ARAÚJO, Marta Maria de. Homenagem ao educador Anísio Teixeira. In: III Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, Coimbra, 24 fev. 2000.

Homenagem ao Educador Anísio Teixeira

Profª. Drª. Marta Maria de Araújo
UFRN-Brasil

No dia 12 de julho deste ano, Anísio Teixeira completa cem anos de nascido. Dizemos completa, porque, sendo um dos nossos maiores educadores, formulou e praticou uma matriz pedagógico-educacional que iluminou a educação brasileira durante quase todo o século XX, o que faz prolongar-se indefinidamente a sua vida na construção de um mundo melhor e mais justo.
   Anísio Spínola Teixeira, nascido pouco depois da República, a 12 de julho de 1900, em Caetité (BA), conviveu com as tensões de duas guerras mundiais, as utopias de reconstrução social, as esperanças do amadurecimento político da nação, a decepção e o ostracismo de duas longas e dolorosas ditaduras. Às voltas com a injustiça social, que marginaliza grande parte de nossa população, plantou a semente de uma educação pública voltada para o cidadão, inspirou outros pioneiros e esteve à frente de todos os movimentos renovadores de sua época.
   Na defesa de uma educação pública, gratuita, única, laica, universal e de qualidade, enfrentou toda sorte de adversidades e interesses hostis. Quando quer que se realize este projeto terá sempre o seu nome e a sua vida como referências.
   Anísio Teixeira deixou significativa contribuição ao progresso científico do Brasil, construindo as bases para o desenvolvimento de uma política de pesquisa, de pós-graduação e de formação de pesquisadores em todas as áreas do conhecimento humano.
   Institucionalizou a pesquisa pedagógica e teve papel importante na construção da Universidade Brasileira, cujo caráter público ainda hoje resiste, apesar das reformas desfiguradoras da ditadura e da sanha privatizante da globalização. Por estas razões, propomos aos participantes do III Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação que seja aprovada e registrada nos seus anais, a homenagem das universidades brasileiras a este grande educador, morto, de forma trágica, em 1971. Propomos, também, que seja consignada a recomendação de que todas as Universidades de Língua Portuguesa organizem grupos de estudo sobre sua obra e sua influência na educação de nossos povos.

| Produção Científica | Produção Técnico-Administrativa | Produção sobre o Educador |

| Artigos de Periódicos | Capítulos de Livros | Folhetos | Livros |
Monografias e Teses | Trabalhos de Congressos |