O progresso escolar da municipalidade
Dispendi uma tarde inteira percorrendo compos e visitando cinco escolas ruraes, de um, doi e quatro professores. O snr Cooper, para ser leal commigo, levou-me indistinctamente ás suas escolas, peores e melhores. Mas, umas e outras apenas com differença de gráu, surprehenderam o bahiano pouco habituado com esses espectaculos em suas cidades brasileiras, quanto mais em pleno campo.
Já não me quero referir ás construcções modernas em que o menor detalhe é previsto para a commodidade, para a amplidão, para a uniformidade de luz e de aeração das escolas; nem me quero tambem referir á riqueza dos recursos e supprimentos de material didactico, nem ao movimento de omnibus e de automoveis, nem ás admiraveis intallações de apparelhos gymnasticos nos campos das escolas.
Quero referir-me ao methodo e á organização de ensino que fui encontrar nas escolas ruraes, em pleno interior do estado de Maryland.
Assisti a exercicios de todas as classes desde as primeiras até as mais adiantadas.
No primeiro curso fui encontrar a organização escolar que caracteriza a Lincoln School da Universidade de Colombia, uma escola de experimentação destinada a ensaiar os mais perfeitos methodos de ensino.
As carteiras são substituidas por mesas e cadeiras e o ambiente em nada se aprproxima do ambiente tradicional das escolas, ganhando consequentemente em realidade.
Nesses gráus iniciaes o professor procurava despertar uma livre e independente actividade por parte das crianças e realizar tanto quanto possível o conselho de Dewey: educação não é preparação para a vida, mas é a propria vida.
Ao progredir nos outros gráus, o mesmo methodo de trabalho individual é desenvolvido e as lições são verdadeiros trabalhos de estudo e de investigação.
A professora dá problemas aos alumnos, fornece-lhes as fontes de informações e os alumnos buscam e pensam por si. Outras vezes um grupo trabalha em conjunto em problemas mais complexos.
É um prazer vêr aquellas pequenas crianças com processos pessoaes de estudo e com preocupação de investigação e de pensamento.
O que se apprende assim não é o meio-saber de nossas escolas, mas um saber criador e pessoal, que fortalece a intelligencia e desenvolve a originalidade. Das escolas que visitei, todas, excepto uma, tinham menos de 4 professoras. De sorte que todas se occupavam de differentes grupos e todas tinham um excesso de trabalho, mas isso apenas as tornava mais exactas e mais esforçadas na realização das vantagens dos modernos methodos de ensino.
O espectaculo de Flemington estava singularmente alargado e engrandecido nessas progressivas escolas ruraes de Baltimore.***
Por mais extensa que fosse a minha visita ella nunca seria completa, si a gentileza do snr. Clarence Cooper não me proporcionasse, no fim da tarde, uma opportunidade especial para perceber o progresso de suas escolas.
Exactamente neste anno, em 1927, o presidente do Conselho Municipal de Educação completou vinte e cinco annos de effectivo serviço nesse Conselho.
A Associação de Paes e Mestres (P.T.A.), para commemorar esse facto, organizou, em homenagem ao snr. Samuel M. Shoemaker, um film em que se procurou, com extraordinaria felicidade, fazer uma demonstração dos progressos escolares desses ultimos 25 annos, na Municipalidade de Baltimore.
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