DIVISÃO SECUNDARIA
   Academia

   A academia é um curso secundario de 4 annos, como a ordinaria escola-alta americana, sendo apenas de notar que os principios de Hampton não deixam de imprimir a sua feição caracteristica de educação das mãos, do coração e da cabeça, com relêvo no valor disciplinar e cultural da primeira em todo esse curso.

   Escola Profissional

   Essa escola mereceria, si eu já não me tivesse alongado tanto, detalhada menção.
   Em base secundaria offerece 11 differentes cursos de 4 annos, em 11 diversas profissões, para o que conta com 22 officinas.
   É nessa escola que o grande methodo do General Armstrong teve mais completo desenvolvimento, com uma educação para o trabalho e pelo trabalho.
   A duração do dia escolar ahi é de 10 horas, porque o Hampton Instituto insiste especialmente no hard-work, dividido em treino academico, technico e pratico.
   O trabalho pratico é realizado em vista de combinar o aspecto educativo com o aspecto productivo e os estudantes ganham por todo trabalho de valor commercial que venham a realizar.
   Mas, de nenhum modo se sacrifica o caracter de escola que têm as officinas. Ellas produzem, porque professores e discipulos se empenham ahi num treino intelligente e de trabalho applicado e real, mas nem por isto perdem o seu caracter de laboratorios e não de officinas de exploração industrial.
   A escola faz toda sorte de reparos nessas officinas. Não busca nisto economizar ou lucrar, mas somente offerecer opportunidades aos estudantes.
   O treino, esse treino applicado que á primeira vista é economico para o estabelecimento, representa uma das suas mais vastas despesas.
   Primeiro, a escola paga rigorosamente o valor de todo trabalho feito; segundo, como é natural, nem sempre a experiência se fará sem algum prejuizo de tempo ou mesmo de material.
   Não se pense, porem, que por acaso os resultados do curso desses estudantes é imperfeito. Os trabalhos realizados pelos alumnos de Hampton são inteiramente notaveis e estão á vista de qualquer visitante nas mobilias das casas, em estuques, de salões, em pinturas , em machinas, em todos os ramos do ensino technico-profissional.

   A continuidade do Instituto

   Um outro facto desse Instituto, que merece menção, é o departamento dos antigos alumnos que funcciona conjunctamente com o registro de matricula.
   O alumno que é admitido em Hampton, tem uma ficha individual completissima com toda sua historia anterior. E o collegio não o perde, depois, de vista.
   A lealdade ao collegio é mantida de um modo muito affectuoso. O collegio se interessa pela sorte e pelo destino do estudante.
   Por occasião do Natal, são enviadas cartas a todos os graduados de Hampton. No anno passado 10.000 foram enviadas e o Instituto recebeu resposta de cerca de 5.000, o que me parece extraordinario.
   É isso, na verdade, um traço caracteristico de Hampton e que o marca com os seus distinctivos de instituição verdadeiramente educativa e paternal para os seus alumnos.
   Hampton, costumava dizer o General Armstrong, é uma familia.

   Extensão agricola em Hampton

   Funccionando em connexão com o Instituto de Hampton, ha um serviço de extensão rural e domestica, mantido pelo governo federal é auxiliado pelos governos estadual e municipal.
   Esse serviço constitue, nos Estados Unidos, qualquer cousa similhante á nossa Inspecção Agricola, mas assenta em uma base inteiramente differente.
   O serviço de extensão agricola, que praticamente existe em todo collegio de Agricultura, é levado a effeito por um Superintendente e varios agentes municipaes que trabalham para o progresso e adiantamento das condições agricolas e das condições sociaes das pequenas communidades ruraes e das fazendas.
   Não tem nenhum supprimento material de mechanismos ou de fazendas ou seja do que fôr.
   Os seus methodos são os methodos da inspiração pessoal. Discutem, ensinam, aconselham, assistem. Organizam sociedades locaes. Meetings de fazendeiros. Clubes de rapazes e moças. E com esses elementos realizam certames, operam demonstrações e fazem um trabalho que todo o mundo hoje reconhece como um dos mais valiosos para o progresso das condições locaes.
   Estive longamente com o Superintendente do Serviço em Hampton e dois dos seus agentes.
   Percorri os seus albuns, onde elles collecionaram os innumeros contrastes entre o que encontraram e que ha hoje nessa municipalidade. É edificante. E tudo feito com o unico meio da propaganda pessoal, intelligente e generosa desses agentes ... civilizadores.
   O serviço está em connexão com o collegio, no intuito de aproveitar-se dos laboratorios e dos especialistas do instituto, para as necessidades do serviço de inspecção.


Página anterior Página 41/72 Próxima página
Índice