UM COLLEGIO DE AGRICULTURA NO ESTADO DE NEW YORK

Cheguei a Ithaca pela manhã de sabbado, 22, e encontrei uma cidade de 12 a 15 mil habitantes transformada em uma cidade de 40 mil habitantes.
   Realizava-se nesse dia o encontro entre a Universidade de Princeton e a Universidade Cornell em um jogo de futebol que promettia ser disputadissimo.
   Cerca de 25.000 visitantes se achavam na cidade para assistir ao grande jogo e por mais que me esforçasse, não me foi possivel contar comnalguem nesse dia, para outro interesse que não fosse o de comentar e assistir á grande batalha.
   Fazia vinte annos que as duas Universidades, velhas e permanentes rivaes, não se encontravam em campo de futebol e, assim, depressa me convenci que havia sido uma fortuna chegar a Cornell em um dia de tão grande acontecimento esportivo.
   Eu perderia uma das faces mais caracteristicas do collegio americano, si não trouxesse para o Brasil outras impressões do esporte collegial americano, que as colhidas em alguns jogos mediocres de inicio da estação em New York.
   Não me deterei a escrever esse jogo cuja technica é muito mais complicada de que a do nosso futebol e cuja belleza só é verdadeiramente comprehendida depois que dois ou tres jogos nos familiarizam com os golpes de força, de destreza e de coragem desse violentissimo esporte.
   Salientarei somente o contraste, para mim, nessa tarde, tão frizante, entre esse esporte inter-collegial da America e as nossas revalidades de clubes.
   É preciso estar-se na America, nos campos de uma Universidade, para se comprehender o sentido dessas grandes festas esportivas que reunem dois grandes collegios para um jogo que é renhido, mas cavalheiresco e real. Porque não é apenas um encontro de um team contra outro team, mas de uma Universidade contra outra Universidade.
   A musica, os hymnos universitarios, os inesqueciveis "yells", tudo communica á peleja athletica uma athmosphera mais verdadeira e mais sentida.
   Antes do jogo, em companhia de um estudante brasileiro, O. C., visitei os differentes edificios de Cornell. A Universidade fica sobre uma collina e goza da fama de possuir alguns dos mais bellos campos universitarios da America. Não pude sinão confirmar essa consagrada impressão. Cornell decora a belleza dos seus campos com algumas vistas sobre as planices do estado de New York, que difficilmente se podem esquecer.
   Terminamos a nossa visita num dos edificios que se acabam de construir, e que é em parte um Memorial-hall e em parte um salão para actividade social.
   No seu estylo gothico, esse salão é mais um exemplo desse gôsto americano de alliar o estylo religioso aos seus salões de universidades, que respiram o concentrado idealismo que entre nós somente as igrejas possuem.
   Na segunda feira, 24, em companhia do prof. Butterworth, entrei em contacto com o pessoal do collegio de agricultura cuja visita consistia a finalidade especial de minha visita a Cornell.