O numero de membros augmentou de 2000%
   Foi esse o programma desenvolvido em 1918, quando a Associação elegeu a Comissão de Emergencia em Educação:
   1. Alistamento de todos os professores e administradores para a formação de um espirito de profissão no serviço de ensino.
   2. Definido esforço para obter que todos collaborem nos seus problemas.
   3. Um movimento conjuncto para a criação de um Departamento de Educação.
   4. Promovêr o principio de igualdade de opportunidade educativa.
   5. Movimento para um adequado supprimento de professores educados e professionalmente treinados para todas as escolas.
   6. Estudos scientificos do salario que conduzam á adopção de melhor salario do que os que actualmente vigoram.
   7. Desenvolvimento de investigação educacional e de publicidade em uma larga base nacional e o uso da repartição central, como uma "clearing house".
   8. Relacionar definidamente a organização central de N.E.A. com os mais largos interesses publicos da America.
   9. Planos progressivos para a americanização do immigrante e para a completa extincção do analphabetismo entre os nacionaes (American-born).
   10. Desenvolvimento de mais intima relação entre escola e o publico.
   11. Desenvolvimento dos ideaes internacionaes em educação e dos ideaes da Federação Mundial de Associações Educacionaes.
   12. Uma base mais scientifica para tests e medidas, na sua applicação ao trabalho escolar.
   13. Desenvolver o sentido nacional de economia e poupança, por meio de uma larga diffusão de conhecimentos financeiros e praticos a esse respeito.
   14. Expansão da Junior high-school do junior college e augmento das vantagens vocacionaes.
   15. Desenvolvimento de um plano para obter que a escola possua sempre um progressivo curriculum e uma attenção continua para a perfeita integração dos cursos no curriculum.
   As reuniões nacionaes, as reuniões locaes, o constante trabalho dos orgãos permanentes, uma revista - O Jornal da N.E.A., e os Boletins de Investigação publicados pelo Bureau de Investigações - desenvolvem, dia a dia, com maior efficiencia esse alto e largo programma.
   As publicações da N.E.A. se encontram em todas as bibliotecas, em todos os cursos de educação e na mão de todos os estudiosos do assumpto.
   Um reconhecimento, dia a dia maior, dado á profissão do mestre, um contacto mais perfeito entre professor, director das escolas e superintendentes, as vantagens de uma larga associação unificada para promover a solução dos problemas educacionaes e a Semana Americana de Educação, são os resultados que honram a N.E.A.
   A semana Americana de Educação, é uma instituição da N.E.A. Estava-se em plenos preparativos para esse acontecimento, na séde da sociedade, por occasião de minha visita. Consiste em uma semana, neste anno, de 7 a 13 de Novembro, em que toda a nação, desde a mais insignificante villa até as grandes metropoles, dedica especial attenção ás suas escolas.
   - Pode o snr. Imaginar, dizia-me o snr. Crabtree, o que não significa ter todo o paiz, ao mesmo tempo, pensando no seu mesmo grande problema da educação?
   O programma dessa semana é, ao mesmo passo, simples, exequivel e efficiente.
   O seu fim é pôr o publico em contacto com o actual trabalho das escolas, seus ideaes, suas conquistas e suas necessidades.
   A sua realização consistirá em que todo pae e toda mãe visite, pelo menos uma vez, durante esta semana, a escola do seu filho.
   O seu programma, pelos 7 dias, obedece aos seguintes objectivos cadiaes da escola:
   1. Bôa saude,
   2. Digna vida de familia,
   3. Commando dos instrumentos, da technica e do espirito de saber,
   4. Leal civismo,
   5. Efficiencia vocacional,
   6. Sabio uso dos lazeres e
   7. Caracter
   O primeiro dia será o dia da Saude, o segundo, o dia da Escola e da Familia (home), o terceiro, o dia da Escola, o quarto o dia da Opportunidade, o quinto, o dia do Armisticio (11 de nov.), o sexto, o dia da Communidade, o setimo, o dia de Deus e da Patria.
   O snr. Crabtree trabalha para uma semana internacional de educação, - quando espera que o Brasil ha de cooperar valiosamente.