Os alumnos têm, assim, um total de 180 horas de trabalho pratico em classes primarias e alem disso 4 horas, por semana, de conferencias com os professores de pratica de ensino e com os inspectores escolares, e conferencias individuaes com os professores da Escola Normal.
   O trabalho pratico é organizado em ordem a treinar o estudante em ensinar uma classe, diversas classes e, finalmente, em fazer todo o trabalho do dia escolar.
   Os centros de pratica de ensino na municipalidade comprehendem duas escolas consolidadas, seis escolas de duas salas e uma escola isolada, todas proximas da escola, de modo que permitta o estudante voltar para as conferencias e as aulas.
   O curso para os estudantes que se destinam ás escolas das cidades é ministrado em 12 semanas, com trinta horas de trabalho por semana, além de uma conferencia semanal, com o director da pratica de ensinar.
   Como vemos, pois, alem dos cursos da escola, temos os centros de pratica, na cidade e no campo, em connexão com o departamento de pratica do ensino.
   Todos esses centros são analysados minuciosamente em seus programmas e cursos de estudos e o mesmo se faz na escola elementar annexa. O periodo de pratica é planejado anteriormente de accordo com os dados conhecidos e fixados, e ao seu programma obedece ainda o curso geral das diversas materias.
   O professor de geographia conhece, por exemplo, todo o programma de pratica de ensino dos seus discipulose, em seu proprio curso, elle segue esse programma e ensina geographia, ensinando simultaneamente a ensinar a geographia que seus alumnos vão observar ou praticar, ou que estão observando ou praticando.
   A alma da escola está nos quatro directores de pratica de ensino no campo e na cidade, Miss Brown e Miss Halberg, do departamento de educação, Miss Snyder e o director do curso geral, Mr. Walther.
   Esses quatro directores realizam a coordenação de todo o curso, tornando surprehendentemente efficiente esse curso de dois annos de formação de professores.
   Não resisto á tentação de dar aqui, na integra, o texto das suggestões que Miss Snyder apresentou, esse anno, á congregação da escola e de que gentilmente me forneceu uma copia.
   Essas sugestões, que foram acceitas, deixam ver melhor do que eu poderia explanar, o modo concreto por que se opera a coordenação do curso da Escola Normal de Towson:

   Suggestões para uma mais estreita coordenação dos cursos da Escola Normal com o trabalho dos estudantes nos centros de pratica de ensino

   I. Fins: Atravez de uma intima cooperação entre os professores da Escola Normal e os directores da pratica de ensino:
   1. Obter que os cursos dados na Escola se coordenem mais effectivamente com os centros de pratica de ensino;
   2. Obter que os centros de pratica de ensino contribuam mais effectivamente para os cursos dados na Escola;
   II. Responsabilidades dos directores de pratica do ensino em promover os fins acima indicados:
   1. Prover os professores com os projectos não detalhados da materia a ser ensinada em cada um dos centros de pratica de ensino, e do material que vae ser usado na selecção dos topicos para trabalhos especiaes;
   2. Manter os professores informados do funcionamento dos cursos nos centros de pratica de ensino;
   3. Consultar os professores em todas as questões pertinentes a campos especificos das materias;
   4. Organizar visitas dos professores, quando precisas, aos centros de pratica de ensino;
   5. Organizar conferencias entre os professores dos centros de pratica de ensino e os professores da Escola Normal, e organizar conferencias entre os estudantes de pratica de ensino e os professores do curso normal.


Página anterior Página 28/72 Próxima página
Índice