As facilidades de communicação, na America, criaram uma solução nova para esse problema: a escola consolidada. Varios districtos se reunem e mantém uma unica escola, completa, com curso secundario e elementar e uma completa congregação de professores.
   É esse o caso especial de Flemington.
   Onze districtos escolares, dos quaes o mais distante se acha a 11 milhas de Flemington, mantém a sua escola que honaria qualquer das nossas capitaes.
   Dos seus 375 alumnos de curso secundario, 250 vêm de fóra, de outros districtos escolares. Por cada um desses alumnos, o respectivo districto para $100 dollares no curso gymnasial e $65 dollares, no curso elementar.
   A escola tem 17 professores para os primeiros oito annos de curso elementar e 20 para os quatro annos de curso secundario, com um corpo discente de 517 e 376, respectivamente, dos cursos elementar e secundario.
   No curso secundario cada um dos professores dá diariamente 6 aulas de 45 minutos cada uma.
   A escola se acha accommodada em dois vastos edificios, com uma soberba installação. No rez-do-chão se acham as officinas de trabalho agricola, mechanico, e electrico, o gymnasio, banheiros e todas as demais installações sanitarias. O primeiro andar tem a secção administrativa, o auditorio, as officinas de cozinha e costura e diversas salas de aulas. Em cima, novas salas de aulas e gabinetes de physica e chimica.
   O programma dos cursos é excessivamente flexivel, permittindo uma adaptação quasi que completa ás differentes exigencias e necessidades dos alumnos.
   Ha o curso de sciencias, que desenvolve mais intensamente o estudo das sciencias naturaes e que se destina a ministrar um curso preparatorio para o alumno que deseja continuar os seus estudos em algum collegio, afim de alcançar o bacharelado em Sciencia.
   Ha o curso technico, cuja emphase está nas mathematicas e que prepara o candidato ao curso collegial de engenharia.
   No terceiro curso se põe especial insistencia em latim e busca ministrar um curso preparatorio para o bacharelado em Artes, Lettras ou Philosophia.
   Um outro departamento prepara os candidatos á Escola Normal do Estado com um programma mixto de sciencias, mathematicas e historia.
   O curso commercial se destina a ministrar uma instrucção final, podendo tambem preparar para os cursos collegiaes. Dá especial relevo á escripturação, dactylographia e tachigraphia.
   O curso domestico se divide em dois outros cursos: um preparatorio para o Collegio estadual de Meninas que se caracteriza por uma educação mais accentuadamente, liberal e outro que se destina a dar uma instrucção final.
   O departamento de agricultura fornece igualmente dois programmas: um preparatorio para o Collegio de Agricultura e outro destinado a preparar immediatamente os rapazes para o trabalho agricola.
   É curioso e expressivo estudar a matricula de cada um desses cursos.
   A escola de Flemington está situada na pequena villa deste nome, de 2.500 habitante, em uma zona eminentemente rural, em que a plantação de milho e do trigo e a criação de gado e gallinhas representam a actividade fundamental do povo.
   Entretanto, a matricula assim se distribue: 125 alumnos, ou cerca de 1/3 na divisão commercial da escola, cerca de 100, na divisão preparatoria para a escola normal, apenas 30 a 40 no curso agricola, igual numero no curso domestico e 15 a 20 no curso de latim.
   A actividade das fazendas está ainda longe na America de representar os resultados que os negocios e a industria produzem:
   O fazendeiro vende o seu producto por um preço insignificante e compra o que precisa para o seu trabalho e para as suas necessidades pelo preço, para elle excessivo, das cidades. Era o que me dia a senhora Lawson, inspectora das escolas em Flemington, quando lhe dei eu, ao visitar uma fazenda, duas milhas distantes da cidade, a minha impressão.
   A pequenina fazenda representaria um ideal de trabalho agrícola realizado com economia e applicação industrial em nosso paiz. Na America, porém, me parecia demasiado modesta. Os edificios de madeira, e o acanhado da produção contrasta com o progresso industrial da America. Por outro lado, o uso de machinismo reduz, dia a dia, a necessidade de trabalhadores. Praticamente, no éste, as fazendas americanas são trabalhadas pelos seus proprios donos.
   E isto explica, porque, na escola que visitava, um terço dos seus alumnos se entregava ao estudo do commercio, destinando-se, assim, a uma actividade especialmente urbana.