DIÁRIO DE NOTÍCIAS. Solidários com Anísio Teixeira professores da Universidade do Rio Grande do Sul. Diário de Notícias. Rio de Janeiro, 6 jul. 1958.
Localização do documento: Fundação Getúlio Vargas/CPDOC - Arquivo Anísio Teixeira - ATj61

Solidários Com Anísio Teixeira

Professôres da U. do R. G. do Sul

A ÍNTEGRA DA MOÇÃO

Os professôres da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, da Universidade do Rio Grande do Sul, enviaram uma moção de solidariedade ao professor Anísio Teixeira, na qual afirmam: <<v. exa. tem promovido os mais sérios estudos que já se fizeram sôbre a condição educacional dos país e cada pronunciamento de v. exa. é não só uma comunicação fundamentada e esclarecedora de idéias e fatos, além disso, um programa e uma convocação>>.

A íntegra da moção é a seguinte:

<<Sr. Professor Anísio Teixeira:

Os que êste assinam, conscientes de seus compromissos perante a opinião responsável do seu Estado e do Brasil, vêm solidarizar-se com v. exa., no momento em que a sua atuação no setor educacional do país, notadamente as idéias que a conduzem, suscitam generalizados debates.

Os signatários, professôres da Faculdade de Filosofia da Universidade do Rio Grande do Sul, sentem que êste seu pronunciamento imperativo, traduz a convicção de que v. exa. e sua obra são testemunhos marcantes da nossa cultura e do nosso tempo, verídicos pela autenticidade com que refletem as imposições da nossa realidade nacional no mundo contemporâneo.

Tudo quanto v. exa. publicou ou empreendeu, criticou ou defendeu, traz uma constante afirmação de respeito ao que dignifica e enobrece a vida humana, de confiança no poder da inteligência e na possibilidade do homem em superar limitações e contingências para ascender a planos de vida mais significativamente humanos. Dentro dessa profunda e generosa concepção do homem e de suas capacidades, ou pelo efeito mesmo dessa concepção, v. exa, afirma, acima de tudo, esperançosa crença no povo brasileiro.

Julga-o v. exa. capaz de resolver seus próprios problemas e, por isso, preconiza a descentralização administrativa do ensino, a autonomia para as escolas, públicas ou particulares, a responsabilidade para os educadores, a participação direta dos interessados na distribuição dos recursos econômicos destinados à manutenção dos serviços escolares, a convergência de tôdas as fôrças sociais no intuito comum de erguimento dos nossos padrões culturais.

V. exa. tem promovido os mais sérios estudos que já se fizeram sôbre a condição educacional do país, e cada pronunciamento de v. exa. é não só uma comunicação fundamentada e esclarecedora de idéias e fatos, mas, além disso, um programa e uma convocação, sistemáticamente orientados pelas coordenadas básicas do pensamento de v. exa.: a valorização do homem pela educação e o trabalho; a democracia, como ideal de vida em que harmonizam, com justiça, as reivindicações individuais e o bem comum; a liberdade e o incentivo para que se reajustem e cresçam as intituições-educativas; o poder do conhecimento na vitória da persuasão sôbre a fôrça e na ampliação da área de respeito e tolerância entre os homens; a espiritualização e humanização da vida moderna pela espiritualização e humanização da ciência, do trabalho e da organização social.

Pelas certezas que v. exa. consegue animar entre os que consagram suas vidas ao serviço da infância e da juventude, pela constância ao ideal da democracia como ética social, sempre equidistante de extremismos tanto da direita como da esquerda, pela reverência ao humano em suas legítimas expressões de espiritualidade, a presença de v. exa. na vida brasileira de hoje antecipa e preserva o mundo melhor, que é objetivo ideal do querer solidário de todos os educadores, ver um dia surgir entre nós, em resposta ao contínuo progresso moral da humanidade.

Pôrto Alegre, 28 de maio de 1958.

(aa) prof. Dante de Laitano, prof. Luís Pila, prof. Alaticin R. Schultz, prof. Bernardo Geisel, prof. Guilhermino César, prof. Albino de Bem Veiga, prof. José Lodeiro, prof. Cayoby V. de Oliveira, prof. Lourenço Mário Prunes, prof. Irajá Damiani Pinto, profª Graciema Pacheco, prof. Alfredo Rosa, profª Rita Rosália Ferreira Nequete, profª Estela Ribeiro Maia, prof. Antônio Rodrigues Cordeiro, prof. Flávio Lewgoy, prof. Casemiro Vitório Tondo, profª Helga Winge, profª Euterpe Jaeger, profª Elita T. Copstein, prof. Artur Reif, profª Matilde Groisman Gus, profª Nora Ther Thielen, profª Ana Iris do Amaral, prof. Luiz Steinbruch, prof. Gerhard Jacob, prof. Jaime Back, prof. Francisco Mauro Salzano, prof. Tuiskon Dick, prof. Nilo Antunes Maciel, prof. João Francisco Ferreira, dr. Carlos Hogetop e profª Maria Isaura de Matos Paim>>.

 

| Artigos de Jornais ou Revistas | Entrevistas |