Organização do Ensino

   Commento, com algumas palavras, o modo por que a Escola Platoon preenche os sete pontos cardeaes da escola americana:
   I. Os fundamentos – As materias basicas do ensino primario, basicas porque ellas constituem os instrumentos para a acção intellectual, - são ensinadas por um só professor e na mesma sala, durante tres horas por dia.
    Isto, ao mesmo passo que assegura a influência pessoal e permanente que a escola tradicional exerce, permitte que a monotonia e a fadiga, nem sempre ausentes do professor ou do alumno, tenham durante tres horas um repouso, derivando-se a actividade delles para outro trabalho. O resultado é um enthusiasmo e um interesse novos nessas salas de classe onde se estudam os fundamentos da educação. Não é dispensável dizer, ainda, que essa divisão permitte a especializão do professor em arthmetica, orthographia e leitura. O trabalho de calligraphia, que pode exigir um outro especialista, pode ser dado professor de descanso.9
   Sabio uso das horas de lazer.
   a) Sala de musica –
Cada criança tem dous periodos de 30 minutos por semana nessa sala decorada e apparelhada especialmente para musica. É preciso ouvir as crianças cantarem ou vel-as a ouvirem musica ahi, para se comprehenderem as vantagens desse esnsino por um especialista, nesse ambiente especial. O trabalho da sala de musica se faz em estreita collaboração com o do auditorio.
   b) O studio – É a sala para trabalho artistico. Tive a infeliz opportunidade de visitar e apeciar o trabalho artistico das escolas primarias de Paris. Um interesse muito natural me leva sempre a deter-me em face de toda tentativa artistica infantil, algumas das quaes me parecem singularmente inspiradoras.
   Na Exposição de Artes Decorativas, em Paris, visitei salas de trabalhos infantis de varios povos da Europa.
   A America pode, entretanto, estar orgulhosa dos apparelhamentos especiaes para um studio infantil, com que ella dota as suas escolas. Isto, por força, enriquece a actividade escolar e exerce sobretudo, pelo ensino intelligente da apreciação da belleza, uma acção civilizadora que nunca poderemos medir completamente.
   Dentro desse ambiente é preciso assistir á lição de um desses especialistas americanos em arte ou musica, para vêr tudo que elles constróem em meia hora de trabalho. Lembro-me de uma aula de musica, em uma escola de New-York. O professor, com suas quinze crianças, uma vitrola em um quadro espanhol da Madona com um menino. Durante meia hora esses meninos commentaram a pintura com uma musica tão sentida e tão seria, que não me esqueço dos momentos de real emoção que me deu essa classe de ensino primario.
   c) A sala de Litteratura – É a sala destinada a desenvolver a apreceição litteraria e a fortalecer esse poder criativo infantil de que tanto falamos. Aqui se contam historias, se lêem livros, se recitam versos, e representam-se comedias e dramas, etc.
   Sem nenhum encarecimento, a contribuição da criança americana, - exactamente talvez porque a opportunidade lhe é mais facilitada, - a sua contribuição nesse campo de actividade artistica é extraordinariamente sensível.


Página anterior Página 66/72 Próxima página
Índice