JORNAL DA BAHIA. Anísio Teixeira: não sou contra subvenção às escolas particulares. Jornal da Bahia. Rio de Janeiro, 18 dez. 1960.

Anísio Teixeira: Não Sou Contra Subvenção a

Escolas Particulares

- A sociedade brasileira revelou um certo estado de maturidade quanto levou aquêles que se declararam preconcebidamente contra a escola pública a se declararem posteriormente seus maiores defensores - disse ontem ao JORNAL DA BAHIA, o prof. Anísio Teixeira, Presidente do Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos (INEP), que veio a Salvador a fim de participar do I Festival de Arte e Literatura da Bahia, ora em realização nesta capital.

- Não sou contra a escola particular - acrescentou - Apenas defendo a tese de que, no que se refere às subvenções oficiais, o mínimo que a Constituição manda aplicar no ensino seja destinado às escolas públicas, e que sòmente os recursos superiores a êsse mínimo sejam destinados às escolas particulares.

Aprovação

Continuando suas declarações sôbre êsse aspecto da Lei de Diretrizes e Bases, o conhecido educador baiano afirmou:

- Tôda a nossa idéia é a de que as escolas particulares devem se constituir num elemento de auxílio ao Govêrno e não em um novo ônus que lhe dificulte manter o seu próprio sistema de educação.

- Aliás - prosseguiu - êste pensamento foi apresentado ao Senado e face ao apoio encontrado, acredito que a decisão final será em têrmos favoráveis à escola pública.

Descentralização

Quanto à questão da descentralização do ensino na Bahia, o Prof. Anísio Teixeira afirmou que, por telegramas do próprio Governador baiano, teve conhecimento da sua decisão de entregar à Prefeitura de Jequié, a responsabilidade do ensino naquêle município. E acrescentou:

- Esta medida representa o meu ponto de vista exposto à Assembléia Legislativa para a reforma do ensino na Bahia. Acho que se deve deixar aos municípios a responsabilidade do ensino na sua área, a fim de que possam ser atendidas as condições próprias de cada região.

CEREB

Referindo-se às atividades da Comissão Executiva da Rêde Escolar da Bahia o Prof. Anísio Teixeira assinalou:

- Como diretor do INEP, venho destinando todos os recursos possíveis para a construção de novos prédios escolares na Bahia e me considero plenamente satisfeito com o trabalho desenvolvido pela CEREB.

- Realmente - concluiu o prof. Anísio Teixeira -contando com o integral apoio do Governador Juracy Magalhães, sinceramente interessado no problema, êsse órgão vem realizando um trabalho meritório em prol do desenvolvimento da rêde escolar do Estado.

| Artigos de Jornais ou Revistas | Entrevistas |