O ESTADO DE SÃO PAULO. FH entrega prêmio a cinco educadores. O Estado de São Paulo. São Paulo, 24 jul. 1996.
FH entrega prêmio a cinco educadores
Presidente da República se mostrou à vontade em meio a companheiros de vida acadêmica
BRASÍLIA - O presidente Fernando Henrique Cardoso entregou ontem o Prêmio a cinco personalidades brasileiras que se destacaram na área de educação. À vontade, em meio aos companheiros de sua vida acadêmica, Fernando Henrique não perdeu a chance de tecer comentários sobre cada um dos agraciados com o prêmio.
Os ganhadores deste ano foram o senador Darcy Ribeiro (PDT-RJ), o ex-senador João Calmon, o sociólogo Antônio Cândido de Mello e Souza, o professor Amadeu Cury e o cientista político Florestan Fernandes, premiado post mortem.
A solenidade reuniu vários intelectuais brasileiros no Palácio do Planalto, além de ministros e políticos. "Essa é uma das manhãs que compensa tantas outras que não são Tão gratas a quem trabalha neste edifício", ressaltou o presidente.
O ministro da Educação, Paulo Renato Souza, enalteceu o trabalho da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), idealizada por Anísio Teixeira, e garantiu que "a pós-graduação é o que temos de melhor na educação brasileira". Fernando Henrique lembrou que foi bolsista da Capes para estudar em Paris. "Foi a única vez - só agora que sou presidente não tem outro remédio - que viajei às custas do erário, da Capes", brincou.
|
Eventos | Instituições | Prêmios |