Mas, na America, é differente. O typo moço de civilização deste paiz tem, não literariamente, mas concretamente, realmente, todas as qualidades de mocidade. Essas nobres qualidades de esquecimento de si mesmo e de uma constante e despreconcebida e quasi involuntaria dedicação a uma causa ou a um serviço.
   O desenvolvimento da educação nos Estados Unidos se faz numa progressão geométrica. Os últimos vinte e cinco annos representam um progresso maior que o dos 75 annos anteriores e os últimos 10 annos são espantosamente mais significativos do que os 15 que os precedem.
   A properidade da N. E. A. data desses últimos dez annos.
   Em 1917, a Associação transferiu a sua séde central, de Ann Arbor em Michigan, para a capital do paiz e data dahi o seu florescimento. Quando esse facto se deu, a Associação já era uma sociedade plenamente victoriosa. Seguindo as leis de um desenvolvimento natural, ella já existia praticamente em todos os estados, quando se resolveu a dar organização definitiva ao seu orgão central.
   A sociedade era nacional porque a sua actividade se fazia sentir em todo o paiz por meio de innumeras organizações locaes.
   Justificava-se então um orgão central em Washington.
   No Brasil a Sociedade existe no Rio de Janeiro e por isto é nacional.
   É ainda para notar que esse orgão não é propriamente um orgão director. A vontade da Associação não é a vontade de Washington. A vontade da Associação não é a vontade nacional. A Associação tem duas grandes reuniões nacionaes, por anno, nas quaes funcciona como corpo legislativo e emitte resoluções que vão ser realizadas pelos seus diversos corpos executivos.
   Esses corpos executivos locaes, central e estuduaes, são simples e efficientes. Um conselho, com um presidente; um secretario que é o poder executivo; e um corpo de funccionarios.
   Um projecto, uma suggestão parte de Washington e é simultaneamente estudada em todo o paiz.
   É, como se vê, uma organização viva, lidimamente nacional e dahi a sua incomparavel efficiencia.
   Fundada em 1857, ella progrediu lentamente mas seguramente. A sua primeira organização era, como diz o snr. Crabtree, uma especie de convenção organizadora, consistindo praticamente em uma associação de administradores da instrucção publica, dispostos a desenvolver, atravéz da educação, um espirito de mutuo entendimento e de unidade entre os estados.
   Mas, a prova de quanto esse trabalho inicial foi fecundo, desenvolvendo um espirito profissional entre os diversos operarios da escola publica, foi o apello em 1917, para o serviço de emergencia em educação, á collaboração dos proprios mestres e professores no estudo dos problemas educacionaes.
   Essa participação dos professores ganhou, immediatamente, um extraordinario impeto.
   Esses ultimos dez annos marcam essa ascensão com as cifras que alinho, a seguir:

1917

1927