Para isto fixou os seguintes principios:
   1) Todo programma de treino em qualquer industria deve ser completamente sustentado por aquelles que vão empregar o resultado do treino.
   2) A experiencia de treino deve provir da profissão e não do gabinete do director de ensino profissional; quer dizer, o programma de treino deve originar-se na profissão, nas suas condições e nas suas necessidades.
   3) Comités de apprendizado devem ser organizados em toda profissào que requeira treino especial, para cooperar com a escola, sustentar o seu programma e dar inteira e concreta efficiencia ao seu trabalho.
   4) Todas as classes devem ser diarias, recebendo o apprendiz no periodo em que se ache de serviço, pagamento integral pelo tempo que dispende em ambas.
   5) Todas as classes devem ser organizadas em collaboração com o comité de apprendizado, de sorte que satisfaça as especiaes condições da profissão.
   6) Todos os professores devem vir directamente da profissão e ser escolhidos dentre aquelles que mais se salientaram entre os seus companheiros.
   7) Deve ser entendido que o Comité de apprendizado controla a apprensizagem e a Directoria do Ensino controla a escola.
   8) As profissões devem manter um empregado, pago integralmente, para funccionar como secretario do comité.
   Além desses principios, duas illustrações nos auxiliam a comprehender o engenhoso systema de ensino mantido em Cleveland, em que, de alguma sorte, se revive a antiga efficiente "apprendizagem" do tempo das corporações de trabalho.
   No quadro abaixo procuro mostrar a relação entre a escola e a profissão desde o periodo em que o estudante deixa a escola elementar, aos 12 para 13 annos, até se tornar o artífice modelar:
A escola

A profissão

Edade 12-15

Junior-artes dramáticas

High School - Curso geral academico

Edade 16

Escola-pre

Trabalhos de officina

Aprendizagem -Materias correlatas

Edade17

Officinas

Matérias escolares correlatas

Pratica no officio

Edade 18

Matérias escolares correlatas

Pratica no officio

Escola Nocturna

Emprego-dia completo

Como se vê, somente o primeiro anno de apprendizagem é dado inteiramente na escola e ainda, não em todas as profissões, mas principalmente naquellas que exigem trabalho mais altamente especializado. O segundo anno, é distribuido entre a profissão e a escola. Duas semanas no trabalho e duas semanas na escola. O terceiro anno tem apenas quatro horas, por semana, na escola e o restante no trabalho. O quarto anno tem o curso nocturno para uma provavel necessidade de treino theorico.
   Todo esse treino é dirigido e coordenado por um Conselho, onde collaboram o Director do Ensino Vocacional, o Comité de Apprendizagem e as Uniões de Trabalho.
   A escola treina em seis differentes profissões. As sua officinas são montadas com auxílio da industria que fornece as machinas mais dispendiosas.E cada alumno é aprendiz, cujo contracto de apprendizagem é lavrado entre a industria e o alumno e apresentado á escola.
   De sorte que a escola é uma parte integrante da industria e participa do seu carcter, do seu methodo e do seu espirito.
   Dizer da efficiencia da escola é dispensavel. A sua existencia e o seu florescimento na America é uma prova de que ella está realmente a satisfazer uma real necessidade da industria moderna.
   O plano não só é singularmente intelligente, mas singularmente economico.
   O Dr. H. L. Briggs disse-me que a escola custa o terço do que costuma geralmente custar a ordinaria escola profissional.