Educação e Ciências Sociais.
Rio de Janeiro, v.1, n.1, 1956. 

APRESENTAÇÃO 

Já possui o Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos uma publicação periódica, cuja aceitação e cuja procura têm criado para os nossos serviços de distribuição problemas crescentes, os quais têm sido resolvidos à medida dos recursos disponíveis. Consagrada aos estudos e aos debates educacionais, a Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, por isso mesmo, vem tratando, nos longos anos de sua periodicidade ininterrupta, da educação em seus aspectos mais amplos e mais variados, sem nenhum sentido de especialização em tal campo de conhecimentos, de pesquisas e de aplicações técnicas, cuja extensão é tão grande quanto o é a sua compreensão progressivamente diferenciada.

Instituído o Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais, compreenderam os seus coordenadores e pesquisadores que cabia perfeitamente, dentro dos estudos que procuram esclarecer os fatos educacionais em suas múltiplas relações com outros fatos sociais, econômicos, culturais e políticos, tendo em vista o próprio planejamento das atividades de administração, organização e execução escolares, a divulgação periódica do que o referido Centro fôsse realizando, especialmente no setor dos estudos e pesquisas sociais relacionados com a educação. Iniciaria, dessa forma, no Brasil, a especialização no próprio setor do periodismo educacional, a exemplo do que já se faz em vários países.

Neste primeiro número de EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS SOCIAIS - Boletim do Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais - cuidamos apenas de apresentar aos leitores as razões históricas e técnicas e os problemas que levaram à instituição do C. B. P. E, como principal setor do I. N. E. P., além de expor seu plano de ação e relatar as atividades já iniciadas. A partir do segundo número, poderemos começar a publicar os primeiros resultados de nossos estudos e pesquisas em execução, no campo das ciências sociais e da educação.

Não podemos, de início, assumir a responsabilidade de uma periodicidade regular, mas, se nos fôr possível, esperamos publicar quatro números anuais dêste Boletim, tendo, assim, oportunidade de ir relatando o desenvolvimento de nossos trabalhos, o que, propiciando a crítica e o debate construtivos, facilitará a revisão e as correções necessárias, antes que nossos projetos, uma vez concluídos, estejam em condições de dar margem à publicação de monografias em forma de livro. Tem, por isso, o Boletim, para nós, também um sentido funcional, que é o de revisão e aperfeiçoamento de nossas pesquisas e estudos.