O Collegio de Agricultura

A Universidade de Cornell é composta de oito collegios e de uma escola para graduados. Um daquelles collegios é o Collegio de Agricultura.
   Embora tenha existido desde a epoca da fundação da Universidade, em 1862, o seu maior desenvolvimento data de 1904, quando o Estado de New York, votando uma larga verba para a construcção de edificios e para a sua manutenção, resolveu consideral-o um collegio estadual de agricultura, sem o retirar, entretanto, da subordinação, geral á Universidade.
   Em 1906, o Congresso do Estado, assim definia o fim e as actividades do Collegio de Agricultura:
   "O objetivo do dito Collegio de Agricultura deverá ser o de trabalhar pelo adiantamento dos methodos agricolas do Estado, desenvolver os seus recursos, com producção de culturas de toda sorte, manufactura dos productos ruraes, melhora dos meios de administração e consecução de mercados apropriados, etc; e de augmentar a intelligencia e elevar os standards de vida nos districtos ruraes.
   Para a consecução desses objectivos, o collegio fica auctorizado a dar instrucção em artes e praticas correlatas com a agricultura, em cursos, e de maneira como melhor venha a servir os interesses do Estado; a dirigir o serviço de extensão, afim de disseminar o conhecimento agrícola atravez do Estado por meio de experiencias e demonstrações em fazendas e pomares, de investigações das condições economicas e sociaes da agricultura, conferencias, publicações de boletins e relatorios, e por todos os outros meios que pareçam aconselhaveis e ao alcance dos supraditos objectivos; a fazer pesquizas (researchs) sobre problemas physicos, chimicos, biologicos e outros, de agricultura, e applicar os resultados dessas investigações na agricultura do Estado e a publicar os resultados obtidos."
   Transladei para aqui integralmente as palavras do acto que incorporou o collegio á actividade do Estado de New York, não só porque por ahi se pode vêr a triplice actividade de um collegio de Agricultura na America-ensino, trabalho de extensão e pesquiza,-como para dar uma mostra da largueza com que a lei lança as bases de uma instituição cujos detalhes são estudados, transformados e aperfeiçoados na vida administrativa diaria do estabelecimento.
   O collegio de Agricultura em Cornell University offerece alem disso a peculiaridade de ser uma instituição estadual subordinada a uma universidade privada. Só o bom senso americano garante a essa organização a tranquilidade, a ausencia de conflictos e a prosperidade de que goza.
   Mas, não é só essa dupla auctoridade que faz do collegio de Agricultura de Ithaca um caso curioso de administração, como a occurrencia ainda uma terceira auctoridade, o Governo Federal. Com effeito o Collegio de Agricultura, para receber as subvenções federaes, subordina-se a um certo controle do governo da União.
   Semelhante complexidade, seria bastante em nosso paiz, para fazer dessa instituição uma instituição semi-morta, de tal modo ella se veria peada e atada em formalidades mais ou menos vans.
   Aqui o controle se exerce atravez de uma inspecção geral que se orienta por um relatorio e uma prestação de contas, que servem de base para as futuras appropriações orçamentarias. Essas appropriações são globaes, cabendo ao collegio a sua distribuição pelos diversos departamentos.
   Governo Federal, Governo Estadual, Conselho Universitario, esses tres poderes cooperam na direcção do collegio sem choque e sem attricto sensivel.
   A organização do collegio comprehende um deão e tres directores, respectivamente do ensino, do serviço de extensão e do serviço de pesquizas. A actividade do collegio é, por outro lado, dividida em departamentos, de accordo com os ramos principaes da vida agricola do Estado e cada um desses departamentos tem o seu professor, o seu encarregado do serviço de extensão e o seu encarregado do serviço de pesquizas.

DEÃO
Director de Ensino
Director de Extensão
Director de Pesquizas

Economia agrícola
Agronomia
e etc...
DIVISÕES
Pesquizas

Outros collegios se dividem em tres grandes departamentos independentes, de ensino, de extensão e de pesquiza.
   Aqui essas tres divisões estão quanto possivel unidas e se auxiliam e mutuamente cooperam umas com as outras.
   Por outro lado, parece-me que assim se evita sobretudo duplicidade de installações e de esforços, embora se crie alguma maior complexidade administrativa.