CAPITULO QUARTO
A RECONSTRUCÇÃO DO CURRICULUM ESCOLAR

O movimento educativo contemporaneo, ganhou na America, seu definitivo impulso e sentido com a publicação do trabalho de John Dewey - The Educational Situation, em 1902. Dessa data em diante, ao lado da actividade dos escriptores que buscam fixar as linhas directrizes de uma theoria de educação moderna e scientifica, actividade cuja leaderançacabe áquelle autor, houve, paralella, uma não menos esforçada actividade em ajustar a escola aos novos principios e aos novos methodos que a nascente sciencia da educação prescrevia.
   Essa actividade, embora comprehenda a formação de professores, o novo apparelhamento material da escola e a reorganização do curriculum escolar, se tem objectivado, mais insistentemente, nessa ultima reorganização.
   O curriculum, resumindo effectivamente o sentido da escola, pois que é, de certo modo, o traço de união entre a criança e a vida social americana, tornou-se o problema central do actual movimento de reorganização escolar.
   Como vimos nos lineamentos que levantamos da theoria de Dewey, a escola é a agencia social especifica de preparação das crianças para a sua plena participação na vida social.
   A educação é o processo por que a vida social se transmitte e se perpetúa.
   De sorte que entre a sociedade e a escola deve haver uma continua e incessante communicação afim de permittir um perfeito ajustamento e equilibrio. Corollario natural dessa theoria é uma das theses do prof. Dewey, - de que os movimentos educativos devem reflectir as mudanças sociaes.
   Assim, a grande discussão em tôrno do curriculum não intenta somente adaptal-o á criança, cujas leis de crescimento e desenvolvimento a sciencia vem revelando, mas adaptal-o, de outra parte, á moderna sociedade americana.
   A sociedade americana moderna é o resultado da mais extensa experiencia democratica contemporanea e de uma revolução industrial que fez estalar todas as bases sociaes estaticas do passado. Hoje, a vida americana é essencialmente dynamica, não de um dynamismo verbal tão a gosto de certa rhetorica modernista, mas de um dynamismo consciente e voluntario, produzido por uma força visivel e formidável - a industria - e que faz com que o amanhã seja substancialmente differente do hoje na America.
   A par desse sentido dynamico, a civilização americana torna-se, dia a dia, mais atordoantemente complexa.
   Outras sociedades existiram e outras civilizações, talvez mais perfeitas do que essa, em suas ultimas realizações. Mas, aquellas sociedades simplificaram extraordinariamente os seus problemas com a solução aristocratica1. Resumindo-se os ultimos beneficios da civilização somente a uma limitada classe social, se reduziam parallelamente e proporcionadamente os problemas.
   A sociedade americana, como, em geral, hoje, as sociedades modernas, emprehendem uma civilização em que todos os membros sociaes participam plenamente. Tornar possível que todos os homens, sem distincção de classe, possam preencher a folha de requisitos para socios da mais complexa civilização que jamais existiu, é a tarefa singularmente difficultosa da escola.
   Por muito tempo, e na America talvez até 1880 ou 1890, a educação popular se reduzia substancialmente aos tres RR2, - ao ler, escrever e contar, da antiga escola colonial. A transformação social, scientifica e industrial e a tentativa democratica vieram exigir um alargamento formidacel desse primitivo curriculum.
   O movimento educativo se orientou no sentido de evitar todos os exercicios artificiaes ou inuteis e de utilizar todo o material com que a sciencia estava contribuindo para guiar a industria e a vida social. Não era esse movimento apenas um reflexo do alargamento do conteúdo social, mas o resultado de uma mudança de direcção da propria educação. O ideal educativo se transformou. Emquanto os problemas passados da escola eram claramente fixos e visavam propriamente fornecer ao educando certas habilidades, ou leval-o a participar e comprehender as realizações da antiga experiencia humana, e dahi a emphase nos tres RR da escola elementar e no Latim e Grego da escola secundaria, - os problemas de hoje, pondo especial relevo no sentido social da educação, ganharam um sentido dynamico diverso dos antigos ideaes de conservação e tradicionalismo.
   A escola se destina essencialmente a preparar, o mais economicamente e o mais efficientemente que fôr possivel, a participação no sentido da actual vida social.
   O caracteristico particular da actual concepção educativa, é que ella deve visar essa formação para a vida social, organizando a propria escola como "uma miniatura de organização social que esteja constantemente a alargar a comprehensão de si mesma".
   A sociedade democratica é uma sociedade em permanente desenvolvimento, em permanente revisão dos seus standards, em permanente progresso. Qualquer escola cujos ideaes fossem estaticos, - a acquisição de certas formas de cultura ou de certas habilidades fixas, - falharia ao preceito fundamental de coincidir com a sociedade de que ella deve ser o reflexo. A escola, como a sociedade, deve manter o espirito de inquerito constante, de permanente hospitalidade a novos standards, de sympathia e cooperação com as mudanças e os progressos. A sociedade democratica é uma sociedade em indefinido estado de reconstrução.
   Tambem a escola deve ser uma agencia em continua attitude reorganizadora, correlativa áquelle estado.