Methodos e resultados

William Howard Taft, presidente do Supremo Tribunal Americano e presidente do Conselho de Commissarios (Trustes) do Instituto de Hampton, assim resume os dois aspectos educacionais desse estabelecimento: "Um é o de uma casa de instrucção onde se ensina a rapazes e moças a usar a sua cabeça e as suas mãos efficientemente, a apprender e a trabalhar, a adquirir conhecimentos geraes e treino mental e a applical-os no trabalho de sorte a fazer esse trabalho não somente effectivo para o ganho da vida mas valioso para o seu possuidor, como um cidadão da communidade em que vae viver.
   "O outro consiste no uso do espirito religioso e da disciplina do trabalho para fazer dos estudantes de Hampton homens e mulheres, com um senso pleno das difficuldades a que elles têm de fazer face, luctando contra os irresistiveis obstaculos sociaes e politicos do seu progresso."
   Nesse sentido, a contribuição educacional de Hampton não consiste somente em uma contribuição para a educação dos negros, mas em uma contribuição para a educação em geral.
   Não é só o ambiente missionario que se respira em Hampton, o seu incontrastavel espirito de educar para servir, que impressiona o visitante, é também a intelligencia com que o seu fundador poz o trabalho a serviço da educação.
   Durante 60 annos, Hampton teve tres directores, Armstrong por 25 annos, dr. Frissell por outros 25 e o Dr. Gregg, nos ultimos 10 annos.
   Isto assegurou uma grande continuidade ao instituto e a manutenção de um ambiente de inspiração pessoal que é o segredo do sucesso de Hampton.
   Como nos primeiros annos, assim hoje, o instituto desenvolve um methodo de educação pelo trabalho manual, cujo valor diaciplinar o General Armstrong emphaticamente reconheceu. Como no principio, a educação hoje dada em Hampton é uma educação baseada na dignidade do trabalho e na formação de um caracter que não se constitua somente de bons habitos mas, que seja animado de uma idéa de serviço collectivo, - o que torna esse Instituto um seminario de professores que são verdadeiros leaders das populações negras americanas.
   Mais do que necessidades individuaes de cultura pessoal, a educação fornecida em Hampton visa as necessidades das communidades e as necessidades da população de côr.
   Os resultados dessa instituição são 10.000 estudantes que já partiram de Hampton preparados para ganhar honradamente a vida, para ser professores, fazendeiros, homens de negocio e habeis profissionaes, "penetrados do desejo de servir a sua raça e pelas suas casas, seu trabalho, sua vida quotidiana, agir, pelo exemplo, como mestres dos menos afortunados entre os quaes elles vivem."
   Varios institutos semelhantes nasceram de sua influencia e, hoje, não ha estado da União em que os principios de Hampton não estejam agindo, ou atravez de antigos alumnos ou atravez de institutos educacionaes.

Administração e finanças

A administração do Instituto de Hampton obedece aos principios geraes de organizações privadas similares.
   Compõe-se de um conselho de Commissarios (Trustees), um conselho administrativo, um director que é o presidente do conselho administrativo, e o representa no Conselho de Commissarios, e a Congregação constituida dos membros das congregações de todas as escolas e por sua vez representada por um resumido Conselho Educacional.
   O director trabalha em constante contacto com esses differentes Conselhos, como tambem em contacto com os seus diversos directores de escolas.
   Hampton Institute é uma organização inteiramente privada, com fundos provenientes de donativos de toda ordem, que se elevam hoje a mais de $8.921.644 dollares.
   As suas despesas annuaes se elevam a $550.000 dollares, dos quaes, dizia-me o Dr. Gregg, director, cerca de $100.000 ainda têm hoje de ser angariados em donativos, cada anno.
   O valôr dos edifficios e da terra é estimado em $2.200.000 dollares, comprehendidos os 74 acres do instituto e os 916 acres das duas fazendas para trabalho e pratica do curso de agricultura e os 150 edificios, incluidas as residencias dos professores.
   O instituto tem hoje cerca de 2.300 alumnos inclusive o curso de verão, com um corpo docente de cento e cincoenta professores.
   O regime é de internato, pagando o estudante $20 dollares por mês e a taxa de estudos de $100 dollares annuaes.