NOTA DOS EDlTÔRES

TRÊS DOS LIVROS de Anísio Teixeira incluídos nesta nova "Coleção Cultura, Sociedade, Educação" - Educação no Brasil, Educação não é Privilégio e Educação é um Direito - representam um esfôrço para tornar acessível ao leitor brasileiro aquela parte de sua obra mais diretamente ligada à reconstrução educacional brasileira entre 1947 e 1967.

  Educação é um Direito é inteiramente inédito; os outros dois volumes constituem reunião de trabalhos publicados em revistas e jornais, ou nas duas obras anteriores: A Educação e a Crise Brasileira e Educação não é Privilégio. Os volumes representam, entretanto, novas edições, pois incluem sòmente no Educação no Brasil 16 capítulos novos.

  Os trabalhos de natureza pròpriamente teórica ou geral foram retirados, integrando o Pequena Introdução à Filosofia de Educação e o nôvo volume Educação e o Mundo Moderno, a fim de constituírem os três novos volumes acima referidos três faces de um só todo: a crise da educação brasileira e as sugestões para a sua reconstrução.

COMPANHIA EDITORA NACIONAL




NOTA EXPLICATIVA

  ÊSTE VOLUME INCLUI a reedição de sete capítulos iniciais do livro A Educação e a Crise Brasileira, com a supressão dos capítulos 7 e 8 ("A Educação que nos convém" e "Como financiar a educação brasileira"), por ter sido o assunto do primero tratado em outros capítulos dêste livro, e o do segundo, desenvolvido mais amplamente no volume Educação é um Direito, e de tôda a segunda parte, inclusa no volume Educação o Mundo Moderno. Os demais 16 capítulos são estudos e análises posteriores à data da publicação daquela obra hoje esgotada.

  Tratando-se de coleção de estudos, análises e debates, que precederam e sucederam à promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, o livro tem por vêzes tom quase polêmico e repete iterativamente os temas e a argumentação em que se baseou a campanha pela nova lei nacional de diretrizes e bases da educação e sua implantação, ainda em progresso.

  Em seu todo, o livro está dividido em três partes, ou seções: a primeira - Educação no Brasil - compreende estudos e análises anteriores à Lei de Diretrizes e Bases (1961), depoimento e debate no curso da discussão final até à promulgação da Lei e notas sôbre a universidade já após a lei, seguido todo êsse contexto de uma notícia sôbre a educação em 1967;a segunda - Educação e Sociedade - estudos e interpretações do inter-relacionamento entre educação e sociedade; e a terceira - Reflexões sôbre os nossos tempos, ligadas ao tema geral do livro.

* * * * * * * * *

  Os trabalhos ora reunidos, inclusive a introdução, são análises, estudos ou palestras, feitos para atender a temas, problemas ou reclamos do ininterrupto debate educacional brasileiro, de que voltei a participar com a restauração do regime democrático, em 1946, retornando às posições e orientações da reconstrução educacional brasileira, iniciada depois de 1930.

  Por isto mesmo, êste livro não tem pretensão acadêmica ou científica. É uma reunião de documentos de crítica e de ação, destinados a chamar a atenção da consciência pública e profissional para os problemas e dificuldades mais graves da situação educacional brasileira.

  Embora de circunstância, e com inevitáveis repetições, tôdas estas páginas têm a unidade de uma coerente filosofia democrática, e acredito não lhes falte, ainda quando mais ácida se revele a análise, uma nota de impenitente otimismo.

 

ANÍSIO TEIXEIRA