Como se vê, o anno escolar é dividido em tres periodos e as classes em tres grupos, - A, B, C.
   Isso permitte uma inteligente organização para a pratica de ensino, que cada grupo faz em periodo differente, e ao mesmo tempo facilita a organização de pequenos cursos que podem se differentemente escolhidos pelas alumnas.
   Alem disso o 3º e 4º anno e todos os annos do curso III offerecem varias horas de classe para materias electivas.
   Vejamos, embora ligeiramente, quantas materias diversas offerecem esses cursos.
   As materias ensinadas são distribuidas por departamentos, cada um dos quaes tem um ou mais professores e varios assistentes.
   Os departamentos são os seguintes:
   Biologia (para professor da escola secundaria), comprehendendo 11 diferentes cursos:
   Chimica e Physica, 8 differentes cursos;
   Desenho, 5 differentes cursos;
   Educação, 26 differentes cursos;
   Inglês, 26 differentes cursos;
   Geographia, 12 differentes cursos;
   Orthographia, 2 cursos differentes;
   Historia e Sciencias Sociaes, 24 cursos differentes;
   Economia Domestica, 26 cursos differentes;
   Artes Industriaes, 17 cursos differentes;
   Latim, 14 cursos;
   Mathematicas, 14 cursos;
   Linguas Modernas, 12 cursos (francês), 12 (espanhol);
   Musica, 15 cursos;
   Saude e educação physica, 15 cursos;
   Leitura e Drama, 5 cursos.
   Alguns desses cursos são identicos e contam apenas por serem ministrados em differentes periodos.
   Á primeira vista parece um exaggêro e que tal organização não pode ser levada a cabo sem um immenso numero de professores ou uma immensa complexidade burocratica.
   Nem uma cousa, nem outra. Por exemplo, o departamento de educação offerece 26 differentes cursos e conta com apenas nove professores.
   Os seus cursos são os seguintes: Psychologia educacional; Educação da primeira infancia (early childhood); Psychologia da leitura; Principios de Methodos de Ensino; Pratica de ensino; Psychologia do Apprender; Pratica de ensino em Kindergarten; A criança em idade pre-escolar; Educação Secundaria; Psychologia das Differenças Individuaes; Psychologia Aplicada; Medidas educacionais (tests); Historia da Educação; Historia da Philosophia; Philosophia de Educação; O curriculum da Escola Elementar; Administração educacional; Inspecção e Administração de Escola Elementar; Inspecção de Escola Elementar; Administração e Inspecção de Escolas Ruraes; Inspecção de Escola Rural; Concepções philosophicas da Sciencia Moderna; Ethica; Esthetica.
   Desses cursos alguns são obrigatorios, outros interdependentes e deve ser tomados conjunctamente, e os demais são electivos.
   Mas, para permittir essa riqueza de programma é preciso que o professor dê todo o seu dia ao collegio e trabalhe de 15 a 18 horas em classe, por semana.
   Poucos são os professores em Farmville que não têm esse numero de aulas e todos elles não têm outra actividade sinão a de professor.


Página anterior Página 54/72 Próxima página
Índice