Antes de 1860

Arithmetica
      Orthographia
      Linguagem

De 1860 a 1890, accrescentaram-se:

MATERIAIS
      Educação civica
      Historia Natural
      Phisiologia e Hygiene

De 1890, ccrescenteram-se, emfim:

EXPRESSÃO
      Drama
      Saude e jogos
      Artes Manuaes
      Artes Domesticas
      Jardinagem

Os methodos de ensino envolveram da simples memoriação de livros escolares, a uma completa sciencia baseada no estudo da psychologia e no estudo da criança propriamente. Ao mesmo tempo, o alargamento do programma tornou as responsabilidades do professor extraordinariamente pezadas, sendo-lhe necessario conhecer as 18 materias que constituem o actual curriculum.
   Os objetivos da educação tambem mudaram. Primeiro, como diz Cubberley, o centro de gravidade passou da materia a ensinar para a criança a ser ensinada.
   "O fim da escola não é somente saber, mas saber enquanto util; não somente disciplina mental, mas disciplina da vida toda; não uma cabeça cheia de factos, mas uma cabeça cheia de idéas; não regras de preocedimento apprendidas, mas a habilidade de se conduzir correctamente; não conhecimento das materias que constituem educação civica, mas a capacidade de pensar sobre as questões civicas; não tanto um erudito quanto um producto bem-educado."
   A escola, em resumo, deixou de ser a casa onde se estudavam alguns assumptos especiaes, que se dizia preparavam para a vida, para ser o "logar onde crianças vivem e diariamente são postas em contacto com as reaes experiencias industriaes e sociaes , da communidade e da vida, experiencias que as educam e armam para os mais arduos problemas da existencia adulta que as espera".
   O systema escolar platoon se destina a satisfazer esses actuaes requerimentos da escola moderna:-adoptando uma forma moderna e mais flexivel de organização da escola elementar e construindo edificios que sejam especialmente adaptados aos fins dessa nova organização.
   Os fundadores do systema, em Detroit, dizem que, apezar de reconhecida essa completa evolução da escola elementar, que apontamos brevemente, as administrações pensam poder satisfazer as actuaes necessidades da escola atrave de uma organização e de construções que serviram e se destinaram ás escolas de há 70 annos passados.
   Com o a complexidade do actual programma e com a necessidade de socialização da escola, a antiga organização, como os antigos edifícios construidos nas bases diversas da educação de tempod atraz, não permittem nem uma distribuição equilibrada e harmonica das materias, nem a emphase adequada que se impõe nos aspectos sociaes da educação.
   O systema platoon , com o seu typo especial de organização e de construcção escolar, procura satisfazer as necessidades de um curriculum moderno, e de sua realização equilibrada e effectiva.