Recrutamento dos alumnos

Voltando á escola, iniciei a minha visita pelo departamento de matricula.
   Visinho ao gabinete da directora, está esse departamento a cargo de quatro senhoritas das quaes uma é chefe.
   Todo o movimento de secretaria, inclusive o movimento financeiro, se faz nesta sala, dirigida por um espirito de intelligencia e organização que as mulheres como os homens possuem, alli, igualmente.
   As 670 alumnas do curso normal da escola, têm registrados, sendo facillimo observal-os e vêl-os, todos os seus caracteristicos de identificação, inclusive retrato, todas as suas notas de classe, todas as suas ausencias ou as suas chegadas tarde ás aulas, todos os factos de sua vida acdemica.
   A simplificação não está no serviço, mas na sua organização. Nenhuma das nossas secretarias, apezar de toda sua estupenda complexidade burocratica, tem um numero de informações similhante ao dessas secretarias de collegio.
   Ao desejar matricular-se, o candidato ESCREVE á escola pedindo informações. A secretaria envia uma formula para ser preenchida onde se pedem nome, data do nascimento, residencia, escolas secundarias cursadas, collegios ou escolas normaes frequentadas, os gráus que já possue, si já teve pratica de ensino e onde, para que deseja se preparar, si deseja ser interno, e então a quem deseja como companheiro de quarto.
   Do outro lado da pagina, o candidato assigna um compromisso de servir, pelo menos dois annos, nas escolas publicas do Estado e no caso de não satisfazer esse compromisso, de indemnizar a escola com $30000, por anno de curso. Esse termo é contra-assignado pelo pae ou tutor do candidato, que assume a responsabilidade financeira da obrigação assumida pelo filho ou tutellado e por tres outras testemunhas que asseguram a honorobilidade do candidato.
   Adiante, em outra pagina, uma recommendação formal e favoravel do director da escola secundaria cursada pelo candidato é exigida, em que esse director fornece indicações sobre o caracter, hebitos de estudos e qualidade do trabalho intellectual do alumno, alem da sua recommendação pessoal á admissão do candidato.
   Na quarta pagina da formula, o candidato indica minuciosamente todas as materias que cursou, no instituto secundario, numero de semanas de aulas e de classes e notas e os resultados obtidos em cada anno.
   O alumno, então, ao chegar á escola, é submettido a um exame, por meio de tests mentaes, e si tiver a qualidade de intelligencia exigida para o trabalho escolar, será admittido.
   Essas ultimas exigencias representam um esforço actual dos mais adiantados estados da America, para elevar o nivel intellectual dos estudantes das Escolas Normaes.
   Como em toda parte do mundo, tambem na America não é o alumno mais intelligente que procura ser professor primario. Os collegios com seus diversos bacharelados e depois as universidades attrahem os alumnos mais capazes.
   A complexidade porem dos estudos de educação, a elevação das escolas normaes á categoria de collegios, a identificação dos professores primarios aos professores secundarios, inclusive nos salarios, e as novas exigencias dos requerimentos de admissão, são os passos com que, na America, se está procurando tornar o professor primario um factor intellectual de primeira classe.
   É inteiramente recente esse movimento para uma preparação mais adequada do professor primario.