Dezembro de 1961 assinala dois importantes acontecimentos na vida educacional brasileira: a criação da Universidade de Brasília e a aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
De acordo com a Lei n.º 3.998, de 15.12.61, a que criou a Universidade de Brasília, foi constituído o Conselho Diretor, composto dos Professores: Anísio Teixeira, Hermes Lima, Abgar Renault, Darcy Ribeiro, Osvaldo Trigueiro e Pe. Matheus Rocha.
A solenidade de posse do Conselho Diretor
foi presidida pelo Primeiro-Ministro Tancredo Neves, e Anísio
Teixeira foi o orador oficial, em nome dos Conselheiros.
"Queremos que a Universidade de Brasília não seja apenas a vigésima oitava universidade do Brasil.
Queremos que ela concretize uma mudança real e seja um instrumento de promoção, de cultura e de soluções de problemas, voltado para o meio social exterior. Nossos planos são para que ela se identifique com as aspirações de evolução do País e contribua para que suas finalidades sejam alcançadas.
Pretendemos superar as resistências das
nossas universidades formuladas nos moldes antigos, voltadas para
si mesmas, mais do que para a nação, preocupadas
mais com o seu papel de guardiãs da cultura do que com
a necessidade do progresso e desenvolvimento da sociedade."
O primeiro Reitor, eleito pelo Conselho Diretor, foi o Prof. Darcy Ribeiro, que mais tarde se afastaria para assumir o cargo de Ministro da Educação, em substituição ao deputado Antônio de Oliveira Brito.
Anísio Teixeira é escolhido
para substituí-lo na Reitoria da Universidade de Brasília.
O Reitor Anísio Teixeira
Anísio Teixeira foi Reitor da Universidade de Brasília na fase de implantação e sua administração foi relativamente rápida. Contudo, vale salientar que ele participou ativamente da elaboração dos planos de organização, oferecendo o melhor da sua experiência - desde quando Reitor da Universidade do Distrito Federal, que apesar da sua efêmera existência ainda hoje é lembrada pelos estudiosos da nossa vida universitária.
Anísio Teixeira era um grande estudioso dos problemas relacionados com o ensino superior e a vida das Universidades. Escreveu ensaios os mais sérios e profundos, além de histórico depoimento prestado perante a Câmara dos Deputados.
Depondo a respeito de Anísio, na Universidade de Brasília, a Prof.ª Zahydée Machado Neto, da Universidade Federal da Bahia, faz as seguintes afirmações:
"Para um homem acima de tudo movido a idéias, as tarefas administrativas representavam um fardo que ele carregou por força das circunstâncias. E nos meses de sua reitoria, a universidade se fazendo, em gente, pedra, tijolos, elas foram muito grandes.
Ele as enfrentava, mas só agora eu entendo os longos prefácios das nossas reuniões de planejamento da Faculdade de Educação.
Ao tempo em que a Universidade se construía, com professores, máquinas, cimento, livros, operários, currículos, cursos, aulas, pesquisas, ele continuamente pensava e repensava as bases teóricas sobre as quais montávamos a estrutura, bases que em grande parte vinham saindo de sua cabeça durante quase trinta anos.
A Universidade de Brasília estava sendo
criada a partir de uma posição de alta relevância
estratégica para o desenvolvimento nacional: a ênfase
nas ciências naturais e nas matemáticas. Era preciso
fazer ciência no Brasil, trazer do exterior muitas das nossas
melhores cabeças científicas que por força
da estrutura arcaica de nossas universidades não tinham
condições de fazer ciência aqui, porque não
queriam ficar limitadas à mera repetição
daquilo que, no máximo, estaria nos livros."
Universidade de Brasília, um Marco
na Vida Universitária Brasileira
A Universidade de Brasília recebeu o melhor de Anísio Teixeira, desde a sua organização. Ao lado de outros educadores sonhou com uma Nova Universidade, capaz de equacionar e resolver, na prática, os mais complexos problemas relacionados com a estrutura e o funcionamento das nossas instituições de ensino superior.
A Universidade de Brasília, sem dúvida alguma, significou o primeiro grande passo para a reforma da universidade brasileira que se iniciaria mais tarde. Muitas idéias nascidas com a criação, em 1962, da Universidade de Brasília, frutificariam e se desenvolveriam em muitas outras Universidades. Outras, já estão definitivamente consagradas na nossa legislação de ensino superior.
Anísio Teixeira era presença
obrigatória nesse momento importante da educação
brasileira, ele que nos idos de 1935 sonhara com a implantação
de uma grande universidade, a do Rio de Janeiro. Demais, o grupo
de professores, empenhado na criação da Universidade
de Brasília, não dispensaria a participação
do velho mestre, cuja visão em torno dos problemas de ensino
superior era das mais avançadas. Nessa área da
nossa educação - como em tantas outras - foi também
um pioneiro, sempre pensando além do seu tempo.
Importância de um Depoimento
Em 1968, no dia 8 de maio, compareceu Anísio
Teixeira à Câmara dos Deputados e perante a Comissão
Parlamentar de Inquérito destinada a estudar a estruturação
do ensino superior no Brasil prestou importante depoimento. Nesse
seu depoimento, depois publicado na Revista Brasileira de Estudos
Pedagógicos, sob o título de "Uma Perspectiva
da Educação Superior no Brasil", faz referências
à Universidade de Brasília, cujo trecho destacamos
a seguir:
"... Se me permitem, darei o exemplo do que vai ser a transformação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, para se compreender a complexidade e o radicalismo da transformação projetada. Depois, apresentarei as minhas dúvidas sobre a exeqüibilidade dessa reforma.
Creio que alguns dos Srs. Deputados já estão familiarizados com estes dois Decreto-Leis n.ºs 53 e 252, os quais reproduzem a organização que fora imaginada para a Universidade de Brasília.
É interessante observar que a lei que organizou a Universidade de Brasília e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional são quase da mesma semana. Realmente, são do mesmo mês, do último mês de 1961.
Uma era timorata, cuidadosa. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional abre certas oportunidades de reforma, muito modestas. A da Universidade de Brasília, pelo contrário, era bastante radical. Pessoalmente só a julgava exeqüível porque iria partir do marco zero. Não é que julgue mais fácil criar uma escola nova do que ampliar uma escola antiga. É que, na minha opinião pessoal, a Universidade de Brasília, cujo projeto representou um curioso consenso do magistério superior mais avançado do Brasil, somente seria viável se começasse como um centro de estudos superiores, de onde nascesse uma escola de pós-graduação. Mas, a pressão pelo aluno local de Brasília levou à implantação imediata da Universidade.
Perdeu-se, assim, a oportunidade de fazer com que a Universidade de Brasília reproduzisse, 160 anos depois, a experiência de Humboldt, na Alemanha do princípio do século XIX.
Não deixa de ser curioso que se tenham
votado duas leis, quase que ao mesmo tempo, de tendências
tão contrastantes como as da Lei de Diretrizes e Bases
e as da Lei de fundação da Universidade de Brasília.
Seis anos depois, o atual Governo incorpora os dispositivos
da lei que criou a Universidade de Brasília a todas as
universidades federais."
Verificamos nas palavras de Anísio
que realmente a criação da Universidade de Brasília
representou o início de uma série de mudanças
na organização do nosso ensino universitário,
conforme assinalamos anteriormente. Nesse depoimento selecionamos
exatamente a parte relacionada com a Universidade de Brasília.
Entretanto, vale a pena registrar a razão por que o velho
mestre declarou "ter dúvida sobre a exeqüibilidade
da pretendida reforma". Afirmou ele, no seu significativo
depoimento, em 1968, na Câmara dos Deputados:
"Minha dúvida sobre a exeqüibilidade de tão radical medida, assenta no fato de que a reforma requer mudança profunda, tanto do professor quanto do aluno, mudança que não se pode fazer nas universidades já existentes.
Para a reforma de uma universidade já
constituída e cujo professorado não se possa remover,
a reforma tem de ser gradual e por setores, não se podendo
operar a mudança global subitamente."
Tinha toda razão Anísio Teixeira.
Os que têm acompanhado a implantação da Reforma
Universitária sabem das dificuldades encontradas. Os juízos
formulados pelo grande educador eram sempre precedidos de longa
meditação, fundamentados em sólida cultura
e longa experiência no lidar com os problemas da nossa educação,
da qual ele possuía uma visão global e muito profunda.