Os seus methodos foram puramente subjectivos e os seus julgamentos, pessoaes. Reorganizou-se o curriculum por accrescimo e eliminação. Novos topicos se accrescentavam, e outros velhos e usados se eliminavam.
   Até 1919, diz Rugg, "não houve quasi utilização de methodos objectivos de investigação por esses conselhos nacionaes."
   Em 1920, as commissões de estudo sobre o curriculum de mathematicas, das linguas classicas, das linguas modernas e de historia lançaram mãos dos methodos objectivos de investigação.
   E, ao lado dessas commissões ou juntas nacionaes, trabalhava a influencia dos estudiosos de educação que a iam transformar em uma sciencia positiva, por meio de processos objectivos de pesquizas.
   Sob a leaderança de Thorndike e de outros, o methodo quantitativo penetrou os dominios da educação. Tudo se procurou avaliar, calcular, "medir" por meio de processos technicos.
   Esses novos methodos de investigação educacional tiveram a primeira applicação geral em 1911, com a Junta para Economia de Tempo, organizada pela Sociedade Nacional de Educação. Dos seus membros, tres eram professores de educação ou de psychologia pedagogica, tres eram superintendentes escolares, e um, presidente de collegio.
   E a economia de tempo nas escolas foi, pela primeira vez, estudada, á luz de methodos scientificos, buscando-se determinar quaes os materiaes socialmente mais valiosos, sua distribuição pelas series, e sua organização, no sentido de melhor satisfazer as necessidades vitaes dos alumnos.
   Surgiu então todo o movimento de medição na escola, com os tests em arithmetica, soletração, linguagem e algebra, etc., com os estudos comparativos dos programmas de estudos e dos livros escolares, com a determinação do valôr social das habilidades e dos conhecimentos escolares pelo estudo e classificação das actividades humanas e, mais tarde, com a cuidadosa determinação das directrizes do desenvolvimento da sociedade, das principaes instituições e dos problemas da vida contemporanea, dos criterios de apreciação, etc.
   Depois de 1920, os estudos se caracterizam por muito maior perfeição. Em 1921, Thorndike publicou o Teacher's Word Book, resultado de sua investigação das 10.000 palavras basicas necessarias na escola elementar.
   Em 1923 foi possivel organizar uma lista de estudos objectivos, sobre os quaes se pretendeu basear o conteúdo de um curso de mathematica em uma junior-high-school. Grandes progressos se fizeram se fizeram no campo dos estudos sociaes.
   Os "inqueritos escolares" (school survey) tambem apparecem, auxiliando as investigações, para uma reconstrução scientifica do curriculum.
   E afinal se organizaram recentemente as commissões e os Bureaux de Investigações sobre o Curriculum, que estão em pleno funccionamento e cujo trabalho virá, afinal, operar a reorganização scientifica dos programmas escolares.5
   A influencia começa a se exercer nas escolas publicas e nos systemas escolares das cidades que estão a experimentar os programmas organizados, segundo a nova orientação.
   Duas tendencias se chocam nesse movimento de reconstrucção do curriculum escolar: a primeira põe a sua emphase na preservação da contribuição do passado; a outra insiste mais especialmente no descobrimento de novos processos e novos elementos, á cata de um verdadeiro curriculum social.
   Os leaders do primeiro movimento são os diversos bureaux de investigações sobre o curriculum e a Sociedade Nacional de Educação, que ha quinze annos procede a uma analyse gigantesca dos milhares de cursos de estudos americanos, tabulando-os, criticando-os, etc.
   A outra escola devota sua energia em descobrir as necessidades sociaes e em basear o curriculum sobre os achados dessa investigação. Salienta a premissa de que a construcção do curriculum deve consistir essencialmente na analyse da vida americana, sem desprezar o outro aspecto, que é a criança, com suas habilidades, suas necessidades e seus interesses de uma personalidade em crescimento. Essa escola não crê na possibilidade da construcção do curriculum por meio de eliminação e accrescimo no actual. Ella procura investigar os materiaes necessarios, isto é, as habilidades, os factos, os problemas, as instituições, as generalizações e os conceitos precisos para a comprehensão da vida contemporanea; estuda a distribuição desse material pelos gráus escolares; as principaes difficuldades do apprender, apuradas, objectivamente, por meio das percentagens de erros, etc., e faz uma analyse (job-analyses) das vocações e profissões.
   Esse relevo no aspecto objectivo da educação corre o risco de vir a ser o ponto vulneravel do grande movimento educativo americano.
   É inevitavel o extremo nesses momentos de transição. Muitos estudiosos estão "dominados pela crença de que somente os factos, principios e motivos que puderem ser immediatamente e geralmente utilizados por uma consideravel porção de povo, devem ser encinados na escola".
   Contra essa visão mechanica do curriculum, devemos accentuar que, si a sciencia pode determinar as materias de educação, a finalidade e os objectivos della serão sempre objecto de uma larga orientação philosophica e social. Os processos de pesquiza são pessoaes, criativos, individuaes, - materia de julgamento e de profunda visão da vida social. O estudo objectivo da sociedade será o instrumento e o material para essa obra de pensamento que permittirá ajustar a escola e o seu programma á sociedade actual.