A construção de escolas primárias na Reforma de Instrução Pública de Anísio Teixeira no Distrito Federal (1931-1935)
Na gestão de Anísio Teixeira, no Distrito Federal, entre 1931 e 1935, foi elaborado um plano mínimo de edificações que previa para o período de 1934 a 1938, a construção de 74 novas unidades escolares com uma média de 25 classes; a ampliação de 16 prédios municipais já erguidos e o aproveitamento de 25 prédios existentes. Desse plano mínimo, a construção efetivamente realizada abrangeu 25 novos prédios: General Trompowsky (Leme); Pedro Ernesto (Gávea); México (Botafogo); Machado de Assis e Santa Catarina (Santa Teresa); Chile (Olaria); São Paulo (Brás de Pina); Pernambuco (Maria da Graça); Paraná (Cascadura); Honduras (Jacarepaguá);Paraguai e outra sem denominação (Marechal Hermes); Nicarágua (Realengo); Ceará (Inhaúma); Getúlio Vargas (Bangu); Argentina (Vila Isabel); Paraíba (Anchieta); Venezuela (Campo Grande); Pará (Sapé); uma, sem denominação, no morro da Mangueira e outra na Fortaleza de São João; Bahia (Bonsucesso) e Rio Grande do Sul (Engenho de Dentro).
A construção desses prédios escolares foi liderada por Enéas Trigueiro Silva e equipe. Obedeceu ao planejamento de remodelação da cidade, elaborado por Alfred Agache (Plano Agache), que previa grandes concentrações escolares em áreas escolhidas segundo critérios de demanda e facilidade de transportes. Este plano foi seguido, embora as irregularidades dos terrenos em termos de topografia, dimensão e situação tivessem acarretado uma solução diversificada em seis tipos de escola: o prédio mínimo, com 2 salas de aula comuns e um atelier e oficina; a escola nuclear, com 12 salas de aulas comuns e locais para adminstração, secretaria e biblioteca de professores - esta escola se completaria com um parque escolar; a escola ampliada, com 12 salas de aulas comuns, quatro salas especiais para auditório, música, recreação e jogos e ciências sociais; o sistema platoon, com 6 salas de aulas comuns e 6 salas especiais para leitura e literatura com biblioteca anexa, para ciências sociais, para auditório, para música, recreação e jogos e para ciências, com vivarium anexo; o sistema platoon ampliado com 16 classes e o sistema platoon ampliado com 25 classes.
Texto pesquisado em:
TEIXEIRA, Anísio. Os prédios e aparelhamentos escolares. Boletim de Instrução Pública,ano 14, n.11 e 12, jul./dez. 1934. p.204.