O COLLEGIO NORMAL DE FARMVILLE

Deixei Richmond, nesse mesmo dia, 14, ás 3 1/2 da tarde chegando a Farmville ás 6 1/2 da noite.
   Em Farmville se encontra a mais afamada das escolas normaes do estado de Virginia, que me tinha sido especialmente recommendada pela Columbia University.
   Ahi despendi o sabado, domingo e segunda, 15, 16 e 17 de outubro.

***

Como creio que já observei em outra parte dessas notas escriptas em viagem, nos momentos que me sobravam de um denso programma de visitas, quatro pontos caracterizam os collegios americanos: profusão de edifficios vastos e apropriados e apparelhamento e installações luxuosas e abundantes; methodos de ensino vivos, praticos em que participam igualmente professores e discipulos; um curriculum flexivel e rico, com extraordinaria variedade de cursos, de sorte que permitta uma adequada adaptação ás necessidades e preferencias dos discipulos; e uma vida de estudantes tão diversa e variada, com tantas associações e clubes e tão grande actividade collectiva, que fazem, de facto que a vida de collegio não seja, neste paiz, o periodo de novicidado e provação que é entre nós, mas um periodo rico e fecundo, de plena vida social.

***

O collegio normal de Farmville é uma outra documentação dessa minha affirmativa.
   Situado em uma amavel localidade de 3.500 habitantes, occupa, em uma pequena elevação, um grupo de grandes edificios, ligados entre si por galerias, a que uma serve de columna, dando-lhe uma certa graça e elegancia, e mais 12 menores edificações destinadas a dormitorios das alumnas.
   Um outro edificio escolar moderno embelleza os campos do collegio. Ahi funcciona a escola de pratica dos estudantes, uma grande escola, com todos os gráus primarios e secundarios, nas mais avançadas condições de apparelhamento e methodos.
   A visita do edificio principal põe-nos, primeiro, em contacto com um hall de recepção amplo e moderadamente mobiliado, no centro do qual um admirável copia da celebre estatua de Joanna D'Arc, em tamanho natural, pões uma singular nota de inspiração.
   Succedendo-se a este hall, estão varios outros salões menores de visitas, diversas salas de repouso, um immenso hall para recreio, onde mais de 1.000 alumnos se divertem, um auditorio com igual capacidade, uma biblioteca com salões confortaveis de leitura e que alem dos seus 15.000 volumas de livros, possue uma profusão de revistas e jornaes do estado e das principaes cidades, o que lhe dá a nota actual e de immediato contacto com a vida do momento. O gymnazio e o salão de jantar têm as mesmas vastas proporções que exige o avultado numero de alumnos. Detive-me no refeitorio, onde umas cem mesas redondas, nos seus linhos alvos e na sua profusão de talheres me lembravam muito mais um luxuoso salão dos transatlanticos de luxo, do que um refeitorio de collegio. Em cada mesa, uma das meninas faz de dona de casa e dirige o serviço e a distribuição dos pratos. Quinze copeiras servem a mais de 1.000 pessoas e o salão se enche e se esvazia nas occasiões de refeições em pouco mais de 40 minutos.
   Passei a visitar os dormitorios, com os seus quartos modernos e singelos, todos com serviço de banho; depois o edificio da Y.W.C.A. com suas salas de conferencias e os seus novos salões de visitas, e as differentes sédes dos "sororilies", sociedades de estudantes com diversos e variados fins; e afinal fui visitar as classes, os gabinetes dos professores e os laboratorios.
   É dentro desse plano, variando em abundancia e riqueza (os collegios particulares são ainda mais luxiosos), que se constroem escolas e collegios na America.