A Colinwood High School
A escola que visitara no dia de minha chegada, com 1.300 alumnos é uma das menores, no genero, em Cleveland. Hoje visitei a Colinwood High School que conta pouco mais de 4.000 estudantes e que está apparelhada com uma espantosa riqueza de gabinetes, laboratorios e officinas.
Cedo aqui, muito a gôsto, ao desejo de dar uma ligeira descripção do seu predio, cuja installação final terminou o anno passado. Julgo-a util para uma idéa concreta da efficiencia com que está montada.
O rez-do-chão comprehende um auditorio com capacidade para 1306 pessoas e com systema de ventilação e calorificos em cada cadeira; dois gymnasios para meninos e meninas, com capacidade, cada um, para 1.200 pessoas, alem de sala para vestir, para exames medicos, para apparelho e para escriptorio e de lockers; oito officinas respectivamente de fundição, de moldagem geral, de metal (duas), de ceramica, de mechanica de automoveis e de machinas; e ainda duas salas de conferencias, escriptorios e quartos de ventilação.
O primeiro andar, a que se chega pela porta principal, põe-nos em contacto atravez dos seus vastos corredores com os balcões do auditorio, as diversas salas de administração (nove ao todo), com duas salas de estudo (270 logares) duas salas de costura, tres officinas de trabalho em madeira e 17 salas de aulas.
O terceiro andar offerece-nos 4 salas para cozinha, duas officinas de typographia, 4 salas de desenho (mechanico), cinco salas para arte, um laboratorio de physica, dois de chimica, tres salas para sciencia, quatro salas para conferencias, um salão de estudo, uma sala de dactylographia, tres salas de aulas e um restaurante para 900 pessoas com cozinha mechanica.
A torre da escola tem ainda tres salas de aula e o tecto constitue um admiravel campo de recreio.
Imagine-se tudo isto apparelhado nas mais avançadas e modernas condições e, mais do que isto, quasi que extravagantemente, tão abundante e numeroso é tudo, especialmente a montagem das oficinas e mais ainda um systema de ventilação e calorificação que substitue e leva seis vezes por hora o ar de cada sala e controla, por meio de um thermostatico, a sua temperatura e um systema telephonico e de relogios automaticos para todo o edificio, compartimento por compartimento, -e ter-se-á uma breve idéa de como Cleveland julgou que deve ser installada uma escola secundaria.
Essa escola comprehende os dous periodos da Junior e Senior High School. Depois do terceiro anno da Junior, como disse atraz, o curriculum se divide em diversos cursos, obedecendo áquellas designações geraes de academico, technico e commercial. O aluno deve obter durante os ultimos 4 annos 132 pontos para se graduar.
O seu curso é organizado na base de uma materia principal (major) que deve ser estudada durante tres annos e duas subordinadas (minors) que devem ser estudadas durante dois annos.
Os seguintes grupos podem constituir mateiais principaes:
1) Mathematicas;
2) Sciencias - Biologia, Chimica, Physica;
3) Linguas estrangeiras - Latim, francês ou allemão;
4) Sciencias sociaes - Historia Antiga e Medieval, Geographia Commercial, Historia moderna, Economia, Historia Actual (Currert);
5) Economia Domestica - Cursos de Alimentação, Administração de Casa, Arte, etc.;
6) Officina e Desenho Mechanico;
7) Commercio e
8) Bellas Artes.
Como se vê, conforme a escolha da principal, o curriculum será differente e por ahi se pode vêr o numero de combinações com que o programma de uma dessas escolas procura ir ao encontro das necessidades variadissimas de 4000 alumnos, em uma cidade moderna com variadissimas opportunidades.
Esse systema de ensino individual não se completaria sem a divisão especial de conselho e de direcção que possue a escola, com varios especialistas e um corpo de conselheiros.
Essa direcção é assim definida: esclarecimento e conselho ao alumno afim de leval-o á direcção por si mesmo; baseia-se, dentre outras, nessa verdade expressa por Herbert Hoover e que me parece simplesmente luminosa:
"Como uma raça, nós produzimos uma consideravel porcentagem de pessôas em cada geração que têm as qualidades intellectuaes e moraes para a moral e espiritual inspiração de outros - para a organização e governo da nossa gigantesca machinaria economica e intellectual, e para a invenção e a criação. Creio que podemos uma grande porção dos que se recrutariam nesse corpo, porque falhamos em achai-os, em treinl-os adequadamente, em criar-lhes caracter e inspiral-os para o esforço. Os professores constituem a armada de inspectores que deve achar esses individuos e estimulal-os para a acção."
Direcção, pois, nesse sentido se exerce entre a criança e o mundo de opportunidades que o envolve.
O estudo, porem, desse aspecto de educação americana exige uma monografia especial, que não posso escrever aqui.
Quero, apenas, accentuar a existencia desse apparelho que controla e orienta a diversidade e riqueza de cursos dessa escola secundaria.
A emphase dos cursos está, entretanto, especialmente no departamento technico. As suas 32 officinas estão apparelhadas em ordem a fornecer uma immediata preparação para o trabalho. E em nada essas officinas de lyceu podem invejar as melhores officinas que vi, na Europa e na America, para treino profissional especifico.
Página anterior Página 59/72 Próxima página