O DEPARTAMENTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO, NO SUL

Deixei Hampton ás 4.27 P, M., chegando á noite em Richmond, capital de Virginia.
   Dr. Jackson Davis, do Conselho Geral de Educação, e Miss Virginia Randolph, inspectora escolar de Henrico County Training School, cujo trabalho é reconhecido e louvado em toda a America, achavam-se fóra da cidade, não me sendo possivel os vêr.
   Esperavam-me um representante do Departamento Estadual de Educação e o Dr. Clark, presidente de Virginia Union University.
   A minha visita a Richmond, porem, se destinava á inspecção da Henrico County Training School e a ausencia de Miss Randolph tornava-se incerto o proveito de uma excursão até essa escola que fica a sete milhas da cidade.
   Dediquei assim a manhã de 14 a uma visita á Pan American School, dirigida pela nossa patricia Senhorita Sylvia Carneiro Leão, voltando a encontrar-me com o representante do Departamento de Educação que, durante o almoço, deu-me uma idéa geral das actividades do Departamento.
   O estado de Virginia tem uma organização uniforme e diversa da de outros estados, especialmente dos da Nova Inglaterra.
   A administração publica se exerce pelo estado e pelos municipios sem nenhuma daquellas infinitissimas divisões locaes de districto e townships.
   O seviço escolar comprehende o Departamento Estadual e os Conselhos Escolares Municipaes, com o respectivo corpo de Superintendentes Estadual e Municipaes e de Superiores.
   O Departamento Estadual é dirigido por um Conselho Geral de Educação composto de varios membros ex-officio, entre os quaes o Governador, que tem somente um voto como os demais membros e de outros seis membros eleitos pela Assembléa Legislativa, tres representando as Congregaçõe e os Collegios e tres, o corpo de superintendentes.
   Esse Conselho é representado pelo Superintendente Estadual de Educação, eleito pelo povo, que dirige executivamente o Departamento. As nomeações, entretanto, de superiores e superintendentes, excepto o estadual, é feita pelo Conselho, que elege os candidatos por maioria de votos.
   Esse departamento estadual centraliza technicamente todo o serviço de educação, fornecendo licenças para ensinar, sem as quaes nenhum professor pode leccionar nas escolas publicas, publicando o curso de estudo para todo o estado, adoptando livros escolares; standards para os edificios e todas as demais medidas de caracter technico.
   A descentralização que existe é simplesmente administrativa, com relação a nomeações e pagamentos.
   Á tarde, visitei a Union University, que é a mais alta instituição de educação para negros no estado da Virginia, o que dá cursos de direito, de theologia e de preparação de professores para escolas elementares e secundarias.
   A Universidade é uma instituição privada mantida pela American Baptist Home Mission Society, que presta os mais valiosos serviços á raça negra, na America, mas que não offerece especial interesse para nós.
   Dr. William John Clark, seu actual presidente, é um missionario, com varios annos de trabalho na India, e que ha uns dez annos dirige essa benemerita instituição.