ARAÚJO, Marta Maria de. Homenagem ao educador Anísio Teixeira. In: III Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, Coimbra, 24 fev. 2000.
Homenagem ao Educador Anísio Teixeira
No dia 12 de julho deste ano, Anísio Teixeira completa cem anos de nascido. Dizemos completa, porque, sendo um dos nossos maiores educadores, formulou e praticou uma matriz pedagógico-educacional que iluminou a educação brasileira durante quase todo o século XX, o que faz prolongar-se indefinidamente a sua vida na construção de um mundo melhor e mais justo.
Anísio Spínola Teixeira, nascido pouco depois da República, a 12 de julho de 1900, em Caetité (BA), conviveu com as tensões de duas guerras mundiais, as utopias de reconstrução social, as esperanças do amadurecimento político da nação, a decepção e o ostracismo de duas longas e dolorosas ditaduras. Às voltas com a injustiça social, que marginaliza grande parte de nossa população, plantou a semente de uma educação pública voltada para o cidadão, inspirou outros pioneiros e esteve à frente de todos os movimentos renovadores de sua época.
Na defesa de uma educação pública, gratuita, única, laica, universal e de qualidade, enfrentou toda sorte de adversidades e interesses hostis. Quando quer que se realize este projeto terá sempre o seu nome e a sua vida como referências.
Anísio Teixeira deixou significativa contribuição ao progresso científico do Brasil, construindo as bases para o desenvolvimento de uma política de pesquisa, de pós-graduação e de formação de pesquisadores em todas as áreas do conhecimento humano.
Institucionalizou a pesquisa pedagógica e teve papel importante na construção da Universidade Brasileira, cujo caráter público ainda hoje resiste, apesar das reformas desfiguradoras da ditadura e da sanha privatizante da globalização. Por estas razões, propomos aos participantes do III Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação que seja aprovada e registrada nos seus anais, a homenagem das universidades brasileiras a este grande educador, morto, de forma trágica, em 1971. Propomos, também, que seja consignada a recomendação de que todas as Universidades de Língua Portuguesa organizem grupos de estudo sobre sua obra e sua influência na educação de nossos povos.
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