A ESCOLA PARQUE DA BAHIA

Experiência pedagógica pioneira no Brasil.

Obra de projeção internacional

Das muitas realizações de Anísio Teixeira, a Escola Parque, ou Centro Educacional Carneiro Ribeiro, em Salvador, Bahia, foi a que alcançou maior repercussão no Brasil e em diversos outros países. Ainda hoje é mencionada como sendo o conjunto escolar da mais arrojada concepção pedagógica, embora construída e inaugurada em 1950.

Acredito mesmo que a Escola Parque signifique um marco muito importante na vida educacional brasileira, não somente por haver sido instalada em 1949, mas também por ser ainda um exemplo sempre invocado - especialmente quando, em nossos dias ainda, se procura estabelecer novos rumos para a nossa escola.

Na sua concepção pedagógica o Centro Educacional Carneiro Ribeiro - com a Escola Parque e as Escolas-Classe - significou a mais avançada resposta quanto ao tipo de instituição escolar capaz de realmente preparar a criança para a vida moderna, para uma sociedade em mudança. Educadores de muitos países e de todo o Brasil têm visitado o CECR, observando o seu funcionamento e analisando o trabalho pedagógico que nele se desenvolve. Especialistas na área de educação têm oferecido depoimentos os mais significativos sobre a estrutura e o funcionamento do Centro Educacional Carneiro Ribeiro, que já tem servido de modelo e inspiração para muitas outras escolas no Brasil. Em linhas gerais, veremos alguns aspectos relacionados com essa importante obra pedagógica, concebida pela visão criadora de Anísio Teixeira.

No Bairro da Liberdade Nasceu o CECR

A partir de 1947, na condição de Secretário de Educação, Anísio Teixeira daria início a uma série de novas realizações no campo educacional, às quais faremos referência em outro capítulo. Dentre elas se destacam aquelas relacionadas com a educação em diversos bairros da Cidade do Salvador.

O popularíssimo bairro da Liberdade, na Capital baiana, foi provavelmente o mais beneficiado pela sua nova administração. Bairro muito populoso, predominando entre os seus moradores gente pobre e humilde. Bairro de topografia acidentada, com ruas e becos sem nenhum calçamento. Era um bairro sem o mínimo de requisitos urbanos. Hoje, vinte anos depois, quem o visitar não tem a menor idéia do que era antes. As suas ruas principais todas asfaltadas, comércio próprio, grande número de escolas, vida social intensa, muito transporte, etc...

Anísio Teixeira, preocupado com o problema da educação popular e integrando a equipe de um Governo humano e justo, cujo líder Otávio Mangabeira era uma das maiores expressões entre os defensores de regime democrático, escolheu exatamente o populoso, popular e pobre bairro da Liberdade para ser o local onde instalaria o arrojado Centro Educacional Carneiro Ribeiro.

O bairro da Liberdade, possuindo considerável número de crianças em idade escolar, era dos mais carentes em matéria de educação e de escolas. Acredito mesmo que o fator que mais contribuiu para a evolução e o progresso desse bairro tenha sido justamente o fator educação.

As Idéias Fundamentais do Grande Projeto

Tal como ocorrera em 1925, na Bahia mesmo, Anísio assumia a responsabilidade de governar a educação do Estado trazendo consigo, dentre outras, a preocupação de recuperar a escola primária oficial, dando-lhe condições para melhorar a qualidade do ensino e ampliar o tempo de permanência da criança na escola. Ele próprio, analisando a nossa realidade educacional, com relação à nossa escola primária, afirmava: "...a instituição que, por excelência, deve ser estável a fim de contrabalançar a instabilidade moderna, faz-se ela própria incerta e instável, com administração e professorado em mudança permanente e os alunos na ronda dos turnos cada vez mais curtos. Tais circunstâncias fazem com que a escola primária venha perdendo a função característica de ser a grande escola comum da nação, a escola de base, em que se educa a grande maioria dos seus filhos, para se constituir simples escola de acesso, preparatória ao ginásio, para onde se dirige a maior parte dos alunos que logram chegar à quarta série".

Ao lado da preocupação de melhorar a qualidade da escola primária estava o problema do menor abandonado, que era assim analisado, àquela época, por Mestre Anísio: "Tive, então, a oportunidade de ponderar que, entre nós, quase toda infância, com exceção de filhos de famílias abastadas, podia ser considerada abandonada. Pois, com efeito, se tinham pais, não tinham lares em que pudessem ser educados e se, aparentemente, tinham escolas, na realidade não as tinham, pois as mesmas haviam passado a simples casas em que as crianças eram recebidas por sessões de poucas horas, para um ensino deficiente e improvisado. No mínimo, as crianças brasileiras, que logram freqüentar escolas, estão abandonadas em metade do dia. E este abandono é o bastante para desfazer o que, por acaso, tenha feito a escola na sua sessão matinal ou vespertina. Para remediar isso, sempre me pareceu que devíamos voltar à escola de tempo integral." (1)

A Organização do Centro

A instituição educacional idealizada por Anísio Teixeira era por ele chamada de Centro de Educação Popular, uma Escola de educação primária ministrada em nova dimensão, dentro da mais avançada doutrina pedagógica, cujo principal objetivo era dar às crianças uma educação integral.

Constituído de vários pavilhões: o da Escola Parque e os das Escolas-Classe. A Escola Parque destinada às atividades educativas, como: trabalhos manuais, artes industriais, educação artística, educação física e atividades socializantes. Nas escolas-classe se desenvolvem as atividades normais ou convencionais das demais escolas, estudando ciências físicas e sociais, leitura, escrita e aritmética.

Durante um turno a criança estuda numa das escolas-classe e no outro turno na escola-parque. No Centro de Educação Popular a criança recebe toda assistência: médico, dentista, orientador educacional, além da merenda escolar.

Esse complexo educacional, cuja estrutura e funcionamento não podem ser analisados, aqui, com maiores detalhes, é ainda hoje a mais avançada organização escolar destinada à educação primária. A escritora prof.ª Terezinha Éboli escreveu interessante livro intitulado Uma Experiência de Educação Integral, cuja leitura é indispensável a quem deseje ter uma visão real e detalhada sobre o Centro Educacional "Carneiro Ribeiro".

O Professorado e a Experiência

Evidentemente que ao conceber esse plano, desejando uma escola realmente capacitada a promover educação integral, o Prof. Anísio Teixeira sabia da necessidade imediata de dispor de um professorado em condições de se integrar plenamente nos objetivos da nova escola. E efetivamente convocou professores de comprovada experiência para o início do trabalho, além de proporcionar meios para o seu aperfeiçoamento, através de cursos e de concessão de bolsas de estudo. Um grande número de professoras baianas se deslocou para outros centros educacionais do país, especialmente Minas Gerais, Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro, para realizar estágios, estudos e cursos, aprimorando os seus conhecimentos profissionais, especializando-se nas áreas em que desenvolveriam as suas atividades docentes.

A propósito da importância do professorado, Anísio Teixeira afirmava: "A maior dificuldade da educação primária, que, por sua natureza, é uma educação universal, é a de obter um professor primário que possa atender a todos os requisitos de cultura e aptidão para um ensino tão vasto e tão diversificado. A organização do ensino primário em centro desta complexidade vem, de certo modo, facilitar a tarefa, sobremodo aumentada da escola elementar. Teremos os professores primários comuns para as escolas-classe e para a escola-parque, os professores primários especializados de música, de dança, de atividades dramáticas, de artes industriais, de desenho, de biblioteca, de educação física, recreação e jogos.

Em vez de um pequenino gênio para tudo, muitos professores diferenciados em dotes e aptidões para a realização da tarefa sem dúvida extraordinária de formar e educar a infância nos seus aspectos fundamentais de cultura intelectual, social, artística e vocacional."

Desde a sua instalação, em 1950, que a direção do Centro se preocupa com a qualidade do seu professorado. O próprio Centro, em última análise, tornou-se instituição onde o professorado baiano teria oportunidades de aperfeiçoamento, principalmente a partir de quando foi criado o Centro Regional de Pesquisas Educacionais, de Salvador, pelo Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos, tendo na sua direção o próprio Prof. Anísio Teixeira.

Êxitos - Não Obstante as Dificuldades

É fácil, especialmente aos que se dedicam à educação, compreender as naturais dificuldades que uma experiência desse porte teria que enfrentar. Para alguns parecia um "luxo" se manter uma organização escolar de manutenção dispendiosa, num Estado relativamente pobre e que não dispunha de recursos orçamentários satisfatórios para manter a sua rede escolar. Outros deixaram de apoiar ou aplaudir a experiência porque viram no Centro Educacional um exemplo bem claro da necessidade de se reformular o ensino na grande maioria das nossas escolas. Por outro lado algumas autoridades educacionais não tiveram a sensibilidade necessária para compreender o significado da grande obra que se estava realizando. Mas apesar dos pesares o Centro Educacional Carneiro Ribeiro desempenhou o seu papel pioneiro e a ele se deve uma das melhores experiências pedagógicas de que se tem notícia em nosso país.

A Prof.ª Carmen Spínola Teixeira, diretora do Centro, a ele se devotou de corpo e alma. Tendo sido a Assistente do Secretário de Educação e Saúde, no Governo Mangabeira, conseqüentemente acompanhando todos os passos da sua organização, instalação e funcionamento inicial, tornou-se a pessoa mais indicada para o cargo. Acrescente-se ainda o fato de comungar plenamente com os ideais do seu irmão querido e companheiro de jornada, o próprio Anísio. Daí, talvez, um traço em comum - o de saber persistir no ideal, mesmo quando as dificuldades pareciam irremovíveis.

Em dezembro de 1966, quando em Salvador se realizou a III Conferência Nacional de Educação, Anísio Teixeira esteve presente, na condição de membro do Conselho Federal de Educação. Além de outros trabalhos que elaborou, teve oportunidade de numa das sessões plenárias da Conferência fazer um importante pronunciamento sobre a sua grande obra. O discurso foi pronunciado na própria Escola Parque. Transcrever alguns trechos desse pronunciamento nos parece sumamente importante. Faremos adiante.

Centro de Educação Integral

"A organização da escola, pela forma prevista, daria ao aluno a oportunidade de participar, como membro da comunidade escolar, de um conjunto rico e diversificado de experiências, em que se sentiria:

o estudante na escola-classe,

o trabalhador nas oficinas de atividades industriais,

o cidadão nas atividades sociais,

o esportista no ginásio,

o artista no teatro e nas demais atividades de arte, pois todas essas atividades podiam e deviam ser desenvolvidas, partindo da experiência atual das crianças para os planejamentos elaborados com a sua plena participação e depois executados por elas próprias.

Seriam experiências educativas, pelas quais as crianças iam:

adquirir hábitos de observação,

desenvolver a capacidade de imaginar e ter idéias, examinar como podiam ser executados e executar o projeto,

ganhando, assim, habilitação para a ação inteligente e eficiente em sua vida atual, a projetar-se para o futuro.

Se a escola-classe se mantinha, em essência, a antiga escola convencional, as condições de trabalho na escola-parque iriam facilitar sobremodo a aplicação dos melhores princípios de educação moderna."

A Experiência Correu Mundo ...

"Hoje o Centro ainda não está completo.

Faltam as residências para as crianças chamadas abandonadas, que aqui deveriam estar como os habitantes do Centro, que iriam durante o dia hospedar os alunos do regime do semi-internato em que funciona. A despeito de todas aquelas dificuldades, já referidas, o plano se executou e estas escolas se fizeram o exemplo de algo de novo no campo da educação.

A experiência correu mundo. Seus visitantes, em muitos casos, encheram-se de entusiasmo.

As Nações Unidas, em um documentário de escolas de todo o mundo, escolheram este Centro para um dos seus filmes e o exibiram por toda parte."

Tudo com a Prata da Casa

Um dos aspectos de maior valor, para uma análise da grande experiência do Centro Educacional Carneiro Ribeiro, é o de ter sido uma experiência genuinamente brasileira, desde a sua concepção até os dias atuais. Uma demonstração eloqüente, dentre outras, de que podemos resolver problemas educacionais brasileiros partindo da nossa própria realidade, valorizando a capacidade dos nossos técnicos e confiando na capacidade dos nossos professores.

O depoimento é do Prof. Anísio Teixeira:

"Tudo isso se fez com a prata da casa.

Não houve para esta experiência nem auxílio nem assistência técnica estrangeira de qualquer natureza.

Os professores são todos nossos e os que tiveram oportunidade de aperfeiçoamento, aperfeiçoaram-se aqui, no Brasil, em curso do INEP.

A Diretora, que se devotou à experiência com toda alma, é uma professora formada em uma das nossas escolas normais, a de Caetité, no Estado da Bahia, e sua grande experiência de educadora foi adquirida no ensino em escolas normais, na direção de escolas, aqui entre nós e no estudo e convívio com as crianças brasileiras de todas as classes...

Não visito este Centro, mesmo quando o fazia, como Diretor do INEP, sem um profundo respeito, que raia pelo enternecimento, pelo esforço desses professores, desses funcionários e dos seus diretores, que aqui trabalham na pior das solidões, que é a solidão do desconhecimento, e que não se deve a nada de intencional, mas às dificuldades de integração dessa experiência no campo coletivo do sistema administrativo ou de ensino."

A Propagação da Idéia

O plano concebido por Anísio Teixeira, a partir de 1950, esteve sempre na ordem do dia de todas as discussões em torno das mudanças necessárias à escola primária brasileira, inclusive quando passamos a encarar com mais objetividade o problema da extensão da escolaridade e a indispensável articulação entre as escolas primária e média.

A influência do seu plano se fez sentir em vários centros educacionais do nosso país, não obstante as restrições quanto a custo e manutenção e outras de menor importância.

Dos Anais da III Conferência Nacional de Educação consta um trabalho do Prof. Anísio Teixeira, sob o título "Uma Experiência de Educação Primária Integral", em que analisa o problema da educação primária para poucos e educação primária para todos, dentro da experiência brasileira.

A análise do tema não poderia deixar de incluir, é evidente, a experiência realizada na Bahia. Desse documento extraímos alguns trechos.

"A experiência em curso na Bahia, embora já conte com alguns anos de funcionamento, somente neste ano terá as suas instalações completadas com a biblioteca, o teatro e o pavilhão de atividades sociais. Antes funcionavam os pavilhões de atividades de trabalho, de educação física e de teatro ao ar livre, além das escolas-classe.

Com a extensão da escolaridade a seis anos, devem instalar-se agora as classes de quinto e sexto anos, com o que se elevará o ensino ao nível dos doze e treze anos. Devido, entretanto, ao fato de achar-se a escola em um dos bairros de maior pobreza da cidade do Salvador, contou sempre o Centro com muitos alunos dessa idade, retardados em sua escolaridade regular."

Quando se resolveu implantar as quinta e sexta séries nas escolas primárias, o Centro Educacional Carneiro Ribeiro foi um dos primeiros estabelecimentos de ensino, a ser autorizado pelo Conselho Estadual de Educação, da Bahia. Na legislação baiana a 5.ª e 6.ª séries constituíram a chamada Escola Complementar, com as séries equivalentes aos dois primeiros anos do ginásio. Desse modo o Centro Educacional Carneiro Ribeiro iniciou uma nova etapa nas suas atividades pedagógicas, devendo-se ressaltar que nenhuma outra escola estava em melhores condições para ampliar as suas atividades pedagógicas, pois uma das razões que inspirara o seu idealizador foi exatamente a de poder a escola primária estar capacitada para atender ao problema de extensão da escolaridade, além de promover a integração entre a escola primária e média.

Voltando às palavras do Prof. Anísio Teixeira, no trabalho a que anteriormente nos referimos, veremos que a idéia do Centro instalado na Bahia iria, alguns anos mais tarde, ganhar uma nova dimensão, no:

Sistema Escolar de Brasília

Diz textualmente Anísio Teixeira:

"Baseado no modelo deste Centro, de Salvador, Bahia, foi organizado o sistema escolar de Brasília, cujo plano traçamos com o propósito de abrir oportunidades para a Capital do país oferecer à nação um conjunto de escolas que constituísse exemplo e demonstração para o sistema educacional brasileiro.

Ao fundamentá-lo, acentuamos que as necessidades da civilização moderna cada vez mais impõem obrigações à escola, aumentando-lhe as atribuições e funções, devendo assim as escolas, em cada nível de ensino, desde o primário até o superior ou terciário, como hoje já se está a chamar - ser organizadas tendo em vista constituírem-se verdadeiras comunidades, com as suas diversas funções e considerável variedade de atividades, a serem distribuídas por um conjunto de edifícios e locais a lembrar, seja no nível primário, no secundário ou no superior, verdadeiros conjuntos universitários.

Daí falar-se antes em Centro do que em Escolas."

Acreditamos que, para justificar a importância, sem maior detalhes, assinalamos os mais importantes aspectos relacionados com o Centro Educacional Carneiro Ribeiro. Convém ressaltar que esse plano, o arrojo das suas idéias, a sua concretização e a justa repercussão que teve no cenário nacional da educação, bastariam para consagrar um educador. Foi, porém, apenas uma das obras do grande Anísio Teixeira.