TEIXEIRA, Anísio. Necessário reformar o ensino no Brasil. Entrevista. Notícias de Hoje. São Paulo, 28 dez. 1958.

Necessário reformar o ensino no Brasil

(trecho de uma entrevista de ANÍSIO TEIXEIRA à imprensa do Rio)

<<A estrutura do atual curso secundario é a de um curso enciclopedico, supostamente propedeutico ao ensino superior. Querendo tudo ensinar, pouco ensina de cada coisa e, deste modo, falha em sua finalidade propedeutica, como falha – e aí pela sua propria natureza – na finalidade de cultura geral, que muitos lhe querem emprestar.

O atual curso secundario, nos tempos correntes, não se destina apenas a alguns, mas à grande maioria, senão a todos os jovens de uma nação moderna. Por isto mesmo, impõe-se a modificação de suas finalidades e de seus objetivos>>.

ADAPTAR A ESCOLA AOS TIPOS INDIVIDUAIS

<<Deve visar o curso secundario, primeiro a ministrar uma cultura geral, isto é comum e de natureza utilitaria e pratica, mais de ciencia aplicada, de conhecimentos de uso comum que de teoricos e especializados. Tal curso, destinado a todos ou quase todos, se diversificaria, segundo os interesses e as aptidões dos alunos, podendo para alguns (talvez cinco por cento do total) assumir o carater de severo curso academico de preparo para estudos ulteriores, ou sejam, estudos universitários de carater teorico e cientifico ou altos estudos de natureza literaria, filosofica ou artistica>>.

Para tal, seria necessario levar o brasileiro a aceitar a idéia das diferenças individuais e a adaptar a escola aos tipos de inteligencia e aptidão dos alunos, desistindo de impor a todos o mesmo tipo uniforme de estudos. Cedo ou tarde, chegaremos a um curso geral pratico, com enfase na lingua vernácula e em nossa literatura, nas matemáticas, e nas ciencias – fisicas e sociais – aplicadas e, ao lado deste curso comum, cursos enriquecidos com linguas estrangeiras e estudos teoricos para aqueles que se mostrarem interessados e capazes de ensino desta natureza, como ainda cursos especializadamente técnicos para os inclinados à especialização tecnologica, de nivel médio e superior. <<A importancia da reforma estará em fixar como grande nucleo central a escola comum, pratica e de ciencia aplicada, para a grande maioria, e as modalidades academica e tecnica para o menor numero. De todas as três a unica que será inevitavelmente propedeutica será a sessão academica, pois os estudos deste tipo só se completam no nível superior. As demais sessões teriam finalidade propria e dariam ao aluno o preparo necessário para um sem numero de ocupações de nivel medio ou de nivel qualificado para o trabalho na industria. Somente os melhores dentre estes e os da sessão academica deveriam aspirar ao ensino superior, cujos exames vestibulares se fariam com o espirito apurar a capacidade intelectual mais do que a erudição para os estudos superiores>>.

OS CURSOS SUPERIORES

<<...com a proliferação das escolas superiores e a improvisação do seu professorado, não há outro meio de remediar a situação senão pela retirada do carater de liquidez ao valor do diploma: – <<Parece-me inevitavel - afirmou – criar uma nova instancia para a concessão da licença profissional. Ou se dará aos conselhos e às ordens profissionais o direito de procederem à apuração da competencia, ou as escolas continuarão a se multiplicar atraidas pela facilidade de conceder diplomas legais e validos, independente da competencia dos diplomados. Somente depois dessa medida é que se poderá pensar em modificar os cursos, os curriculos e os métodos e processos do ensino superior>>.

| Artigos de Jornais ou Revistas | Entrevistas |