PARTE II
ASPECTOS AMERICANOS DE EDUCAÇÃO

Antes de deixar os Estados Unidos da America, como illustração complementar aos cursos que me foi dado fazer, na Columbia University, emprehendi uma excursão de estudos, visitando diversos estabelecimentos de ensino em varios pontos do paiz.
   Dou, a seguir, de minhas observações, nessa excursão, um breve relato.

O SYSTEMA ESCOLAR DE UMA PEQUENA CIDADE

Flemington é uma pequena aldeia, no estado de New Jersey, com uma população que orça por 2.500 habitantes.
   O termo aldeia é um termo que difficilmente se adapta a essas pequenas cidades dos Estados Unidos, onde a vida, embora em reduzida proporção, mantem o mesmo rithmo accelerado e progressivo da vida das grandes cidades.
   Ninguem julgue que pode encontrar na pequena villa americana a simplicidade e a frescura de aldeias.
   Como a grande cidade, ella tambem vive agitada e impulsionada pela machina e pela ambição.
   Iniciei a minha excursão escolar por Flemington, onde fui visitar uma das melhores escolas secundarias ruraes deste paiz, segundo a palavra da Senhora Mabel Carney, do Departamento de Educação Rural, da Universidade de Colombia.
   Dediquei o meu primeiro dia de Flemington á visita dessa escola. A escola secundaria de Flemington é uma escola rural consolidada. É necessario explicar o que se chama na America - escola consolidada - e para isto julgo indispensavel uma ligeira difressão pela organização escolar americana.
   Alem do systema escolar estadual, sob a direcção de um departamento, o serviço de instrucção, nos Estados Unidos, na sua parte administrativa, é de responsabilidade local. Os municipios, as cidades e os districtos escolares são os representantes dessas differentes unidades locaes por que se distribue a responsabilidade administrativa do serviço de educação.
   Na base do systema existe o districto escolar ou a township. O districto escolar é uma divisão geographica dos municipios bastante reduzida. O municipio de Hunterdon a que pertence Flemington, tem 21 districtos escolares ou townships, alem de 4 cidades que constituem systemas independentes.
   Cada um desses districtos possue um conselho de educação a que compete prover facilidades educativas para sua respectiva população.
   Essa mechina, em apparencia excessivamente complicada, funcciona do seguinte modo:
   O estado controla e unifica o serviço de instrucção pelos superintendentes estaduaes de escolas, pelos superintendentes municipaes e pelos inspectores, aqui, em New Jersey, chamados auxiliares dos mestres (helping-teacher). Alem disso contribue para o serviço escolar com verbas que representam, geralmente, um terço do total dispendido com educação. Não tem o Estado taxas directas para o serviço de ensino. Geralmente, o resultado de certas taxas é applicado a esse serviço. Em New Jersey e em outros estados succede que a taxa com essa applicação especial é a dos caminhos de ferro.
   A importancia destes impostos destinados á instrucção é distribuida pelos districtos escolares atravez das auctoridades escolares municipaes, segundo a base de riqueza da respectiva população, isto é, segundo a base de sua renda tributaria.
   Os districtos escolares, por sua vez, devem levantar as taxas locaes necessarias para attingir a importancia que é reconhecida indispensavel afim de satisfazer as necessidades educacionaes de sua população.
   A administração das sommas dedicadas á instrucção compete, assim, aos conselhos districtaes de educação, que as distribue pelas diversas escolas.
   Ao procurar, porem, prover as necessidades educativas de sua população, - que succede?
   Alguns desses districtos são pequenas zonas ruraes, as mais das vezes compostas exclusivamente de fazendas. A sua população escolar, reduzida e espalhada, apenas pode manter a escola primaria de um professor para os seus oito differentes gráus, por conseguinte inefficiente e precaria.