O SYSTEMA ESCOLAR DE UMA GRANDE CIDADE

A minha visita a Cleveland, onde cheguei na manhã de 18, visava, não só entrar em contacto com um grande systema escolar, como tambem conhecer mais de perto um pouco da explendida organização industrial e technica de suas escolas.
   O primeiro item, podia parecer, seria melhor realizado em New York.
   A vastidão, porem, do systema escolar novayorkino, cujas escolas publicas registaram este anno um milhão e cem mil crianças, com sua suprema complexidade, que somente o genio organizador da America consegue vencer, me levou a desistir da tentativa de estudal-o. Tomaria tempo e não me offerecia nenhum proveito immediato.
   O systema escolar de Cleveland, é o systema escolar de uma cidade de cerca de um milhão de habitantes. A liberalidade e a variedade de suas organizações, depressa me levaram a considerar impossivel ter qualquer idéa detalhada do systema, no dia e meio que o meu itinerario, abreviado com a urgencia de minha volta á Bahia, fixava para essa cidade.
   Detive-me na Divisão Vocacional e de Artes Praticas, organizando as minhas visitas em ordem a ganhar uma visão concreta do trabalho dessa divisão nas escolas publicas.
   Até esse momento a minha excursão se fizera por centros de educação, onde uma instituição especial centralizou o interesse da visita.
   O contacto com uma cidade como Cleveland é util para collocar o visitante estrangeiro em condições de observar a unidade com que o mundo americano se desenvolve. Os methodos que governam a industria, os methodos de precisão, rendimento e organização são os mesmos que governam as escolas. As duas machinas, a industrial e a escolar, marcham paralellas, mutuamente se enriquecendo e uma sobre a outra exercendo salutar e intelligente influencia. É um facto similhante ao que se observa na vida industrial deste paiz, - da perfeita collaboração da sciencia com a industria, que permitte dizer com segurança que o seu avanço se faz debaixo de bases tão lucidas, que, desconfiar do seu indefinido progresso, é desconfiar das possibilidades da intelligencia. Esse facto é mais um dos muitos que distinguem a civilização americana da européa. O industrial europeu põe dez annos em uma transformação de sua fabrica, máu grado o inventor lhe dizer que sua machina produz dez vezes menos do que a nova que elle lhe traz. O industrial investiu o seu dinheiro nos actuaes machinismos e os seus cinco ou dous annos de trabalho não compensam ainda o capital investido. O americano põe um mês, dispendendo milhões, para transformar a sua empresa, afim de ganhar um decimo mais de efficiencia. Uma civilização trabalhada por esse poderoso bomsenso, merece o logar que occupa hoje no mundo.
   A escola publica não tem motivos para não obedecer ao mesmo systema. Tambem ella é uma machina e tambem ella tem o seu producto. E tambem ella deve conservar o accelerado passo dessa civilização para não se tornar esteril ou inutil. Não ha na America nada desse contraste que friza violentamente o nosso progresso, entre a organização commercial ou industrial e a organização burocratica.
   Ao entrarmos nos escriptorios de um Conselho de Educação, nada distingue-os do ordinario escriptorio commercial. As mesmas horas de trabalho, a mesma febre de actividade, a mesma efficiencia. Em Cleveland, esse Conselho tem a administração de $19.598.807.00 dollares e a tarefa de coordenar a educação de 140.000 crianças. Para dar uma idéa da efficiencia dessa organização basta determo-nos um instante na sala, onde seis moças organizam todo o servoço de lunch nas escolas de Cleveland.
   O orçamento escolar dá-lhes $20.093.00 para esse serviço.
   No ano passado, o movimento desse serviço foi de $622.194,64 dollares, sendo servido, diariamente, lunch a 36.000 alumnos. A divisão é hoje uma self-supported divisão, tendo havido, no anno passado um superavit, o que, apenas, justificou um córte nos preços, porque o serviço de lunch é um serviço da assistencia. Como se vê, o perigo na America é que a instituição dê lucro. Entre nós, o deficit seria fatal.
   A directora desse departamento mostrou-me toda a escripturação: simples, intelligente, rigorosamente dirigida por methodos de commercio.
   Mais adeante, estudando a organização da escola profissional em Cleveland, apontarei mais em detalhe o modo com que a escola procura satisfazer as necessidades da industria.