Systema de trabalho
Completamente alheio ao treino vocacional que o Instituto fornece, existe em Hampton um systema de trabalho para o estudante, que constitue um dos grandes caracteristicos do estabelecimento. Tanto quanto possivel, todo o trabalho diario do instituto é feito por estudantes, provendo-se, assim, não somente ao sustento dos alumnos por si mesmos, como ao grande principio do fundador, - de educação pelo trabalho.
Os estudantes, rapazes e moças, trabalham nas secretarias do collegio, nas casas de residencia, nos dormitorios, na lavanderia, fazem todos os reparos de que venha a necessitar a instituição, são empregados nas fazendas, nos campos do collegio, nas officinas, etc., etc.
Varios edificios do instituto foram construidos pelos estudantes, e grande parte do mobiliario e todo o serviço de conservação de 150 differentes predios é feito pelos alumnos.
O estudante ganha por todo trabalho que faz estranho ao seu treino profissional.
Ha as seguintes classes de estudantes, de accordo com o trabalho que realizam:
1) Estudantes que trabalham um anno, de 35 a 50 horas por semana e têm classes á noite. Constitue-se de estudantes pobres ou daquelles que chegam ao Instituto não devidamente preparados para os cursos, e que acceitam o primeiro anno de trabalho, durante o qual se preparam para a entrada no curso secundario.
Dr. Robert Russa Moton, o mais notavel dos graduados vivos de Hampton e actual director de um instituto similar, o instituto Tuskegee, começou assim a sua formação, depois de ter sido reprovado no exame para admissão.
2) Estudantes que trabalham 4 horas por dia e frequentam metade das classes regulares do collegio.
3) Estudantes que trabalham uma manhã cada semana e frequentam completamente as aulas.
4) Estudantes que trabalham em horas anteriores ou posteriores ás classes.
A importancia paga em salarios, que é de 20 a 50 dollares por semana para os trabalhadores-de-anno e maxima de 18 centimos por hora aos demais, se elevou a mais de $100.000 dollares no anno passado.Disciplina e Self-government
Os alumnos de Hampton são educados ainda em disciplina militar, constituindo o Instituto um batalhão, a cargo de um commandante. Esse treino militar visa fornecer promptidão, precisão nos deveres, sentimento de ordem e respeito pela autoridade.
Existe, alem disso, uma liga de self-government, de que fazem parte todos os estudantes e que delibera por intermedio de um Conselho de Estudantes de 26 membros.
O seu principal fim é promover a unidade e lealdade ao Instituto e dar aos alumnos habitos de direção e governo de si mesmos.Dormitorios
Visitei alguns edificios que constituem as residencias dos alumnos. Compõem-se de quartos onde vivem dous ou tres. O andar terreo é um grande hall mobiliado com conforto e decencia. Os dormitorios estão a cargo de um dos professores da casa, que é auxiliado pelos alumnos.
Página anterior Página 37/72 Próxima página