. Presidente, antes de mais, desejo dizer da minha alegria pela nomeação do Dr. Péricles Madureira de Pinho para integrar êste Conselho. S. Ex.a é de tal modo pessoa de meu conhecimento e da minha intimidade, que me sinto honrado e feliz por saudá-lo.

"Desde o início de minha vida, conheci o Dr. Madureira de Pinho, seu pai, como companheiro do meu. Aprendi a apreciar nêle e, depois, no filho, tôdas as grandes qualidades e tôda a nobreza de homem público que marcaram seu caráter. E poucas pessoas vi tão bem preparadas para o serviço público como o Dr. Péricles Madureira de Pinho, que reúne qualidades intelectuais e morais que o tornam, sob muitos aspectos, o servidor público ideal. Em tôdas as funções que exerceu demonstrou sempre uma larga capacidade, aliada a uma técnica não menos apurada, que fazem do nosso mais recente companheiro um exemplo de personalidade de homem público.

"Sua vida tem transcorrido no exercício de funções de natureza administrativa e ùltimamente pude contar com a sua cooperação na organização do Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais. Nessa contribuição, não sei o que mais deva admirar: se o seu alto sentido de responsabilidade, se a singular harmonia de conduta pessoal, que lhe permite fazer funcionar uma organização de caráter profissional como se fôsse verdadeiramente organização universitária. O Dr. Péricles Madureira de Pinho deu à sua formação um desenvolvimento tão harmonioso que representa a incorporação mais legítima de todos os requisitos que a cultura pode dar a um homem.

"Congratulo-me com o Conselho por ter entre seus membros figura de tão alto valor. (Palmas).

"O Sr. CONSELHEIRO DEOLINDO COUTO, Presidente – Tem a palavra o Professor Faria Góis, para aduzir algumas palavras à saudação que acaba de fazer o Conselheiro Anísio Teixeira.

"O Sr. CONSELHEIRO FARIA GÓIS – Sr. Presidente, não seria necessário acrescentar mais palavras depois das que foram ditas pelo Professor Anísio Teixeira. Os elogios, entretanto, são sempre poucos quando se trata do Dr. Péricles Madureira de Pinho. Como o Professor Anísio Teixeira, conheci o Dr. Madureira de Pinho desde os tempos de estudante, à época de grande transformação por que passou o país, a partir de 1 930. Posteriormente, tivemos contato na vida pública, na Capital Federal e, por último, há pouco tempo, no Ministério da Educação e Cultura.

"Sua figura de servidor sem igual, que eu chamaria de britânica, seu desvêlo em servir à coletividade, função sempre tão ingrata, encarnam-se em sua pessoa de maneira admirável, concentrando-se sua experiência no setor da educação, dos estudos, das pesquisas sôbre os processos educacionais. Recordo-me de o ver um dia muito atarefado, quando o expediente havia sido encerrado, em que o Dr. Madureira de Pinho me declarava que era como um chefe de máquinas: quando o Ministério interrompia seus trabalhos, êle se recolhia às máquinas para que o serviço não parasse. É o exemplo perfeito do zêlo, do amor à cousa pública e ao bem estar coletivo.

"S. Ex.a, estou certo, trabalhará de maneira extraordinária e proveitosa para que essa obra, que fomos chamados a realizar como pedreiros, colocando tijolos sôbre tijolos, chegue a seu têrmo, pois para tanto possui tôdas as qualidades: bravura, energia, simplicidade e modéstia. (Palmas).

"(O Sr. Secretário lê o têrmo de posse que, em seguida, é assinado pelo Sr, Presidente e pelo empossado.)

"O Sr. CONSELHEIRO DEOLINDO COUTO, Presidente – Tem a palavra o Conselheiro Péricles Madureira de Pinho.

"O Sr. CONSELHEIRO PÉRICLES MADUREIRA DE PINHO – Sr. Presidente, Srs. Conselheiros: sou um baiano que fala pouco, de modo que me limitarei a poucas palavras de agradecimento aos dois eminentes Professôres e à Casa, pelas generosas referências à minha pessoa e pela bondosa acolhida. Quero apenas expressar que é grande a minha emoção, não só por entrar neste Egrégio Conselho, como por poder ocupar a vaga do extinto Professor Edgard Santos, que era para mim, antes de tudo, o filho de João Santos, amigo fraternal de meu pai.

Recebam os Srs. Conselheiros todo o calor de minha gratidão, já que não me posso alongar, pois a emoção não me permite. (Palmas)."

| Scientific Production | Technical& Administrative Production | Literature about the Educator |

| Minutes | Legal Literature | Legal Opinion | Reports |