Estive por uma tarde inteira em uma dessas escolas de Detroit, a Brady School.
   A escola Brady é uma escola standard de 24 secções e 960 alumnos. Posso dizer, depois dessa visita, como funcciona esse systema. Conversei com os professores e com os alumnos e, parece-me, obtive resposta ás objecções que occorrem a toda gente quando estuda essa organização:
   1) que deve haver desordem e confusão e que põe crianças debaixo de um systema de precisão e mudança fatigantes;
   2) que a excessiva especialização dos assumptos retira a unidade indispensável ao curso primario;
   3) que os professores se devem queixar de excesso de trabalho.
   Não sei quanto á primeira objecção o que se poderia fazer entre nós. Sei que em Brady School vi 960 crianças mudarem ao mesmo tempo de sala de aulas em uma ordem e em uma rapidez, que eram apenas augmentadas pelo visivel contentamento com que as crianças a realizavam.
   Era um encanto passar entre os differentes grupos e em resposta á minha pergunta ouvir:
   - Nós somos a classe 22, terceiro B e vimos da sala commum de aula e vamos para a sala de musica.
   - Nós vamos para o gymnasio.
   - Nós, para o auditorium.
   As pequeninas crianças estavam orgulhosas dessas especializações que lhes parecia davam nova importancia á sua escola. Era visivel essa impressão que não só as fazia estimar mais a escola, como tambem proceder com mais rigôr para merecer a confiança que a organização lhes dava.
   A criança americana é extraordinariamente sensivel a qualquer prova dessa ordem que lhes valorize a contribuição individual. De outro modo - como explicar, perto de mil crianças de 7 a 12 annos, a se revezarem em 24 differentes salas, dentro de um periodo de 6 minutos, sem um só incidente ou engano?
   A segunda objecção, dizem-me o Dr. Spain e a directora da escola que visitei, não ser objecção verdadeira. O alumno está 180 minutos por dia com uma só professora que exerce toda a influencia maternal e unificadora que se lhes requer. O periodo passado em sua ausencia, talvez, antes enriqueça esta acção pessoal, tornando menos constante a monotonia ou a fadiga de um só mestre.
   A terceira objecção não é americana. Cada professor trabalha 5 horas cheias por dia; ha professores supplementares para a 6ª hora.
   Num inquerito procedido a respeito, não do numero de horas de trabalho, mas de ser, no systema platoon, o trabalho mais oppressivo, 63% dos professores responderam que o era menos do que no systema ordinario.