Testemunhos sobre Anísio Teixeira

   A credibilidade das afirmações até agora apresentadas pode ser fortalecida com depoimentos de pessoas ou órgãos que deram testemunhos sobre Anísio. É evidente que a veracidade de tudo o que se afirmou independe disto, mas o valor destas pessoas corrobora, enfatiza e avaliza a grandeza da vida e da obras de Anísio Teixeira. Indica-se aqui os autores e respectivos pronunciamentos emitidos a respeito de Anísio.
Santos Moraes: "Um dos espíritos mais lúcidos e uma inteligência rara postos a serviço, dia-a-dia, do generoso e nobre impulso de ajudar o seu país e o homem brasileiro a se elevarem através do ensino e da educação do povo".
Delgado de Carvalho: "Vulcão de idéias".
Newton Sucupira: "O grande pensador da educação brasileira".
Carneiro Leão: "Apóstolo e idealizador".
Nelson Carneiro: "Um mestre de mestres, um devassador de rumos, um plasmador de grandezas, um criador de futuros. O educador do povo".
Gildásio Amado: "O pensamento de Anísio Teixeira que não se encontra em termos tão constantes e tão fracos em nenhum outro educador brasileiro, o qualifica como o principal inspirador da escola unificada e contínua que laboriosamente começa a se definir no País".
Hermes Lima: "Não sei qual o maior logado de Anísio: se a sua obra de administrador e homem de governo, se a sua doutrina política de educador visceralmente democrático".
Enciclopédia Delta Universal: "Educador brasileiro cujas idéias inspiraram ou influenciaram todos os setores da educação no Brasil e mesmo o sistema educacional da América Latina. (...) A obra escrita que deixou é o material mais significativo sobre educação existente em língua portuguesa".
Afrânio Coutinho: "Foi dos maiores homens que o Brasil produziu em toda a sua história".
Pedro Calmon: "Com Fernando de Azevedo e Lourençi Filho, compôs o trounvirato dos orientadores da instrução".
Jorge Amado: "Foi um gigante no pensamento e na ação. Sua presença se estende sobre o Brasil, é visível em todo nosso crescimento, não há setor da vida brasileira sobre o qual o trabalho silencioso de Anísio Teixeira pela educação e pela cultura não tenha exercido influência".

<< página anterior Página 6/8 próxima página >>

Sumário