Devo dizer que cada escola tem aqui a sua Associação de Paes e Metres, estando todas essas associações locaes consolidadas em dois Conselhos Geraes, - um para as escolas de brancos e outro para as de negros.
   O trabalho dessas associações é, dia a dia, de mais valia.
   Mas, voltando ao film, o sr. Clarence Cooper obtece-me uma projecção especial para que eu pudesse completar, por uma vista de conjuncto, a minha idéa do systema escolar sob sua direcção.
   O film é imaginado com muita intelligencia, constituindo uma historia que se acompanha com crescente interesse, sejamos leigos ou technicos em questões de ensino.
   Um cavalheiro dos seus 32 annos, supposto ser um cidadão commum de Towson, representante da opinião publica de sua villa, apparece em seu gabinete lendo alguns versos que lhe lembram os seus tempos de meninice e de escola. O fio das recordações o conduz então á sua minuscula escola rural de uma unica sala, e ás scenas de camaradagem e de amizade que mais o penetraram nesse periodo inicial de sua educação.
   Levado pelas suas saudades, no dia seguinte, não resiste á tentação de revêr a sua pequenina escola. Encontra-a, porem, abandonada e vazia. Sentado, então, na sala deserta, elle passa em revista todas as scenas do seu tempo. A opportunidade vale uma feliz exposição dos velhos methodos formaes. A opportunidade vale uma feliz exposição dos velhos methodos formaes de ensino, das pessimas condições hygienicas da escola, enfim do estado em que a educação em que a educação se encontrava, nessa communidade, no principio do seculo.
   Ao se retirar, o nosso cavalheiro se encontra com uma senhora, que succede ser uma sua amiga collega de escola.
   - Que succedeu com a nossa antiga pequenina escola?
   - Com que então não sabe que hoje a escola consolidada está a substituir a nossas velhas escolas de uma unica sala? Com essa que ahi está fechada, dezenas de outras ja se fecharam.
   E a senhora que estava em caminho para uma reunião da Associação de Paes e Mestres, em um dos grandes edificios das escolas consolidadas, o convida a acompanhal-a.
   Na reunião, propõe-se a nomeação de uma commissão para auxiliar a construcção de novas escolas. O nosso amigo é indicado para fazer parte. Mas, allega não o poder acceitar, porque não vê a necessidade de tão espantosas despesas com a instrucção publica, quando no seu tempo tudo se fazia com muito menos.
   Uma das inspectoras escolares, apreciando a sua franqueza, declara-lhe que o Superintendente, o sr. Clarence Cooper, teria muito prazer em acompanhal-o em uma inspecção pelas escolas.
   Acceita a idéa, a fita transcorre toda narrando essa visita. Tudo é focalizado com muito caracter, muita exactidão e muita realidade.
   A actividade de alumnos e mestres é estudada em detalhe.
   Os edificios são apresentados minuciosamente, permitindo exame do apparelhamento, da mobilia e do material didacto.
   As escolas apparecem em pleno funcionamento, podendo-se acompanhar o ensino de varias disciplinas em seus novos methodos.
   A classe de latim, por exemplo, offerece uma demonstração do seu trabalho, terminando pela dramatização de um casamento em tempo dos romanos, pelos proprios alumnos; a de mathematica em varios trabalhos de grupos, preocupados com a solução de problemas; as de biologia e botanica com experiencias ou com exercicios no campo; todas as actividades de jogos e recreios tem especial relevo; o serviço de inspecção medica e de assistencia dentaria, a applicação de tests de escolaridade, lições de historia com optimos apanhados do trabalho pessoal dos alumnos, as officinas de trabalho manual e as vantagens da escola consolidada, com o fácil e vantajoso transporte dos alumnos, tudo é apresentado de modo interessante e moderno.
   E isso, em pleno campo, com predios soberbos, isolados, cheios de ar, de luz e de grandeza, sem vestigio de cidade, com seu acanhamento de espaço, com suas difficuldades educativas, com o seu congestionamento.
   Si nos detivermos no estudo da situação, não em si mesma, mas em relação ao que existe nas outras partes do mundo, então tomamos o pulso ao milagre que realizou essa communidade rural de Baltimore, sob a intelligente direcção de Clarence G. Cooper.

Página anterior Página 24/72 Próxima página