Escola de Educação
A escola de educação é hoje o desenvolvimento da escola normal dos primeiros annos de Hampton.
Os seus cursos são dados em base collegial e todos elles requerem diploma de escola secundaria. A escola prepara professores para os primeiros gráus da escola elementar, para os gráus intermediarios e superiores e para as escolas secundarias.
A extensão e o programma dos cursos obedecem aos melhores standards na America.
O curso para professores de escolas secundarias é de quatro annos e feito na base de duas materias principaes que devem ser escolhidas pelo estudante, no primeiro anno, dentre as seguintes: Inglês, Francês, Latim, Artes Industriaes, Musica, Mathematicas, Sciencia, Educação Physica.
Os cursos em educação comprehendem uma parte geral no primeiro anno, introducção ao methodo de ensinar e psychologia educacional no segundo, principios e methodos de educação secundaria e pratica de ensino no terceiro, e supervisão, pratica de ensino, administração de escola secundaria e educação secundaria no quarto.
Os diplomas para professores dos gráus intermediarios e dos gráus primarios de escola elementar são dados em dois annos de curso. O curriculum varia respectivamente, havendo insistencia em Desenho, Musica e Artes Industriaes que enriquecem e alargam o programma.
O methodo de preparação dos professores obedece ao plano geral do Instituto de Hamptom: preparar directamente e praticamente para o presente trabalho de classe a que se destina o estudante.
A escola para pratica de ensino é a Whittier Training School que fica nos campos do Instituto, cerca de meia milha distante dos edificios principaes. Conta quasi quatrocentos alumnos e embora não seja uma escola com a riqueza de apparelhamento de algumas das mais avançadas escolas americanas, eu conservo uma bôa impressão de sua disciplina, da coordenação dos seus methodos de ensino, da realidade e vida de sua educação e das suas bôas officinas de trabalho manual.
Ahi, durante meio anno, alumnos do curso normal praticam directamente os methodos de ensino.
Essa pratica de ensino é realizada sob a superintendencia dos professores de educação e em connexão com os cursos e os problemas estudados. Dizer isto talvez não seja bastante para fazer comprehender quanto os actuaes methodos de ensino, na America, são vivos e concretos. Não ha em Hampton, como em qualquer bôa escola americana, nada que se pareça com os nossos methodos formaes de aula-conferencia.
A aula, em si, é um trabalho prafico, é um problema, debatido no mesmo processo intelligente de discussão que já me occupou varias vezes, nessas notas de relatorio.Escola de Economia Domestica
A escola domestica de Hampton se destina a preparar donas de casa e professores de economia domestica, offerecendo cursos de quatro e dois annos.
A visita ao seu edifficio revela uma completa apparelhagem para os seus differentes cursos de costuras, de cozinha, de direcção de casa, de arte domestica, e de sciencias e literatura.
O programma é rico e abundante, e os seus diversos cursos são unificados em um curso geral em que o profesor procura dar uma vista de conjuncto da educação domestica.
Alem da feição pratica dos cursos, os estudantes, com os da escola agricola, devem executar um projecto concreto de resolução de qualquer problema connexo ao curso, com plena e independente reponsabilidade economica. Geralmente, o verão antes do ultimo anno, é destinado a esse exercicio pratico.
Outro verão deve ser tambem applicado, a não ser que o alumno tenha tido o anno-de-trabalho, em algum serviço relacionado com a direcção da casa.
Alem do projecto, alem de tres meses de trabalho em alguma profissão domestica, os estudantes de Economia Domestica têm ainda outra experiencia interessante e util.
No campo do collegio, entre outras residencias se encontra um lindo bungalow, de dois andares, doado ao Instituto para servir para a pratica em educação domestica.
Ahi, sob a superintendencia de uma professora residente, grupos de 6 meninas que se revesam, vivem 3 meses; estando a casa, com todos os trabalhos, as compras, os orçamentos caseiros, sob a responsabilidade das alumnas que se substituem nos differentes encargos da direcção de uma residencia. Alem das obrigações communs, as meninas dão reuniões, recebem visitas, em perfeita cooperação com familias dos professores do instituto.
A casa, com os seus nove quartos e as suas dependencias, é um primor de ordem, de asseio, de gosto e modestia.
Página anterior Página 39/72 Próxima página