Organização da escola

   A escola normal de Towson se compõe de um curso normal de dous annos e uma escola elementar, inclusive Kindergarten, que funcciona com laboratorio para a pratica de ensinar.
   O curso normal prepara professores para escolas ruraes, para as escolas urbanas e o jardim de infancia. O professor da escola rural é treinado em todos os gráus ou nos tres primeiros e nos quatro ultimos gráus da escola elementar segundo se destina a ser mestre nas escolas isoladas ou nas escolas de dois ou tres professores.
   O professor para a escola urbana é treinado para o gráu especial que deseja ensinar.
   Todos os alumnos, no primeiro anno, recebem uma preparação igual e uniforme, findo o qual procedem á opção da carreira especial a que se destinam.
   O curso propriamente dito é dividido em tres departamentos, um de materias ensinadas do ponto de vista profissional (professionalized subject-matter), outro de cursos de educação e terceiro de pratica de ensinar.
   Esses tres departamentos trabalham por uma constante cooperação mutua, buscando atravéz dos seus diversos dar ao curso uma unidade tão completa quanto possivel.
   O director do curso ensina, tendo estrictamente em vista o departamento central que introduz o alumno directamente na arte do ensino. Os cursos de educação são fornecidos no mesmo sentido.
   Os programmas de um e outro são organizados de sorte que satisfaçam as necessidades do treino dos professores.
   Desçamos a alguns detalhes.
   A introdução á Arte de Ensinar é um curso do primeiro anno, dado em 12 semanas, no primeiro termo do anno, com tres periodos ou horas, por semana.
   É um curso de orientação, destinado, primariamente, a introduzir os estudantes, através de observação directa, leitura e discussão, nos caracteristicos da escola moderna. Porpõe-se ainda a dar ao estudante especial treino na exacta observação das actividades da criança na escola e na seleção e interpretação dos factores mais significativos dessas actividades. Além disso esse curso põe o estudante em contacto com os livros relacionados com o actual desenvolvimento das escolas e com toda litteratura de historia, sciencia, etc., que lhe possa fornecer uma visão mais aguda do presente sentido e significação da educação, e o inicia nos methodos de discussão em grupos, fornecendo-lhe as primeiras bases para a escolha da sua carreira.
   O curso é dado em duas alunas, por semana, e uma hora de observação directa na escola elementar.
   O segundo curso ou de participação comprehende igualmente 12 semanas, com tres horas semanaes, duas das quaes são dispendidas na escola elementar e uma em conferencia ou aula.
   Ministrado no primeiro anno do curso, os seus principaes fins são:
   1) introduzir os estudantes no trabalho da escola elementar;
   2) fazer o estudo, durante o periodo de treino, bastante concreto;
   3) assistir os estudantes, por meio de participação, nos gráus iniciaes e superiores da escola elementar, na sua escolha de carreira;
   4) preparar o estudante para a profissão de mestre, atravéz de observação e de alguma participação no ensino.
   O terceiro curso se divide em dois outros differentes, um para os estudantes que escolheram o trabalho rural, outro para os que escolheram o urbano.
   Aos alumnos que se destinam ao trabalho rural, esse curso é dado no segundo anno, em doze semanas, e tres horas por dia. As primeiras seis semanas são despendidas na escola elementar annexa e as segundas seis semanas nas escolas da municipalidade, escolas selectas que constituem - centros de pratica de ensino da Escola Normal.


Página anterior Página 27/72 Próxima página
Índice