A Escola "Platoon"

Cheguei a Detroit no dia 20 de outubro, afim de estudar a organização escolar "platoon".
   Tendo sido Detroit uma cidade que se desenvolveu com incrivel rapidez nos ultimos 25 annos , encontrou-se, no curso desse desenvolvimento, com problemas de toda ordem que foram resolvidos á luz das mais adiantadas conquistas modernas.
   O seu systema de educação é reputado um dos mais progressistas e de mais requintada organização scientifica.
   O systema "platoon" foi ahi installado officialmente há 10 annos e só nos ultimos annos começa a ser usado por outras cidades.
   Esse systema pretende ser a mais completa e mais efficiente tentativa de organização da escola elementar, em vista de satisfazer as modernas exigencias do programma que a actual ordem de cousas e o actual desenvolvimento pedagogico, exigem.
   A’ primeira vista, parece que o systema não tenta sinão uma organização mais economica, no sentido commercial da palavra, isto é, uma applicação mais efficiente do edificio e do trabalho do professor. Estudado, porem, de perto, verifica-se que alem dessa vantagem, offerece tambem um gráu superior de efficiencia educativa.
   Na minha estadia em Detroit visitei a Escola Brady, uma escola platoon standard, com 48 alunnos.

***

Em essencia, a escola platoon é uma escola elementar que funcciona simultaneamente em dous grupos, sendo ministrado, em determinado tempo, ensino das materias fundamentaes do curso elementar e um delles, emquanto o outro se occupa com as materias especiaes.
   Para comprehendermos, porem, esse typo de escola que engenhosidade americana criou, é necessario determo-nos um instante no que se pode chamar a moderna evolução da escola primaria.
   Essa evolução é um recente movimento que conta pouco mais de cem annos, mas desses cem ultimos annos, unicos que, effetivamente, criaram e desenvolveram a idéia de educação popular pela escola e dentro dos quaes tambem se criou e desenvolveu a moderna civilização com tudo oque a faz tão dynamica e tão mudavel.
   Durante esse tempo a escola progrediu de uma tentativa incidental de curso de leitura e escripta, de funcionamento intermittente, sem finalidade educacional e sem organização regular, - até vir a ser a mais importante agencia da civilização moderna, com um programma ultra-ambicioso de educação, para cujo sustento uma nação como a America favorece com 2 bilhões de dollares annualmente.
   Essa evolução pode ser resumida na transformação do seu programma, dos seus methodos de ensino e dos seus obectivos ou finalidades.
   O seu programma soffreu a seguinte alteração no decorrer dos ultimos annos: