Desenho, Artes Industriaes e Economia Domestica

   É expressiva uma visita a esse departamentos, exactamente porque não são dos mais bem aparelhados e, entretanto, realizam a sua missão.
   Devo notar que nenhuma dessas materias é inteiramente compulsoria. O desenvolvimento da escola elementar tem levado, nos systemas adiantados de ensino, á especialização de professores para esses ramos da educação. Dahi constituirem elles cursos electivos.
   Desenho, entretanto, é requerido para o curso nº I. A professora tem apenas 2 horas por semana.
   O curso tem, porem, uma finalidade modesta. Educa certa apreciação artistica e fornece uma pequena e relativa habilidade. Pouco depois, porem, nos surprehendemos ao visitar as classes primarias, onde esses estudantes trabalhavam, ao vêr a graça e colorido com que as salas estão decoradas.
   O trabalho manual, no departamento de Artes Industriaes, comprehendendo trabalho em madeira e modelagem é tambem reduzido e modesto. Propõe-se a fornecer uma habilidade geral no manejo de instrumentos e na execução de algumas peças elementares de trabalho, mais ou menos adaptados á criança.
   O departamento de economia domestica comprehende cozinha e administração de casa e costura.
   Quero accentuar a relativa falta de relevo que se está pondo nesses elementos reputados capazes de enriquecer todo o curso.
   Hoje o methodo com que se procura ensinar qualquer materia, torna todo o ensino primario perfeitamente educativo, emquanto que anteriormente a maior facilidade do trabalho pessoal e criativo em desenho e artes, punha um especial interesse nessas materias.
   Não se tome, pois, essa observação como um signal de que está a relegar o valor desses cursos, mas como signal de um adiantamento no methodo das demais materias.

   Praticas de ensino

   A pratica de ensino no Collegio Normal de Farmville se faz na escola annexa de pratica, e em tres escolas ruraes consolidadas proximas da escola.
   Essa pratica de ensino, que é de tres meses nos cursos de dois annos, se faz em estreita coordenação com o departamento de educação. Em suas linhas geraes obedece ao plano desenvolvido em Towson.
   Nas escolas ruraes é curioso observar que todo o ensino é ministrado por estudantes, que se revezam de tres em tres mêses.
   A escola de Prospect que visitei, uma nova escola consolidada com os cursos elementar e secundario, tem nos seus 7 primeiros gráus apenas uma professora permanente, sendo todos os gráus regidos por estudantes sob a sua inspecção. A escola tem 300 alumnos.
   Os cursos funccionam regularmente e na minha inspecção pude notar segurança e commando dos methodos de ensino.
   A escola annexa tem, entretanto, organização mais moderna e deixam a impressão de methodos mais vivos e interessantes de ensino.

   As materias profissionalizadas

   Existe hoje uma tendencia geral nas escolas normaes, para profissionalizar todos os seus cursos, isto é, para os ministrar em vista da finalidade geral da escola: ensinar a ensinar.
   Assim, os diversos departamentos, ao mesmo tempo que orientam os seus cursos no sentido objectivo de ensinar a materia, offerecem-na, muitas vezes, junctamente com o seu methodo.
   O caso mais expressivo, no collegio de Farmville, da realização dessa tentativa, está no departamento de geographia, dirigido por Miss Grenels.
   Miss Grenels, por mais de uma hora expoz-me o seu methodo de trabalho e os proveitos que estava retirando desses cursos. A materia, em si, geographia, é ensinada, mas, em funcção do methodo especial dessa sciencia, de que ella offerece uma intelligente e original concepção.
   Eu devo dar, com as proprias palavras de Miss Grenels, uma idéa mais exacta de como ella comprehende o ensino de geographia.
   "O fim deste departamento (de geographia), diz a illustrada professora, é triplice: treinar o estudante em observar com detalhe e exactidão o mundo em que vivemos, notar as forças em trabalho, moldando a sua superficie e preparando-a para ser a residencia do homem, raciocinar percucientemente sobre os phenomenos apresentados pela observação e exprimir clara e concisamente as conclusões a que podia chegar; leval-o a sympathias mais largas e mais generosa visão, da humanidade, atravez do estudo das raças de seus habitats, suas industrias e seus habitos e reacções geraes (responses) ao meio physico; e terceiro, preparar o estudante para ensinar geographia na escola publica."
   Como realiza ella esse ambicioso programma?
   Não haveria melhor illustração do que traduzir o relato de alguma de suas aulas, relatos com que Miss Grenels me distinguiu. Mas, a extensão e a minucia desse trabalho não me permittem pol-o em meio a essas notas.


Página anterior Página 55/72 Próxima página
Índice