TRIBUNA DA BAHIA. Ministro visita Escola-Parque. Tribuna da Bahia. Salvador, 13 jun. 2000. Caderno Cidade, p.8.

Ministro visita Escola-Parque

Antes da assinatura do Termo de Compromisso, o Ministro acompanhado pelo secretário Estadual da Educação, Eraldo Tinoco, visitou a Escola-Parque, que desde abril está em reformas. Essa foi a primeira vez que um Ministro da Educação visitou a escola desde que Anísio Teixeira morreu, há 30 anos.

O Ministro fez questão de visitar a escola ontem para homenagear os 100 anos de nascimento de Anísio Teixeira. "Na minha opinião Anísio Teixeira é o maior educador brasileiro", ressalta Paulo Renato. Depois de se declarar fã de Anísio Teixeira, o Ministro da Educação discursou sobre a filosofia do educador, que tinha como linha central manter o aluno na escola o dia todo. A escola-lar, como era conhecida, além de proporcionar o ensino tradicional também contava com oficinas de diversos cursos. O aluno poderia escolher aquele que mais o atraísse entre dança, música, cerâmica, madeira, cartonagem, couro, padaria, alfaiataria, corte e costura e tapeçaria, entre tantos outros.

Assim que chegou, Paulo Renato passeou rapidamente por algumas das instalações da escola, como a biblioteca, o teatro, o ginásio, o pátio externo e o galpão onde funcionavam as oficinas profissionalizantes idealizadas pelo criador da Escola-Parque.

Apesar da reforma da escola ter sido iniciada exclusivamente com verbas estaduais, durante a visita o Ministro disponibilizou verbas federais, "caso seja necessário" para prosseguir com as obras de reconstituição da escola de Anísio Teixeira.

O objetivo da reforma, segundo o ministro, não é somente reinstaurar a escola da mesma maneira como ela funcionava antigamente, mas viabilizar a modernização das oficinas já existentes e proporcionar a instalação de cursos profissionalizantes mais adequados à realidade de mercado atual. "O modelo pedagógico daquela ocasião não é uma realidade para todo o sistema educacional, mas esta escola pode servir como um centro muito importante para os jovens", afirma Paulo Renato.

| Artigos de Jornais ou Revistas | Entrevistas |