TEIXEIRA, Anísio. Curso, estágio e seminário para formação do professor. Entrevista. Jornal do Comércio. Rio de Janeiro, 20 abr. 1958.

Curso, estágio e seminário para formação do Professor

Programa de "Training in Service", realizado pelo INEP - Distribuição de bolsas - Declarações do Professor Anísio Teixeira

- O magistério constitui uma das profissões em que a formação nunca se encerra, devendo o professor, terminado o curso regular, continuar pela prática e tirocínio o seu desenvolvimento - declarou ao "Jornal do Commercio", ontem, o Prof. Anísio Teixeira, quando interrogado sôbre os planos e atividades do INEP este ano.

- Hoje, além dessa prática e dêsse tirocínio - prosseguiu - procura-se dar ao professor estágios, cursos e seminários destinados a apressar e sistematizar as conquistas que sòmente uma muito longa prática, e aos mais capazes, poderia dar. É o chamado "training in service", educação no cargo" em expansão em tôdas as profissões de natureza, simultâneamente científica e artística.

Formação eficiente do professorado

Prosseguindo, relata o Professor Anísio Teixeira os objetivos do INEP, dizendo:

- Os cursos, estágios e seminários realizados pelo INEP constituem um destes programas de "training in service". Busca o INEP dotar as unidades federadas de pessoal que possa contribuir para a formação mais eficiente do professor primário e colaborar em seu aperfeiçoamento.

Continuando, disse-nos o diretor do INEP:

- Para isto organizam-se estágios e cursos de aperfeiçoamento para professôres de Escolas Normais, professôres primários de Escolas de Aplicação anexas às Escolas Normais e professôres de Escolas de Demonstração.

Atender a todos os Estados

Continuando, o Prof. Anísio Teixeira informa:

- O plano visa atender a todos os Estados, e a distribuição de Bôlsas, anualmente, se faz levando em conta as necessidades dos mesmos, as oportunidades já oferecidas anteriormente na especialidade e a possibilidade de formação de pessoal no próprio local. As solicitações que nos são dirigidas pelos Estados são igualmente levadas em conta, bem como a criação de serviços novos, que exijam pessoal habilitado, e, ainda, o aproveitamento que o Estado venha dando aos bolsistas anteriormente preparados.

Interrogado sôbre o número de bolsistas e a duração dos estágios, disse-nos o diretor do INEP;

- O número de bolsistas por curso ou estágio varia, procurando-se ficar sempre em limites que permitam um trabalho eficiente. A duração dos estágios, também, varia, geralmente, entre 4 e 10 meses.

Programa do INEP êste ano

Perguntamos, ainda, ao Prof. Anísio Teixeira os cursos, estágios e seminários, programados para êste ano pelo INEP.

Respondeu-nos o diretor daquele Instituto:

- No ano corrente, o INEP realizará cursos, estágios e seminários nos seguintes setores: 1) de formação e aperfeiçoamento de professôres para o ensino de Linguagem na Escola Primária, em Escolas Normais e Cursos de Aperfeiçoamento de professôres - 2 grupos, um no Rio Grande do Sul e um no Rio; 2) de formação e aperfeiçoamento de professôres de matemática na Escola Elementar, para professôres de Escolas Normais e de Cursos de Aperfeiçoamento, no Rio e em Minas; 3) de formação e aperfeiçoamento de professôres de Estudos Sociais na Escola Primária, para Escolas Normais e Cursos de Aperfeiçoamento, em Minas; 4) de formação e aperfeiçoamento de professôres de Ciências Naturais na Escola Primária, para Escolas Normais e Cursos de Aperfeiçoamento, no Rio e em Minas; 5) de formação e aperfeiçoamento de professôres de Prática de Ensino de Escolas Normais, no Rio Grande do Sul; 6) seminário sôbre Ensino Normal, no Rio Grande do Sul; 7) de aperfeiçoamento de professôres primários de classes para Escolas de Demonstração em Salvador e no Rio; 8) de formação de professôres de Arte Infantil, no Rio; 9) de aperfeiçoamento de professôres de excepcionais, no Rio; 10) de formação de professôres de Artes Industriais, no Rio e em São Paulo, com a colaboração do Centro Regional do INEP da Bahia para a parte prática; 11) de aperfeiçoamento de professôres de classe para a quinta e sexta séries, entre outros.

- Está ainda, programado para o corrente ano - prossegue - o preparo de especialistas em Curriculum de Escolas Primárias, Testes e Medidas e Pesquisas em educação. Com a colaboração da UNESCO, está o Centro Regional de Pesquisas Educacionais de São Paulo realizando o Curso de Especialista em Educação, em São Paulo, mantendo aí o INEP 20 bolsistas.

Interrogado sôbre o número de bôlsas de estudos concedidas, informa o Prof. Anísio Teixeira:

- Além dos 20 bolsistas que estão realizando o Curso de Especialista em Educação, em São Paulo, no estágio de Educação Audio-Visual, em Minas, em colaboração com o Ponto IV, mantém o INEP 7 bolsistas. Ainda com a colaboração do Ponto IV, tem o INEP presentemente 30 bolsistas se aperfeiçoando nos Estados Unidos e enviará mais 30 no correr do ano. O número de bôlsas - previsto para 1958 é de 195 no setor de Artes Industriais (Plano de extensão de escolaridade primária) e 205 para os demais cursos, num total de 400.

Mais de mil professôres

Concluindo suas informações ao "Jornal do Comércio", disse-nos o Prof. Anísio Teixeira:

- Prevê-se que os cursos nos Estados, para os quais não se concedem bôlsas, atinjam a mais de 1.000 professôres. Êstes dados não abrangem todos os cursos realizados pelos Centros Regionais de São Paulo e Minas Gerais.

| Artigos de Jornais ou Revistas | Entrevistas |