A Wilson Junior High School

A organização escolar de Cleveland é baseada no plano hoje reputado na America, o melhor isto é, no plano 6-3-3. Poucas cidades o têm adoptado. Esse plano de 6 annos de escola elementar, 3 annos de Junior High School e 3 annos de Senior High School, para substituir o antigo 8-4, isto é, 8 annos de escola elementar e 4 de High School, é reputado mais ajustado e economico. Effectivamente, representa tambem um systema mais avançado de ensino. Os dois annos tirados à escola elementar, não mudaram simplesmente de posição. O que se verificou foi que uma organização cada vez mais efficiente permitte dar em 6 annos a educação que se dava antigamente e que muitas escolas ainda dão hoje em 8 annos. De sorte que o novo typo de organização enriqueceu o periodo secundario com mais de dois annos. A sua divisão em dois periodos de tres annos, com a Junior e a Senior High School, representa somente esse desejo de flexibilidade do americano. Praticamente, os tres annos de Junior High School constituem o periodo obrigatorio, em varios estados, de educação secundaria do americano.
   A organização dessas escolas secundarias é inteiramente diversa da idéa corrente de educação secundaria em nosso paiz. A escola secundaria aqui está penetrada da mesma idéa de educação popular que reveste totalmente a idéa de educação primaria. Não é a escola de cultura, no velho sentido da palavra, nem a escola de classe. É a escola que, como elementar, se destina á immediata preparação para a vida. Eu emprego, hoje, como hesitação essa idéa de preparo, porque em rigôr ella não é exacta.
   Educação, nos Estados Unidos, nunca é demais repetir, se propõe não a preparar para a vida, mas a ser a própria vida. É preparação para a vida no sentido em que podemos comprehender que os nossos dias passados e os nossos dias presentes preparam-nos para os dias que hão de vir. Não é preparação, no sentido em que temos educação em nosso paiz, -uma como segregação, em que vivemos uma vida tão parcial e tão artificial que, de facto, a nossa impressão é que não vivemos, mas nos preparamos para viver. Dahi aquella emphase em entrada na vida, que faz dos nossos dias de formatura uma cousa tão ridìculamente significativa.
   A escola é, pelo contrario, na America, um logar onde a vida moderna e a vida actual circula livremente. Ha, por certo, mais que fazer ainda e os americanos estudiosos não estão satisfeitos com os actuaes standards escolares, insistindo por mais perfeito ajustamento (V cap Rec. do Curriculum); mas isto não impede que a impressão de um brasileiro seja sem rebuços plenamente satisfactoria.
   A Wilson Junior High School tem os seus tres annos de curso divididos em 6 periodos semestraes. Mais um esforço para a flexibilidade e ajustamento.
   O curriculum é o seguinte:

1º ANNO
1º semestre

2º semestre

Por semana

Inglês

Inglês

Arithmetica

Arithmetica

Geographia
Geographia
Educação physica e hygiene