Finança Escolar

A municipalidade de Baltimore, com sede em Towson, tem o seu governo organizado em Conselho Municipal de Commissarios, que exerce poder executivo e legislativo.
   Esse conselho lança e cobra as taxas locaes e ao mesmo tempo recolhe as taxas estaduaes.
   Com relação ao serviço de ensino, elle funcciona de modo singelo e efficaz.
   O Superintendente das Escolas organiza o orçamento escolar. Esse orçamento é submetido ao Conselho Municipal de Educação e depois de approvado é enviado para o Conselho dos Commissarios, que o discute e approva.
   Approvado o orçamento, esse ultimo Conselho, depois de verificar o auxilio que recebe a municipalidade por parte do Estado, lança as taxas necessarias ao prehenchimento do total das despesas com o serviço escolar.
   Tenho á minha vista o lançamento geral para o anno de 1927, sobre propriedade pessoal e real.
   A taxa estadual é de 271128 centavos por $10000 e a taxa municipal de $1.74 por $10000. Dessas taxas o Estado reseva 11c em $10000 para as escolas e a municipalidade $2 1 2c.
   O orçamento escolar da municipalidade foi de um milhão e trezentos mil dollares. O auxilio do Estado é de cerca de duzentos mil dollares, a municipalidade concorre com um milhão e cincoenta mil e os restantes cincoenta mil vêm de fontes diversas.
   A distribuição da receita estadual destinada á instrucção, depois de varias deducções especiaes, é feita na seguinte base: 2 3 de acordo com a população escolar, segundo censo realizado de 2 em e annos pelo Conselho Municipal de Commissarios, e 1 3 na base do numero total de dias de frequencia, em cada minicipalidade.
   Discutido e approvado o orçamento e levantadas as taxas escolares, o dinheiro é entregue ao Superintendente Municipal das Escolas que o administra autonomamente. O Estado envia de 3 em 3 meses e o Conselho de Educação de mês em mês o total de sua contribuição, por intermedio de cheques e todas as depesas se fazem atravez do Superintendende as Escolas e seu Thesoureiro.
   Emprestimos. - O snr. Cooper, ao assumir a Superintendencia, comprehendeu a necessidade de construcção de novos edificios, sobretudo para prover á consolidação das escolas ruraes que era um dos pontos principaes do seu programma.
   Obtida a autorização, por lei da Assembléa Legislativa Estadual, o plano do emprestimo deve ser votado directamente pelo povo da municipalidade.
   O senhor Cooper levantou a primeira vez um emprestimo de $1.000.000, tendo obtido uma votação a favor, de 5 para um. Depois levantou um novo emprestimo de $1.500.000, obtendo uma votação a favor de 7 para 1.
   Esses emprestimos são immediatamente cobertos. A construcção das escolas se faz, sob a immediata direcção do Superintendente das Escolas.

Consolidação de emprestimos

A Municipalidade de Baltimore tem 92 escolas para brancos e 30 para negros, com uma frequencia escolar de 20.000 alumnos e um corpo de 500 professores.
   Além disso, as escolas parochiaes catholicas têm uma matricula superior a 8.000 alumnos.
   A municipalidade é inteiramente rural, com pequenas villas, que não têm ainda categoria de cidade.
   Grande parte dessas escolas são escolas consolidadas, representando algumas, vinte e trinta escolas autonomas.
   O omnibus e o transporte de alumnos custa ao Conselho de Educação $60.000 dollares por anno, mas é simplesmente uma maravilha ver, em pleno campo, os magnificos edificios ruraes que comportam 600 a 800 alumnos.
   Nos ultimos 7 annos se construiram 25 edificios para escolas de brancos e 4 para escolas de negros.
   As escolas secundarias são em numero de seis, com mais de 2.100 alumnos matriculados.
   Isto em pleno campo, entre fazendas, com alumnos que caminham cerca de tres kilometros a pé, sendo que os de maior distancia são conduzidos pelo onibus.

Página anterior Página 22/72 Próxima página